Voltar

Blog

Garantia de peças automotivas: entenda como funciona

A garantia de peças automotivas é um direito atestado pelo Código de Defesa do Consumidor. No entanto, algumas empresas ainda não estão de acordo com os seus deveres ou com os direitos do cliente.

Por isso, saber bem como funciona a garantia dos produtos que você vende na sua autopeças é um diferencial importante para conquistar a confiança dos seus consumidores.

Ter peças automotivas originais já é um primeiro grande passo, já que você terá em mãos produtos que passaram por rigorosos testes de qualidade.

Quer saber mais sobre como funciona a garantia de peças automotivas? Olha só:

Garantia de peças automotivas: qual é o prazo mínimo?
O Código de Defesa do Consumidor estabelece que todo serviço ou produto tenha, obrigatoriamente, garantia de 90 dias. Isso quer dizer que o prazo mínimo para a troca de uma peça defeituosa, por exemplo, é de 90 dias após a compra.

Porém, peças automotivas melhor conceituadas no mercado costumam ter um prazo estendido, chegando a 12 ou até 36 meses. Como saber qual é o prazo de cada peça?

Geralmente, essas informações são encontradas em um termo que vem junto como manual do produto, na embalagem ou na própria peça.

Quais são os principais defeitos?
Agora você já sabe qual é o prazo mínimo de garantia de peças automotivas. Então, chegou a hora de conhecer os principais defeitos que um produto pode apresentar.

Fabricação
Neste caso, a peça automotiva apresenta algum defeito de fábrica. e sua garantia é válida desde que esteja dentro do prazo de vigência.

Armazenamento e transporte
Alguns defeitos podem ser causados pelo local e pela forma com que o produto foi armazenado ou até mesmo por danos causados durante o transporte.

Manuseio
Esse é o tipo de defeito que ocorre quando, por exemplo,abrimos a embalagem do produto de forma inadequada.  

A KOSTAL, por exemplo, não cobre danos causados. Independente do tempo de uso ou armazenamento, a garantia não cobre partes plásticas dos produtos ou dos controles remotos, componentes com infiltração de água ou outros produtos químicos.

Danos causados por má instalação, por embalagem ou armazenamento inadequados ou mau uso do produto, assim como violação, adulteração ou conserto realizado por pessoas não autorizadas também cancelam imediatamente a garantia.

Outros motivos que podem acarretar em cancelamento da garantia são: número de série do produto rasurado e aplicação, adaptação e utilização fora das especificações descritas no manual do fabricante.

Vale lembrar que uma peça automotiva pode apresentar mais de um defeito. Assim, cabe ao fabricante identificar os problemas e resolvê-los. Normalmente, o prazo de análise da empresa é de até 30 dias.

Como funciona a garantia de peças automotivas?
Entender como funciona a garantia de peças automotivas é muito importante para que você possa explicar ao cliente o que ele deve fazer caso encontre algum defeito no produto comprado.

Primeiramente, o consumidor deve apresentar a autopeça com mau funcionamento junto com a nota fiscal que você emitiu. Caso não seja possível levar somente a peça, é necessário que o cliente leve o veículo no qual ela está instalada.

Depois disso, você pode realizar uma análise técnica para verificar o problema. Dependendo do caso, a troca pode ser feita imediatamente. No entanto, alguns fabricantes exigem que o produto seja enviado para realizarem as devidas inspeções. Como dissemos ali em cima, esse prazo de análise pode durar até 30 dias.

Dicas para a sua autopeças 
Conhecer todas as informações que colocamos aqui é essencial para transmitir a confiança que seus clientes precisam. Mas você pode fazer ainda mais para assegurar a garantia de peças automotivas no seu negócio. Olha só:

  • Tenha o costume de emitir nota fiscal em toda venda que realizar. Essa é a segurança que seu consumidor terá na hora de solicitar a garantia quando necessário;
  • Armazene os produtos de sua autopeças de forma adequada. Leve em consideração informações como tamanho, medidas, peso, data de fabricação (o que entra primeiro, sai primeiro) etc;
  • Sempre compre peças automotivas originais e de marcas conhecidas. Elas oferecem toda a assistência necessária, além de produtos confiáveis e de qualidade.

Você sabia que a KOSTAL é a única empresa do ramo que oferece 1 ano de garantia contra defeitos de fabricação? Aliando inovação, tecnologia de ponta e um alto padrão de qualidade, nossos produtos estão presentes na linha de montagem das principais montadoras instaladas no país.

Conheça nosso catálogo e encontre o distribuidor mais próximo de você.

Receba artigos sobre o mundo automotivo antes de todo mundo! Componentes, peças e guias completos com dicas para cuidar do seu carro escritas por profissionais da área.
Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Categorias

Posts Recentes

Abra caminho para o Futuro: Conheça as Novas Unidades de Controle da KOSTAL!
As mulheres e a evolução da indústria de automóveis
Sistemas eletrônicos obrigatórios interligados
Inovação verde para um mundo melhor
KOSTAL é líder

Outras notícias

27/03/2024
Abra caminho para o Futuro: Conheça as Novas Unidades de Controle da KOSTAL!
Abra caminho para o Futuro: Conheça as Novas Unidades de Controle da KOSTAL!
4 minuto(s) para ler
08/03/2024
As mulheres e a evolução da indústria de automóveis
As mulheres e a evolução da indústria de automóveis
5 minuto(s) para ler
23/02/2024
Sistemas eletrônicos obrigatórios interligados
Sistemas eletrônicos obrigatórios interligados
5 minuto(s) para ler
06/02/2024
Inovação verde para um mundo melhor
KOSTAL: Inovação verde para um mundo melhor
2 minuto(s) para ler

KOSTAL Eletromecânica LTDA - CNPJ: 60.852.274/0001-30
Avenida Redenção, 495, São Bernardo do Campo/SP
Apple Google
BAIXE NOSSO
APLICATIVO
Copyright© 2024 - Kostal Todos os direitos reservados
Agência WebSide
Utilizamos cookies para analisar sua interação com nosso site e melhorar o conteúdo oferecido. Também usamos dados pessoais, conforme a Política de Privacidade e Uso dos Sites KOSTAL. Ao continuar a navegar, você concorda com nossa Política.
Saiba mais
Estou de acordo