Voltar

Blog

O mercado de autopeças e seus influenciadores offline

A década de 90 deu início a um novo capítulo na história da humanidade: a internet nasceu. Se naquela época seu uso ainda não era disseminado, foi preciso pouco tempo para que nossas vidas passassem a ser centradas neste universo. Hoje estamos conectados o tempo todo. A primeira coisa que olhamos ao acordar é a tela do celular. A agenda diária segue com e-mail, conversas no WhatsApp, Waze, Uber, aquela olhada no seu saldo, uma notícia aqui, uma rede social ali, PIX, PicPay, iFood... ufa... alguns de nós continuam conectados até quando dormem, já que alguns celulares e smartwatches podem monitorar o sono!

É muito fácil acreditar que a tecnologia guia nossas vidas, mas isso não é completamente verdade. Não há dúvidas que a tecnologia pode ajudar em muitas coisas, mas o elemento humano ainda é muito importante. Algumas pessoas entenderam isso e começaram a divulgar opiniões em vídeos e podcasts... um produto era retirado da embalagem para vivermos a experiência conhecida como "unboxing". Em outra situação, algum item era levado ao limite nos testes mais malucos e assim pudemos ver celulares sendo arremessados de prédios ou sendo batidos em um liquidificador até virarem pó! Em pouco tempo foi criado um ecossistema com milhares de pessoas, preparadas para falar de diversos temas com propriedade.

Assim surgiram os "Digital Influencers" ou, no bom português, Influenciadores Digitais, pessoas que usam o alcance da internet para influenciar milhares de pessoas em diversos assuntos, principalmente em decisões de compra. Dessa forma, o conhecimento e a empatia destes profissionais são traduzidos em demonstrações e explicações envolventes, ampliando a compreensão sobre o assunto, apresentando produtos e estimulando o relacionamento com diversas marcas, entre outras coisas.

A internet deu voz e escala para muitas pessoas divulgarem conhecimento e opiniões, mas o influenciador não é algo moderno.

Se você tem idade para saber o que é um videocassete, deve lembrar que o relógio do aparelho vivia piscando e que acertar a hora era uma tarefa complexa. O mesmo aconteceu com vários modelos de micro-ondas. Nessas horas, muitas famílias apelavam para o "sobrinho que entende dessas coisas". O sobrinho evoluiu e passou a ajudar na hora de comprar um computador, um carro, escolher um investimento ou até mesmo auxiliar na programação de uma viagem.

Um influenciador, desde sempre, é alguém que entende de um assunto e tem muita disposição para ajudar. Exatamente como balconistas e aplicadores do mercado de autopeças, por exemplo. Balconistas e aplicadores são a linha de frente quando você busca a solução para um problema com seu carro. São eles que recebem a sua demanda e analisam qual é a melhor alternativa para lhe prestar suporte. Profissionais que dominam o assunto, conhecem os aspectos técnicos envolvidos e estão atentos para todas as informações que você trouxer - muitas vezes, atentos até para aquilo que você desconhece, mas que é de vital importância para você ser bem atendido e receber exatamente o que precisa.

Navegar em diferentes canais e ouvir os influenciadores dos assuntos que você gosta é delicioso. Dedicar algum tempo a estes profissionais pode ampliar nossos conhecimentos, nos trazer a segurança que precisamos para tomar uma decisão ou até ser uma alternativa para passar o tempo. Embora os influenciadores online tenham diversos benefícios, nada se compara ao influenciador offline, que fala diretamente com você e tem todos os recursos para resolver aquilo que você precisa da melhor forma.

Receba artigos sobre o mundo automotivo antes de todo mundo! Componentes, peças e guias completos com dicas para cuidar do seu carro escritas por profissionais da área.
Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Categorias

Posts Recentes

Como assim, meu carro não tem ALARME?
O carro elétrico está próximo?
A digitalização do mercado automotivo
O mercado de autopeças e seus influenciadores offline
O carro não pegou no frio? E agora?

Outras notícias

27/10/2021
Como assim, meu carro não tem ALARME?
Lembra dos filmes antigos, onde o motorista girava uma manivela para acionar o motor? Pois é, essa é só uma parte da história!
6 minuto(s) para ler
15/10/2021
O carro elétrico está próximo?
A história narra a invenção e a popularização dos carros como se tudo tivesse acontecido em um final de semana, de forma natural e sem dificuldades
9 minuto(s) para ler
28/09/2021
A digitalização do mercado automotivo
O ano era 515 a.C. e a cidade de Pompéia, na Itália, divulgava casas de banho e lutas de gladiadores em tabuletas.
5 minuto(s) para ler
16/08/2021
O carro não pegou no frio? E agora?
Quem nunca passou pela famosa "dorzinha de cabeça" de tentar fazer o carro ligar quando está a maior friaca?!
5 minuto(s) para ler

KOSTAL 2021 - Todos os direitos reservados
Copyright© 2021 - Kostal Todos os direitos reservados
Agência WebSide
Utilizamos cookies para analisar sua interação com nosso site e melhorar o conteúdo oferecido. Também usamos dados pessoais, conforme a Política de Privacidade e Uso dos Sites KOSTAL. Ao continuar a navegar, você concorda com nossa Política.
Saiba mais
Estou de acordo