Manutenção: no final de ano, fique atento ao seu veículo

O final do ano chegou e é um ótimo momento para dar uma atenção especial à manutenção do seu carro ou moto. Isso porque uma revisão completa é essencial para garantir sua proteção no trânsito em todos os momentos.

Como segurança não se discute, agende um horário na oficina de sua confiança para fazer o check-up completo.

A KOSTAL separou algumas dicas importantes sobre o que não pode faltar neste procedimento. Dessa forma, você conduz sem riscos de imprevistos, protegendo a si mesmo e outros motoristas.

Leia também:
Peças automotivas originais e paralelas: você sabe a diferença entre elas?
Chave de seta x chave de coluna: você conhece as diferenças?

Quais são os pontos fundamentais na hora da manutenção anual?

Durante o ano, nosso veículo se desgasta com o uso contínuo e dá sinais de que precisa de ajustes. Então, é interessante não deixar para fazer uma única verificação só nesta época e ficar atento toda vez que dirigir.

Visitas periódicas ao seu mecânico e a revisão completa anual são a melhor maneira de saber o que demanda reparos. Assim, você identifica o problema no começo e o resolve sem grandes dificuldades.

Abaixo, saiba quais partes mais sofrem danos e são consertadas ou substituídas.

Mecânica

Esta é uma das primeiras coisas que devem ser avaliadas na manutenção. Isso porque é fundamental para o bom funcionamento do carro ou da moto e pode causar acidentes, se não for bem cuidada.

Por exemplo, freios, motor e óleo são essenciais para a segurança e a vida útil do automóvel. O óleo e a água devem ser medidos e trocados com frequência e os pneus, observados e calibrados.

Inclusive, as pastilhas devem ser trocadas a cada 10 mil km rodados ou a cada 2 anos.

Elétrica

O suporte deste lado precisa ser feito por profissionais capacitados. Por ser uma área delicada e também muito importante para o desempenho geral, deve ser revisada periodicamente.

Em primeiro lugar, o sistema de luz pode ir enfraquecendo com o tempo, colocando em risco sua segurança. Além disso, luzes queimadas podem gerar multas e acidentes de trânsito.

Outro componente que requer atenção são as luzes de freio. Afinal, é por elas que o veículo sinaliza paradas mais além ou imediatas.

Enfim, a bateria é mais um item relevante e deve ser trocada com certa frequência.

Então, se seu carro ou sua moto estiver demorando para dar partida ou com luzes fracas, talvez exista algum problema. Por isso, agende uma visita à oficina e faça uma revisão detalhada.

Outros itens

Na manutenção anual, você também precisa substituir pneus carecas ou murchos, uma vez que afetam a segurança da condução.

Por último, não esqueça as palhetas do para-brisa, que normalmente são deixadas de lado durante a revisão. Só que elas precisam ser trocadas, pois ressecam com o tempo e perdem sua eficiência.

Essa mudança é de baixo custo e pode evitar acidentes em dias chuvosos.

Para um Ano Novo com segurança, você konta com a KOSTAL

Agora que você sabe por que a manutenção correta é tão importante, marque um check-up para cuidar do seu veículo e mantê-lo funcionando bem.

Assim, escolha um profissional de confiança e conte com peças originais para fazer as trocas e garantir sua proteção.

Quando o assunto é segurança, o sinônimo é KOSTAL.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*