Como higienizar o carro: veja nossas dicas e proteja-se

Como higienizar o carro

Em tempos de coronavírus, todo cuidado é pouco, não é mesmo? E embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) e diversas autoridades em saúde pública do Brasil e do mundo deem a recomendação para ficarmos em casa, em alguns momentos o deslocamento é inevitável, seja para comprar comida, remédios ou qualquer outra emergência. Por isso, nesses casos, é muito importante saber como higienizar o carro para se proteger dentro do veículo e minimizar os riscos de contágio.

Posso passar álcool no interior do carro? O que fazer no caso de alguém tossir ou espirrar dentro do veículo? Posso ligar o ar-condicionado? Devo andar com as janelas abertas?

Esses são apenas alguns exemplos que estão deixando muita gente com dúvida. Então, continue lendo e confira as dicas que a KOSTAL separou para você fazer a limpeza do seu carro corretamente. 

4 dicas de como higienizar o carro

1. Limpando o interior do veículo

Para se livrar dos riscos de contaminação pelo novo coronavírus, o ideal é limpar o carro todas as vezes que precisar usá-lo. Para isso, anote nossa primeira dica: para o volante, o painel, a alavanca de câmbio e todas as superfícies plásticas do carro, utilize álcool isopropílico, que não danifica o material e te protege contra possíveis micro-organismos causadores de doenças.

Já para estofados sintéticos, a melhor opção é investir em uma mistura de água e sabão neutro, por exemplo, esses de bebê. É importante que na hora da limpeza o pano esteja apenas úmido, não molhado. Você pode utilizar um borrifador pequeno para isso.

Por fim, evite o uso de alvejantes, água oxigenada e outros produtos de limpeza à base de amônia. Eles podem comprometer o funcionamento das peças e acessórios do seu carro.

+ Leia mais: 
– Marketing para loja de autopeças durante o COVID-19
– Entenda como funciona o alarme volumétrico 

2. Ar-condicionado ou janelas abertas?

É claro que em dias de calor o ar-condicionado vai ser a melhor opção, não é mesmo? Mas saiba que, para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, o melhor a se fazer é evitar o uso do aparelho e manter as janelas bem abertas. Isso porque, com o interior do carro arejado, as chances do vírus ficar circulando por ali são menores. 

Falando em ar-condicionado, anote outra dica importante de como higienizar o carro: não esqueça a limpeza dos filtros! 

Independentemente da pandemia, essa limpeza deve ser feita a cada 6 meses, já que os filtros do ar-condicionado podem acumular micro-organismos causadores de doenças. 

3. E se alguém tossir ou espirrar?

Essa é uma dica pra lá de importante. Saiba que o risco de contágio sempre será maior se alguém tossir ou espirrar dentro do veículo, principalmente se essa pessoa estiver com os sintomas da doença.

Nesses casos, o ideal é limpar as áreas afetadas pelas gotículas de saliva com a solução de água e sabão neutro. Na falta da mistura, limpe com álcool líquido, não álcool em gel, para evitar danificar as peças.

E é claro: na hora de tossir ou espirrar, lembre-se de não levar as mãos à boca e ao nariz e de cobri-los apenas com o antebraço. Depois, higienizar as mãos e os braços com álcool em gel também é muito importante.

4. Limpeza geral

Nossa quarta e última dica é válida para todos os dias do ano, mas em tempos de coronavírus ela deve ser levada ainda mais a sério para evitar qualquer risco de contaminação pela doença.

Então, vamos lá: bata os tapetes todos os dias. Assim, você se livra de sujeiras e restos de comida que podem embolorar e acumular bactérias e fungos. Usar um aspirador de pó também pode ser uma boa ideia para que a limpeza seja ainda mais efetiva.

Não se esqueça de esvaziar o saquinho de lixo todos os dias também. Em alguns casos, as lixeiras portáteis podem acumular lencinhos de papel com secreções da boca e do nariz que podem conter o vírus. Por isso, livre-se do lixo do seu carro sempre que possível. 

A importância de se prevenir

Pense bem: é como se nosso carro fosse uma extensão da nossa casa. Ou seja, lá também vão estar fungos, vírus e outros micro-organismos que podem causar diversas doenças. Por isso, mantê-lo sempre limpinho e bem cuidado é a melhor maneira de se prevenir, principalmente em tempos como os que estamos vivendo.

A prevenção e a luta contra o coronavírus devem partir de todos nós. Então, agora você já sabe: se precisar sair de casa, leve em conta todas as nossas dicas acima e faça sua parte.

Você tem mais alguma dica de como higienizar o carro para compartilhar com a gente? Então, poste nos comentários abaixo e ajude mais pessoas a se protegerem também!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*