Voltar

Blog

O carro não pegou no frio? E agora?

Quem nunca passou pela famosa "dorzinha de cabeça" de tentar fazer o carro ligar quando está a maior friaca?! Não existe nada mais desagradável do que estar pronto para sair de casa e o carro simplesmente não responder a virada da chave. Nas últimas semanas, várias cidades do Brasil presenciaram temperaturas tão baixas que não se via há anos e junto a isso, várias pessoas sendo obrigadas a chamarem um motorista por aplicativo para conseguirem chegar em seus compromissos sem atrasos.

Nós da KOSTAL Brasil separamos algumas dicas para lhe ajudar a não passar por esse tipo de situação em dias frios, principalmente para você que tem carro Flex.

Primeiro, quando o carro está com Etanol: é importante saber que ao contrário do que muita gente pensa, o que faz o motor pegar não é o líquido e sim o calor gerado pela queima de uma mistura de combustível e ar injetados na câmara de combustão ocasionada pelas faíscas criada pelas velas, isso acontece quando o combustível alcança aproximadamente 78ºC, liberando calor e energia para que o motor funcione. O ETANOL tem mais dificuldade em chegar no seu ponto de ebulição em temperaturas abaixo de 15ºC e para equilibrar essa situação no frio, você pode optar em abastecer seu carro com gasolina. Caso o seu carro tenha o reservatório de partida a frio, mantenha-o abastecido para evitar esse tipo de problema, geralmente ele fica exposto próximo ao motor do carro e é facilmente identificável. Mas tranquilize-se, se você não souber onde está o reservatório, o frentista saberá.

Já a gasolina tem um processo de combustão mais simples, exige uma temperatura mais amena, próxima aos 25ºC, o que é praticamente padrão na maior parte do Brasil.

Okay, até aqui aprendemos sobre as diferenças básicas entre os tipos de combustão do álcool e da gasolina, agora nós precisamos entender como está a situação do reservatório de gasolina para partida a frio do seu carro. 

É comum abastecer o reservatório para usarmos em dias frios, mas costumeiramente é calor no Brasil e a gasolina que está no compartimento fica lá, sem ser usada. Após um longo período de armazenamento, a gasolina acaba perdendo sua validade, perdendo seu potencial de combustão e tirando a capacidade de auxiliar na partida. Geralmente nós lembramos de abastecer esse reservatório somente quando precisamos dele, então o ideal é que você verifique o reservatório de tempos em tempos independente da condição climática para que você não fique na mão!

É importante entender que um carro é feito de vários além do reservatório, e que todos precisam estar em boas condições: A bateria, por exemplo, também sofre com as baixas temperaturas que prejudicam o seu processo de recarga, portanto, o ideal é que mesmo que você não utilize o carro, ligue-o ao menos por alguns minutos em dias de frio intenso e assim garantir que a mesma não se descarregue; o motor de partida e a ignição também podem sofrer algum desgaste fora do convencional devido a alta exigência desses componentes em situações extremas, então a dica é fique ligado a qualquer sinal estranho e conheça bem seu carro.

Se seu carro não tem o reservatório de partida, é porque ele já deve estar equipado de um sistema do tipo HCSS utilizado pela FIAT ou Flex Start que sai de fábrica em veículos da NISSAN, onde o próprio sistema elétrico, que geralmente está conectado com a abertura da porta do motorista, será o responsável pelo pré-aquecimento do sistema de combustão para que você possa dar a partida mesmo em dias frios. Caso o seu carro já tenha esse sistema e por algum motivo você não conseguir abrir a porta do motorista, provavelmente não será possível dar partida, uma vez que o sistema não foi previamente aquecido. Fique ligado neste ponto! Esse sistema é mais comum em carros mais novos e com uma maior tecnologia integrada.

Curtiu esse conteúdo? Confira todas as matérias em nosso blog! E cadastre-se para receber mais novidades e dicas!

Receba artigos sobre o mundo automotivo antes de todo mundo! Componentes, peças e guias completos com dicas para cuidar do seu carro escritas por profissionais da área.
Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Categorias

Posts Recentes

A evolução dos combustíveis usados nos automóveis
O Brasil e os automóveis eletrificados
Abra caminho para o Futuro: Conheça as Novas Unidades de Controle da KOSTAL!
As mulheres e a evolução da indústria de automóveis
Sistemas eletrônicos obrigatórios interligados

Outras notícias

23/04/2024
A evolução dos combustíveis usados nos automóveis
descubra como a evolução dos combustíveis está moldando o futuro dos automóveis
5 minuto(s) para ler
12/04/2024
O Brasil e os automóveis eletrificados
Uma revolução eletrificada!
5 minuto(s) para ler
27/03/2024
Abra caminho para o Futuro: Conheça as Novas Unidades de Controle da KOSTAL!
Abra caminho para o Futuro: Conheça as Novas Unidades de Controle da KOSTAL!
4 minuto(s) para ler
08/03/2024
As mulheres e a evolução da indústria de automóveis
As mulheres e a evolução da indústria de automóveis
5 minuto(s) para ler

KOSTAL Eletromecânica LTDA - CNPJ: 60.852.274/0001-30
Avenida Redenção, 495, São Bernardo do Campo/SP
Apple Google
BAIXE NOSSO
APLICATIVO
Copyright© 2024 - Kostal Todos os direitos reservados
Agência WebSide
Utilizamos cookies para analisar sua interação com nosso site e melhorar o conteúdo oferecido. Também usamos dados pessoais, conforme a Política de Privacidade e Uso dos Sites KOSTAL. Ao continuar a navegar, você concorda com nossa Política.
Saiba mais
Estou de acordo