A garantia de peças automotivas é um direito atestado pelo Código de Defesa do Consumidor. No entanto, algumas empresas ainda não estão de acordo com os seus deveres ou com os direitos do cliente.
Por isso, saber bem como funciona a garantia dos produtos que você vende na sua autopeças é um diferencial importante para conquistar a confiança dos seus consumidores.
Ter peças automotivas originais já é um primeiro grande passo, já que você terá em mãos produtos que passaram por rigorosos testes de qualidade.
Quer saber mais sobre como funciona a garantia de peças automotivas? Olha só:
Garantia de peças automotivas: qual é o prazo mínimo?
O Código de Defesa do Consumidor estabelece que todo serviço ou produto tenha, obrigatoriamente, garantia de 90 dias. Isso quer dizer que o prazo mínimo para a troca de uma peça defeituosa, por exemplo, é de 90 dias após a compra.
Porém, peças automotivas melhor conceituadas no mercado costumam ter um prazo estendido, chegando a 12 ou até 36 meses. Como saber qual é o prazo de cada peça?
Geralmente, essas informações são encontradas em um termo que vem junto como manual do produto, na embalagem ou na própria peça.
Quais são os principais defeitos?
Agora você já sabe qual é o prazo mínimo de garantia de peças automotivas. Então, chegou a hora de conhecer os principais defeitos que um produto pode apresentar.
Fabricação
Neste caso, a peça automotiva apresenta algum defeito de fábrica. e sua garantia é válida desde que esteja dentro do prazo de vigência.
Armazenamento e transporte
Alguns defeitos podem ser causados pelo local e pela forma com que o produto foi armazenado ou até mesmo por danos causados durante o transporte.
Manuseio
Esse é o tipo de defeito que ocorre quando, por exemplo,abrimos a embalagem do produto de forma inadequada.
A KOSTAL, por exemplo, não cobre danos causados. Independente do tempo de uso ou armazenamento, a garantia não cobre partes plásticas dos produtos ou dos controles remotos, componentes com infiltração de água ou outros produtos químicos.
Danos causados por má instalação, por embalagem ou armazenamento inadequados ou mau uso do produto, assim como violação, adulteração ou conserto realizado por pessoas não autorizadas também cancelam imediatamente a garantia.
Outros motivos que podem acarretar em cancelamento da garantia são: número de série do produto rasurado e aplicação, adaptação e utilização fora das especificações descritas no manual do fabricante.
Vale lembrar que uma peça automotiva pode apresentar mais de um defeito. Assim, cabe ao fabricante identificar os problemas e resolvê-los. Normalmente, o prazo de análise da empresa é de até 30 dias.
Como funciona a garantia de peças automotivas?
Entender como funciona a garantia de peças automotivas é muito importante para que você possa explicar ao cliente o que ele deve fazer caso encontre algum defeito no produto comprado.
Primeiramente, o consumidor deve apresentar a autopeça com mau funcionamento junto com a nota fiscal que você emitiu. Caso não seja possível levar somente a peça, é necessário que o cliente leve o veículo no qual ela está instalada.
Depois disso, você pode realizar uma análise técnica para verificar o problema. Dependendo do caso, a troca pode ser feita imediatamente. No entanto, alguns fabricantes exigem que o produto seja enviado para realizarem as devidas inspeções. Como dissemos ali em cima, esse prazo de análise pode durar até 30 dias.
Dicas para a sua autopeças
Conhecer todas as informações que colocamos aqui é essencial para transmitir a confiança que seus clientes precisam. Mas você pode fazer ainda mais para assegurar a garantia de peças automotivas no seu negócio. Olha só:
Você sabia que a KOSTAL é a única empresa do ramo que oferece 1 ano de garantia contra defeitos de fabricação? Aliando inovação, tecnologia de ponta e um alto padrão de qualidade, nossos produtos estão presentes na linha de montagem das principais montadoras instaladas no país.
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