O futuro do setor automotivo no Brasil: Desafios e oportunidades
para empresas e fabricantes
A indústria automotiva mundial passa por um processo de eletrificação de seus modelos, ou seja, desenvolve e comercializa veículos 100% elétricos e os híbridos, os quais têm motor a combustão interna e também o elétrico.
Segundo levantamento feito pelo site CleanTechnica, em 2023, foram mais de 13,6 milhões de automóveis elétricos e híbridos vendidos globalmente, um recorde histórico de comercialização mundial destes modelos.
Neste avanço dos eletrificados e opções de powertrain, o Brasil saiu na frente. Semelhante ao que ocorreu no final dos anos 1.970, quando lançou o motor movido a álcool, também foi o primeiro a disponibilizar para o consumidor um automóvel híbrido flex no mundo, ou seja, o Toyota Corolla com motor térmico que aceita gasolina, etanol ou mistura dos dois em qualquer proporção e motor elétrico.
Recentemente o país recebeu uma invasão de empresas chinesas, que começou com a BYD, entrando de maneira agressiva no mercado, oferecendo veículos elétricos e híbridos, com preços competitivos. Além disso, comprou as instalações que pertenciam a Ford na Bahia e já se prepara para produzir o 100% elétrico Dolphin e o SUV de entrada Yuan Pro, além de montagem de baterias.
Já a conterrânea GWM, adquiriu a fábrica que pertencia a Mercedes-Benz,
localizada em Iracemápolis, interior de São Paulo, e caminha a passos
largos para oferecer seu primeiro híbrido flex mundial no País. Por
enquanto, a linha híbrida Haval e o 100% elétrico Ora, chega importada da
China.
Segundo a ABVE- Associação Brasileira do Veículo Elétrico, o mercado brasileiro de eletromobilidade continua em expansão, com destaque para os veículos plug-in, aqueles que permitem a recarga externa, eles lideram as vendas do segmento há mais de 12 meses seguidos e já ultrapassaram a marca de 120 mil unidades comercializadas em 2024.
Estes números confirmam que para o atual momento do mercado, os híbridos figuram na preferência do consumidor brasileiro.
Por enquanto a Toyota está na frente, mas fabricantes tradicionais instaladas por aqui há mais tempo, como General Motors e Volkswagen, sinalizam com a possibilidade de entrar neste segmento, enquanto que, o Grupo Stellantis, prepara na fábrica de Pernambuco, sua linha de montagem dos modelos Jeep híbridos e confirmou para novembro deste ano o Fiat Pulse e Fiat Fastback, ambos com propulsão híbrida.
Por sua vez, entre os componentes, o que pode diferenciar os veículos híbridos e elétricos é o BCM (Body Control Module- Módulo Central do Veículo), que gerencia a distribuição de energia para os sistemas.
E a KOSTAL está preparada para atender estas necessidades, pois no seu portifólio de produtos, oferece uma série de componentes, sendo utilizados nos elétricos e eletrificados, entre eles:
• BCM
• SCM (Switch Control Module) – Chave de seta
• Antenna – Antena
• PWM (Power Window Module) – Módulo de controle dos vidros
elétricos (interruptores para vidros simples, duplos e quádruplos)
• Door Sensor ECU – Unidade de controle de abertura de portas
• Smart Key – Controle remoto inteligente
• RLS (Rain Light Sensor) – Sensor de luz e chuva
• Immobilizer Coil – Módulo imobilizador
• Anti-theft Screw – Parafuso antifurto
• Start/Stop Switch – Interruptor de Start/Stop
• PEPS (Passive Entry Passive Start) – Módulo de sensor de presença
da chave
• IP Cluster – Painel de controle
• Trunk Switch – Interruptor de destravamento do porta-malas
• Swift by Wire – Alavanca de troca de marcha
• OBC (Onboard Chargers) – Carregadores integrados
A KOSTAL é uma empresa Global, desenvolvedora de tecnologias e fornecedora das principais fabricantes mundiais de veículos, além do mercado de reposição. Ela está preparada para atender qualquer tipo de solução que seja utilizada no powertrain dos automóveis.