Voltar

Blog

O carro não pegou no frio? E agora?

Quem nunca passou pela famosa "dorzinha de cabeça" de tentar fazer o carro ligar quando está a maior friaca?! Não existe nada mais desagradável do que estar pronto para sair de casa e o carro simplesmente não responder a virada da chave. Nas últimas semanas, várias cidades do Brasil presenciaram temperaturas tão baixas que não se via há anos e junto a isso, várias pessoas sendo obrigadas a chamarem um motorista por aplicativo para conseguirem chegar em seus compromissos sem atrasos.

Nós da KOSTAL Brasil separamos algumas dicas para lhe ajudar a não passar por esse tipo de situação em dias frios, principalmente para você que tem carro Flex.

Primeiro, quando o carro está com Etanol: é importante saber que ao contrário do que muita gente pensa, o que faz o motor pegar não é o líquido e sim o calor gerado pela queima de uma mistura de combustível e ar injetados na câmara de combustão ocasionada pelas faíscas criada pelas velas, isso acontece quando o combustível alcança aproximadamente 78ºC, liberando calor e energia para que o motor funcione. O ETANOL tem mais dificuldade em chegar no seu ponto de ebulição em temperaturas abaixo de 15ºC e para equilibrar essa situação no frio, você pode optar em abastecer seu carro com gasolina. Caso o seu carro tenha o reservatório de partida a frio, mantenha-o abastecido para evitar esse tipo de problema, geralmente ele fica exposto próximo ao motor do carro e é facilmente identificável. Mas tranquilize-se, se você não souber onde está o reservatório, o frentista saberá.

Já a gasolina tem um processo de combustão mais simples, exige uma temperatura mais amena, próxima aos 25ºC, o que é praticamente padrão na maior parte do Brasil.

Okay, até aqui aprendemos sobre as diferenças básicas entre os tipos de combustão do álcool e da gasolina, agora nós precisamos entender como está a situação do reservatório de gasolina para partida a frio do seu carro. 

É comum abastecer o reservatório para usarmos em dias frios, mas costumeiramente é calor no Brasil e a gasolina que está no compartimento fica lá, sem ser usada. Após um longo período de armazenamento, a gasolina acaba perdendo sua validade, perdendo seu potencial de combustão e tirando a capacidade de auxiliar na partida. Geralmente nós lembramos de abastecer esse reservatório somente quando precisamos dele, então o ideal é que você verifique o reservatório de tempos em tempos independente da condição climática para que você não fique na mão!

É importante entender que um carro é feito de vários além do reservatório, e que todos precisam estar em boas condições: A bateria, por exemplo, também sofre com as baixas temperaturas que prejudicam o seu processo de recarga, portanto, o ideal é que mesmo que você não utilize o carro, ligue-o ao menos por alguns minutos em dias de frio intenso e assim garantir que a mesma não se descarregue; o motor de partida e a ignição também podem sofrer algum desgaste fora do convencional devido a alta exigência desses componentes em situações extremas, então a dica é fique ligado a qualquer sinal estranho e conheça bem seu carro.

Se seu carro não tem o reservatório de partida, é porque ele já deve estar equipado de um sistema do tipo HCSS utilizado pela FIAT ou Flex Start que sai de fábrica em veículos da NISSAN, onde o próprio sistema elétrico, que geralmente está conectado com a abertura da porta do motorista, será o responsável pelo pré-aquecimento do sistema de combustão para que você possa dar a partida mesmo em dias frios. Caso o seu carro já tenha esse sistema e por algum motivo você não conseguir abrir a porta do motorista, provavelmente não será possível dar partida, uma vez que o sistema não foi previamente aquecido. Fique ligado neste ponto! Esse sistema é mais comum em carros mais novos e com uma maior tecnologia integrada.

Curtiu esse conteúdo? Confira todas as matérias em nosso blog! E cadastre-se para receber mais novidades e dicas!

Receba artigos sobre o mundo automotivo antes de todo mundo! Componentes, peças e guias completos com dicas para cuidar do seu carro escritas por profissionais da área.
Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Categorias

Posts Recentes

Popularização do carro elétrico
Seja um mestre em economia de combustível
KOSTAL e HONDA, uma parceria de sucesso desde 1989.
Originais VS. Paralelos - Os acessórios para seu 0KM
Vida longa para as peças originais Ford

Outras notícias

16/05/2022
Popularização do carro elétrico
Até meados dos anos 40, os diamantes não eram eternos. Esta frase faz referência à campanha "Um diamante é para sempre", criada pela agência de publicidade N.W. Ayer, em 1947, a pedido da De Beers, uma empresa envolvida na mineração e comércio de diamantes.
9 minuto(s) para ler
29/04/2022
Seja um mestre em economia de combustível
Existem diversos caminhos para economizar e um dos melhores para reduzir seus gastos, além de proteger seu orçamento, é ficar atento a pequenas ações naquilo que você faz o tempo todo.
9 minuto(s) para ler
14/04/2022
KOSTAL e HONDA, uma parceria de sucesso desde 1989.
Pense em um veículo de enorme sucesso. Um ícone, um veículo que more no coração das pessoas, que tenha marcado vidas e histórias. Talvez você tenha pensado no Fusca ou no Ford 29.
4 minuto(s) para ler
30/03/2022
Originais VS. Paralelos - Os acessórios para seu 0KM
Essa frase é muito usada quando alguém tem uma resposta mágica para um problema cheio de detalhes.
8 minuto(s) para ler

KOSTAL Eletromecânica LTDA - CNPJ: 60.852.274/0001-30
Avenida Redenção, 495, São Bernardo do Campo/SP
Copyright© 2022 - Kostal Todos os direitos reservados
Agência WebSide
Utilizamos cookies para analisar sua interação com nosso site e melhorar o conteúdo oferecido. Também usamos dados pessoais, conforme a Política de Privacidade e Uso dos Sites KOSTAL. Ao continuar a navegar, você concorda com nossa Política.
Saiba mais
Estou de acordo