Clock spring: tudo que você precisa saber sobre esse componente

Muitos componentes são fundamentais para a segurança dos veículos, por exemplo, o airbag, que é um dos principais. Mas você já ouviu falar do clock spring?

Para muita gente, esta pode ser uma novidade. Só que ele é uma peça essencial para garantir mais proteção aos motoristas, embora muitos nem saibam da existência dele.

Então, hoje viemos falar um pouco mais sobre ele e sua importância. Continue lendo para conhecê-lo melhor!

Leia também:
Item original de fábrica: como funciona o desenvolvimento dessas peças?
Peças automotivas originais e paralelas: você sabe a diferença entre elas?

O que é o clock spring?

Assim como outros itens do carro, o airbag é bem conhecido quando falamos de segurança. No entanto, ele é composto por diversas peças conectadas, que o fazem funcionar eficazmente quando necessário. O clock spring é uma delas e garante alimentação do airbag através do volante.

Sua principal função é permitir que os cabos do módulo do airbag fiquem instalados no volante e sigam a rotação dele, sem perigo de rompimento.

Isso acontece pelo flat cable, ou “cabo achatado”, uma fita plástica que contém diversas vias de ligação. Você já deve tê-las visto em telas de notebook ou antigos celulares com flip.

Aliás, de maneira alguma as peças que integram o sistema de segurança podem sofrer interferência de outras! Por exemplo, rádio, piloto automático ou buzina. Ou seja, toda a viação do airbag é destinada única e exclusivamente para ele, ok?

Inclusive, não são permitidos ajustes, reparos, modificações, adaptações ou quaisquer intervenções que possam afetar suas características de fábrica.

Então, fique atento: em itens de segurança não se mexe!

Posso fazer um reparo na cinta do airbag do meu carro?

Nunca! Nem você nem ninguém, ok?

Isso porque o flat cable deve ser soldado por máquinas específicas. É assim que acontece na linha de produção da KOSTAL e de outras poucas empresas que trabalham com essa tecnologia. 

Ele nunca deve ser soldado à mão, pois o excesso de temperatura danifica o material, reduz muito sua vida útil e aumenta as chances de um curto-circuito.

Além de causar a perda da garantia, violações podem colocar em risco a vida de motoristas, passageiros e pedestres.

Cuidados com a instalação do clock spring do seu veículo

Se em algum momento você precisar realizar a manutenção deste componente, 2 coisas são imprescindíveis. A primeira é sempre optar por peças originais e de qualidade. A segunda, escolher um profissional que entenda de instalação como ninguém.

Lembre-se: se a luz do airbag acender no painel, não se preocupe. Isso significa que está na hora de fazer a correção, mas o airbag está intacto e sem riscos. Por isso, junto com um profissional qualificado, busque a origem do problema e se é preciso mesmo trocar a peça.

Como a cinta do airbag faz parte da acoplação do volante, fica virando de um lado para o outro. Isso desgasta o flat cable, ou cabo de dentro, que pode estourar. Neste momento, a luz no painel pode acender, avisando que o sistema está desabilitado.

Aqui vão algumas dicas especiais para os instaladores

Caso a trava de segurança do clock spring tenha sido removida ou quebrada, antes de instalar um novo siga algumas instruções:

  1. Sem remover o conjunto de chave de seta, é importante se certificar de que os pneus e o volante estão alinhados;
  2. Remova o volante para ter acesso à chave de seta e remova o clock spring antigo. Depois, posicione a alavanca de seta na posição neutro;
  3. Posicione o novo clock spring na chave de seta;
  4. Como ele contém outras peças, mantenha pressionada a mola e gire o disco rotativo até o final em qualquer sentido. Quando o disco chegar no final do movimento, você vai senti-lo mais rígido. Neste momento, pode parar de girar o disco para não romper a fita interna;
  5. Ainda pressionando, gire o disco rotativo no sentido contrário ao inicial até alinhar o alojamento da trava de segurança do disco rotativo com o conjunto. Continue este processo até completar duas voltas. É importante verificar o alinhamento dos alojamento, ok?
  6. Por fim, mantenha a chave alinhada e reinstale o volante. 

Conte com a KOSTAL e escolha o melhor sistema de clock spring

Com tecnologia avançada que só a KOSTAL pode oferecer, nosso kit foi desenvolvido pensando na segurança dos automóveis.

Então, já sabe: sua segurança é importante e com ela não se discute!

Quando precisar fazer a manutenção de um item de segurança do seu veículo, conte com quem entende do assunto.

KONTE com a KOSTAL!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*