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A evolução dos sistemas de condução automotivo

O automóvel é complexo, dependendo do modelo, tamanho e como ele
é fabricado, o número de peças pode variar entre 3.000 a 90.000, as
quais evoluem constantemente, pois acompanham as novas
tecnologias, as quais visam melhorar a segurança, condições de
dirigibilidade e a eficiência do veículo.

Entre os sistemas de segurança que compõem um automóvel estão os
freios. Nos primeiros veículos fabricados, para diminuir a velocidade ou
parar, o motorista precisava acionar os freios manualmente por
alavancas ou cordas. Isso mudou com a invenção dos sistemas
hidráulicos. Eles foram criados no final dos anos 1918, graças a eles, a
força necessária para frear o veículo foi reduzida, também melhorou a
estabilidade e uniformidade da frenagem.

Por sua vez, o sistema de direção também evoluiu, nos primeiros
automóveis, para virar, manobrar e fazer ele mudar de direção, o
condutor usava uma alavanca a qual tinha comando inverso. Sendo
assim, para direcionar à direita, movia-se a alavanca para a esquerda e
para virar à esquerda, a alavanca era movimentada para a direita.
No entanto, o volante de direção com sistema mecânico como
conhecemos, foi introduzido pela Daimler-Motoren-Gesellschaft nos
automóveis da Mercedes-Benz em 1900.

Desde sua chegada, o sistema de direção mecânica evoluiu, recebeu
assistência hidráulica, elétrica e eletro-hidráulica, porém, o sistema
mecânico ainda está presente em vários veículos que circulam no país,
principalmente nos modelos de entrada.

Uma nova fase na evolução dos automóveis e sistemas de condução,
teve início a partir de 1960 com a chegada da eletrônica embarcada.

Nos automóveis modernos, a tecnologia eletrônica está presente em
diversos sistemas como no motor e na transmissão, o que permite o
controle de injeção de combustível, freios, ignição e câmbio automático.

Graças a tecnologia embarcada, os carros estão mais seguros, pois ela
atua no controle de estabilidade, airbags, freios ABS, controle
adaptativo de cruzeiro (ACC), frenagem automática de emergência
(AEB), entre outros.

A eletrônica embarcada também proporciona conforto aos ocupantes já
que ela está no sistema de som, bancos elétricos, central multimídia e
sistemas de navegação.

E a evolução contínua, várias soluções eletrônicas usadas para auxiliar
o motorista, como por exemplo os sensores de proximidade, alerta de
saída de faixa, alerta de fadiga, estão presentes no modo de condução
autônoma, ou seja, que faz o automóvel dirigir de um ponto ao outro,
sem nenhuma intervenção.

Com a experiência de ser há mais de 100 anos uma das principais
indústrias de autopeças e componentes do mundo, a KOSTAL também
está na vanguarda para fornecer às fabricantes de automóveis e ao
mercado de reposição, peças e componentes que são utilizados nos
veículos com os sistemas de condução mais modernos e evoluídos.

No seu portfólio de produtos estão itens como:
• BCM (Body Control Module- Módulo Central do Veículo)
• SCM (Switch Control Module) – Chave de seta
• Antenna – Antena
• PWM (Power Window Module) – Módulo de controle dos vidros
elétricos (interruptores para vidros simples, duplos e quádruplos)
• Door Sensor ECU – Unidade de controle de abertura de portas
• Smart Key – Controle remoto inteligente
• RLS (Rain Light Sensor) – Sensor de luz e chuva
• Immobilizer Coil – Módulo imobilizador
• Anti-theft Screw – Parafuso antifurto
• Start/Stop Switch – Interruptor de Start/Stop
• PEPS (Passive Entry Passive Start) – Módulo de sensor de presença
da chave
• IP Cluster – Painel de controle
• Trunk Switch – Interruptor de destravamento do porta-malas
• Swift by Wire – Alavanca de troca de marcha
• OBC (Onboard Chargers) – Carregadores integrados

Por isso, a KOSTAL está orgulhosa, pois tem a certeza de que, seja lá
qual for a evolução dos automóveis e seus sistemas de condução, ela
segue como integrante das indústrias que auxiliam no desenvolvimento
da mobilidade, sempre protegendo o meio ambiente e tornando a vida
das pessoas melhor.

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