A indústria automotiva é criativa e dinâmica. Neste exato momento, milhares de engenheiros e técnicos espalhados pelo mundo estão trabalhando no desenvolvimento de tecnologias e sistemas para evoluir os automóveis, tornando-os ainda mais seguros e sustentáveis. Graças a esses constantes estudos e avanços, hoje já existem automóveis que dirigem sozinhos, sem a intervenção do motorista: os veículos autônomos. Diversos fabricantes de veículos, como Ford, Volvo Cars, General Motors, Audi e Tesla, estão investindo no desenvolvimento de modelos com essa tecnologia.
A direção autônoma também despertou o interesse das chamadas big techs, como Microsoft, Apple e Nvidia. O Google, por meio de sua subsidiária Waymo, tem sido um dos principais desenvolvedores de sistemas e tecnologias específicas para veículos que não necessitam de motoristas. Para que um automóvel autônomo circule de maneira segura, ele é equipado com rastreadores de GPS, câmeras, radares de ondas milimétricas, LiDARs (um tipo de radar a laser), sensores de ultrassom, sensores de proximidade, além de sistemas de inteligência artificial, entre outros. Além disso, é necessária uma legislação que regulamente o transporte autônomo e uma infraestrutura apropriada, como placas de sinalização horizontal, faixas divisórias e de pedestres, que possam ser identificadas pelas câmeras e sensores dos veículos autônomos.
Nos Estados Unidos, quem vai a São Francisco, Austin ou Los Angeles encontra o serviço de carro elétrico autônomo oferecido pela Waymo. Em seu site, a empresa afirma ter como missão se tornar “o motorista mais confiável do mundo” e oferecer mobilidade acessível. Em São Francisco, os carros são conhecidos como “robotaxis”. O serviço está disponível desde 2009, mas começou a atender turistas em agosto de 2023, tornando-se uma atração na cidade. Na China, táxis autônomos circulam em várias cidades, como Wuhan, e a Apollo Go desenvolve ônibus elétricos e autônomos que podem ser usados em parques industriais e trajetos turísticos.
Veículos autônomos no Brasil
No Brasil, os automóveis autônomos ainda não podem circular nas ruas e rodovias, mas já operam no campo e na mineração. Isso ocorre porque o PL 1317/2023, um projeto de lei que altera o Código de Trânsito Brasileiro para regularizar esses tipos de veículos, ainda não foi aprovado. Após sua aprovação, será necessário implantar a infraestrutura necessária, o que exigirá um esforço conjunto entre todas as esferas do governo, a indústria automobilística e os desenvolvedores de tecnologia.
Por sua vez, os sistemas de condução autônoma já equipam caminhões e tratores, que operam na plantação, na colheita e na mineração – ou seja, em ambientes controlados e com menor frequência de pessoas e animais. Sendo uma empresa global, fornecedora e parceira das principais fabricantes de automóveis do mundo, a KOSTAL participa dessas evoluções e está preparada para auxiliar na implementação dos veículos autônomos no país. A KOSTAL colabora ativamente com diversas empresas para impulsionar o desenvolvimento dessa nova categoria de transporte. Assim como fez ao longo dos últimos 100 anos, a KOSTAL continua a desempenhar um papel essencial no avanço de novas tecnologias, consolidando sua presença no presente e reafirmando seu compromisso com o futuro.