5 dicas de estratégias de venda para autopeças em 2020

5 dicas de estratégias de venda para autopeças

Quem trabalha no segmento automotivo sabe que nem sempre é uma tarefa fácil conquistar novos clientes e fidelizar os já antigos. Mas com algumas estratégias de venda para autopeças, se destacar entre a concorrência pode ser mais simples do que você imagina.  

Pense bem: o setor de autopeças é um dos que mais crescem no Brasil e no mundo. Afinal, a venda de automóveis sobe a cada dia e, assim, a procura por peças e acessórios também cresce. Por isso, encontrar maneiras de chamar a atenção da sua clientela e se diferenciar dos concorrentes é essencial nos dias de hoje.

E para ajudar o seu negócio a decolar neste ano, a KOSTAL separou neste artigo algumas dicas valiosas para você aplicar. Continue lendo e aproveite!

Defina seus objetivos

A primeira coisa para encontrar as melhores estratégias de venda para autopeças é definir claramente quais são seus objetivos. Isso permitirá que você foque nos resultados e evite gastar energias com coisas desnecessárias. 

Uma boa dica é fazer um planejamento bem estruturado do seu negócio. Estabeleça algumas informações como público-alvo que você pretende atingir, tipos de veículo que você mais atende etc. Além disso, também vale analisar a concorrência e notar pontos positivos que podem ser agregados ao seu negócio.

Por fim, não esqueça que boas parcerias são sempre sinônimo de sucesso. Por isso, busque fornecedores de qualidade para manter seu estoque em dia e não deixar seus clientes na mão. Aqui neste artigo nós separamos outras 5 dicas para escolher a distribuidora de acessórios automotivos ideal para a sua loja. Vale a pena conferir!

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Tudo que você precisa saber sobre a venda de peças automotivas

Conte com uma boa lista de produtos

Pense bem: quando o cliente chega em sua loja, sem dúvidas ele procura pelo que há de melhor no mercado automotivo, certo? Assim, uma das melhores estratégias de venda para autopeças é sempre contar com um bom portfólio de produtos, com peças e acessórios da mais alta qualidade.

Além disso, tenha como base o planejamento que você realizou e analise quais serão os produtos nos quais você focará em sua loja. Por exemplo, se seu forte for a parte elétrica, não poderão faltar itens como chaves de seta, comutadores, interruptores, potenciômetros, sensores, alarmes e sistemas elétricos em geral.

Lembre-se também de que peças automotivas de boa procedência oferecem uma vantajosa garantia de fábrica e de enfatizar isso aos seus clientes. Afinal, essa é mais uma forma de mostrar seriedade e profissionalismo e de conquistar a fidelidade deles. 

Prepare sua equipe

Além de buscarem produtos de qualidade, os clientes que chegam à sua loja também querem ser bem atendidos. Nada melhor do que receber um suporte diferenciado e personalizado, não é mesmo? E isso é ainda mais verdadeiro quando estamos falando do setor de autopeças.

Isso porque, muitas vezes, a clientela não sabe exatamente quais são os problemas do seu carro e as melhores formas de resolvê-los. Assim, quando você tem essas respostas na ponta da língua, fica muito mais fácil encantar o público com seu conhecimento e propriedade sobre o assunto.

Por isso, mantenha a sua equipe de funcionários sempre preparada para lidar com os clientes.

Uma das melhores estratégias de venda para autopeças é sempre contar com um bom portfólio de produtos, com peças e acessórios de qualidade .

Invista em promoções e no pós-venda

Um das melhores estratégias de venda para autopeças são as boas e velhas promoções. Afinal, qual cliente não gosta de um descontinho, não é mesmo? Dar descontos progressivos, distribuir pequenos brindes, criar kits de produtos e programas de fidelidadeo que vale é a criatividade!

Mas não esqueça: as promoções não devem prejudicar as finanças da sua loja. Então, analise bem e faça a precificação adequada dos produtos, verificando qual será sua margem de lucro. Assim será possível confirmar se a ação valerá realmente a pena.

Uma boa dica de estratégias de venda para autopeças é fortalecer o contato com seu consumidor através do pós-venda. Use telefone, WhatsApp ou e-mails para entrar em contato e fazer pesquisas de satisfação, por exemplo. Isso faz toda a diferença frente ao seu público, demonstrando que sua empresa se importa com ele.

Use e abuse da internet 

Você ouviu aquele ditado quem não é visto, não é lembrado”? Então, nos dias de hoje, se sua loja de autopeças não estiver na internet, ela não será lembrada pelos clientes. Por isso, use e abuse do marketing digital para divulgar seus produtos e conquistar novos clientes.

O primeiro passo é criar um perfil do seu negócio nas principais redes sociais atuais. Lembre-se de que a identidade visual das suas postagens deve ser a mesma que você usa em sua loja para manter um padrão interessante.

Além disso, você também pode usar um e-mail para enviar aos consumidores da sua loja sobre novos produtos que chegaram, promoções, queimas de estoque, descontos exclusivos etc.

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Por falar em marketing, que tal se aprofundar um pouco mais nesse assunto para fazer sua loja de autopeças decolar? A KOSTAL preparou um guia completo e gratuito com dicas muito fáceis para sua empresa colocar em prática neste comecinho de ano.

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