A indústria automotiva é criativa e dinâmica. Neste exato momento, milhares de engenheiros e técnicos espalhados pelo mundo trabalham no desenvolvimento de tecnologias e sistemas para evoluir os automóveis, e assim torná-los ainda mais seguros e sustentáveis. Graças a esses constantes estudos e desenvolvimentos, nos dias de hoje há automóveis que dirigem sozinhos, sem a intervenção do motorista, os veículos autônomos. Várias fabricantes de veículos trabalham no desenvolvimento de modelos com esta tecnologia, entre elas estão a Ford, Volvo Cars, General Motors, Audi e Tesla. A direção autônoma, despertou interesse das chamadas big techs como Microsoft, Apple, Nvidia e o Google, ele tem a empresa Waymo, responsável por desenvolver sistemas e tecnologias específicas para os veículos que não precisam de motorista. Para que um automóvel autônomo circule de maneira segura ele é equipado com rastreador de GPS, câmeras, radares de ondas milimétricas, LiDARs (um tipo de radar a laser), sensores de ultrassom, sensores de proximidade e ainda contam com sistemas de inteligência artificial, entre outros. Além disso, é necessária uma legislação que regulamente o transporte autônomo e infraestrutura apropriada como por exemplo, placas de sinalização horizontal, faixas divisórias e de pedestres que possam ser identificadas pelas câmeras e sensores dos autônomos.
Nos Estados Unidos quem vai para São Francisco, Austin ou Los Angeles, encontra o serviço de carro elétrico autônomo oferecido pela Waymo. Em seu site, a companhia afirma ter como missão se tornar, “o motorista mais confiável do mundo” e oferecer mobilidade acessível. Em São Francisco eles são conhecidos como “robotaxis”, por sua vez, o serviço está disponível desde 2009, mas só começou a atender turistas em agosto de 2023 e virou atração na cidade. Na China, táxis autônomos circulam em várias cidades, como Wuhan e a Apollo Go desenvolve ônibus elétricos e autônomos que podem ser usados em parques industriais e trajetos turísticos.
Veículos autônomos no Brasil No Brasil os automóveis autônomos não podem circular nas ruas e rodovias, mas já operam no campo e na mineração. Isso porque, o PL 1317/2023, um projeto de lei que altera o Código de Trânsito Brasileiro para regularizar estes tipos de veículos ainda não foi aprovado. E depois de aprovado será necessário implantar a infraestrutura, o que exige esforço conjunto entre todas as esferas do governo, indústria de automóveis e os desenvolvedores de tecnologia.
Por sua vez, os sistemas de condução autônoma já equipam caminhões e tratores, os quais operam na plantação, colheita e na mineração, ou seja, ambientes controlados e com menor frequência de pessoas e até animais. Por ser uma empresa Global, fornecedora e parceira das principais fabricantes de automóveis do mundo, a KOSTAL participa destas evoluções e preparada para auxiliar a implementação dos autônomos no país. A KOSTAL colabora ativamente com diversas empresas para impulsionar o desenvolvimento dessa nova categoria de transporte. Assim como tem feito ao longo dos últimos 100 anos, a KOSTAL continua a desempenhar um papel essencial no avanço de novas tecnologias, consolidando sua presença no presente e seu compromisso com o futuro.