Novembro Azul: cuidamos de você assim como do seu carro

Novembro Azul

Todos os anos, novembro é dedicado à conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Conhecida como Novembro Azul, a campanha divulga a importância dos cuidados masculinos com a saúde para evitar a doença.

Pensando em ajudar vocês, colaboradores, parceiros e amigos, a KOSTAL reuniu algumas dicas super simples. Que tal colocá-las em prática e contar pra gente como fizeram diferença?

O que é o Novembro Azul e como colocar os cuidados com a saúde em prática?

Como dissemos, o objetivo geral da campanha é informar o público masculino sobre a importância de se prevenir contra o câncer de próstata. Às vezes, essa não é uma tarefa fácil.

Isso porque entre os próprios homens ainda existe preconceito e desinformação acerca dos exames necessários para evitar a doença. Então, muitos não os realizam com frequência, dificultando o diagnóstico, o tratamento e a cura.

Se identificado em suas fases iniciais, as chances de cura e recuperação são muito mais altas. Por isso, o cuidado e a precaução devem ser levados muito a sério.

Além disso, é importante adotar alguns hábitos que ajudam a evitar doenças. Combinados com o exame anual de toque, também elevam a qualidade de vida.

Abaixo, vamos conhecer 5 ideias?

Praticar atividades físicas

Todos sabem que exercícios físicos são fundamentais para o bom funcionamento do organismo, certo? Portanto, tente fazer qualquer atividade em algum momento do seu dia. Por exemplo, uma caminhada ou corrida no bairro são bons começos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda pelo menos 30 minutos por dia, 5 vezes por semana.

Diminuir o consumo de álcool e parar de fumar 

Beber com moderação é outro cuidado para adotar. Afinal, consumir bebidas alcoólicas com frequência pode aumentar a pressão arterial e o risco de aparecerem doenças como o câncer.

Aliás, os prejuízos que o tabagismo trazem à saúde não são novidade. O pulmão e o sistema cardiovascular são os mais afetados pelo vício, que também afeta aparência e higiene. Por isso, é essencial eliminar esse hábito o quanto antes.

Que tal se inspirar neste Novembro Azul e ficar mais atento a essas práticas?

Manter uma alimentação equilibrada

Assim como os exercícios físicos, uma alimentação balanceada e nutritiva é fundamental para manter o bom funcionamento do organismo.

Então, inclua nas suas principais refeições itens naturais como frutas, verduras, legumes, grãos e cereais. Inclusive, diminua o consumo de gorduras, frituras, sal e produtos industrializados.

Visitar o médico regularmente 

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os brasileiros. É por essa razão que um dos objetivos da campanha do Novembro Azul é reforçar a importância das avaliações médicas na prevenção do câncer de próstata.

Embora não exista uma maneira de evitar o surgimento da doença, como dissemos lá em cima, o diagnóstico precoce pode aumentar as chances de cura.

Ou seja, é importante fazer acompanhamento médico regularmente, agendando consultas e exames anuais. Só esse profissional pode avaliar sua saúde e orientar quais exames preventivos são necessários. 

Vencer o preconceito 

Esta campanha também busca eliminar alguns tabus relacionados aos exames de toque retal. Sua função é identificar se há alguma inflamação na próstata.

O preconceito e a desinformação que cercam este cuidado são as questões mais prejudiciais para o diagnóstico precoce. 

Dessa forma, é recomendado que pacientes com casos de câncer de próstata na família realizem o exame anualmente a partir dos 45 anos.

Se não houver casos, o exame é indicado como prevenção começando pelos 50.

A KOSTAL apoia essa causa

Retomando, é preciso vencer o preconceito e o medo para se prevenir contra o câncer de próstata.

Por isso, queremos incentivar o cuidado, a prevenção e os hábitos saudáveis na busca por mais saúde e qualidade de vida. 

Nós da KOSTAL apoiamos a causa do Novembro Azul. Vamos vencer mais essa luta juntos! 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*