Saiba como montar uma loja de autopeças de sucesso

como montar uma loja de autopeças

Atualmente, a indústria automobilística é uma das que mais crescem no Brasil e no mundo. Por isso, caso você esteja pensando em montar uma loja de autopeças, saiba que esse é um segmento bastante promissor.

Mas lembre-se: dinheiro e vontade não resolvem tudo! É preciso um planejamento bastante sólido e bem definido para que você tenha sucesso em seu novo negócio. Pensando nisso, a KOSTAL separou algumas dicas valiosas que vão te ajudar a tirar as ideias do papel. Continue lendo e confira.

5 dicas para montar uma loja de autopeças

Estudo e análise de mercado

O primeiro passo (e um dos mais importantes) para montar uma loja de autopeças de sucesso é estudar e analisar minuciosamente o mercado automobilístico. Afinal, o empreendedor precisa conhecer bem o cenário do negócio que pretende montar, não é mesmo?

Comece colocando na ponta do lápis qual será seu público-alvo, quais estratégias você vai utilizar para atrai-lo, como é a concorrência em sua cidade/região e o tamanho pretendido da sua loja.

Além disso, não se esqueça de checar a viabilidade do seu negócio: quanto mais profissional for seu planejamento, mais precisos serão os resultados. Isso reduzirá as chances de erros, imprevistos e gastos desnecessários no futuro.

Lembre-se: dinheiro e vontade não resolvem tudo! É preciso se planejar bastante para que você tenha sucesso no seu novo negócio.

Planejamento financeiro

Por falar em gastos desnecessários, fazer um bom planejamento financeiro é mais um passo importante na hora de montar uma loja de autopeças. Assim, calcule os investimentos e gastos com a abertura do novo negócio, levando em conta diversos fatores.

Considere os custos de compra ou aluguel do ponto de venda, possíveis gastos com reformas e reparos, compra de ferramentas, equipamentos e mercadorias para o estoque e os chamados custos fixos (água, luz, internet, salário dos funcionários etc). Dessa forma, será possível ter uma visão mais ampla dos seus gastos futuros e da rentabilidade do negócio.

Definição de foco

Assim como tudo na vida, na hora de montar uma loja de autopeças é preciso ter foco. Isso porque hoje existem diversas linhas de produtos automotivos, com diferentes marcas, modelos e preços.

Por isso, é essencial definir quais peças sua empresa vai comercializar. Pneus, sistemas de frenagem, baterias, faróis, peças elétricas, alarmes… são infinitas as opções e é muito importante que você tenha um foco de investimento.

Para facilitar, você pode analisar primeiramente qual será o seu público-alvo. Sua loja vai atender carros populares ou de luxo? Linha leve ou pesada? Peças para a parte elétrica ou mecânica? Analise detalhadamente cada um desses aspectos.

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Localização e legalização

A escolha do ponto de venda também é um fator muito importante a que você deve estar atento. Isso porque as estratégias de precificação das suas peças vão depender da localização do novo negócio.

Para começar, procure uma região em que não existam outras lojas como a sua. Além disso, priorize áreas de fácil acesso e com grande fluxo de clientes. Por fim, tente escolher imóveis com espaço para estacionamento e áreas de espera confortáveis para os seus clientes. Detalhes que parecem simples, mas fazem toda a diferença em um atendimento personalizado!

Quanto às questões legais, é essencial que sua loja atenda todos os requisitos exigidos pela legislação. Certifique-se de que o imóvel está em situação regular e cadastre a sua empresa na junta comercial. Não se esqueça de obter as certificações e documentos junto à prefeitura e ao corpo de bombeiros de sua cidade.

Escolha da distribuidora

Por fim, mas não menos importante, não se esqueça de analisar bem para escolher a distribuidora de peças e acessórios ideal. Lembre-se de que o distribuidor é muito mais do que um simples fornecedor de produtos para a sua loja. Ele deve ser um parceiro comercial do seu negócio, oferecendo boas condições de pagamento, rapidez na entrega e, é claro, os melhores produtos automotivos.

Neste outro blog, a gente separou algumas dicas valiosas para você não errar na hora de escolher a distribuidora de acessórios para sua loja. Nele, você vai encontrar o passo a passo completo para analisar a sua nova parceira de negócios. Não deixe de conferir!

Dica extra: conte com quem entende do assunto! 

Hoje, a concorrência cresce todos os dias e os clientes têm se tornado cada vez mais exigentes. Diante desse cenário, oferecer sempre as melhores peças e acessórios é nossa dica de ouro para você obter sucesso em sua loja.

Por isso, conte com quem entende do assunto! Com mais de 100 anos de experiência, a KOSTAL é líder na produção de peças elétricas para as principais montadoras instaladas no país. Conheça nossa linha completa e surpreenda seus clientes com o que há de melhor no mercado.



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