Voltar

Blog

Como assim, meu carro não tem ALARME?

Lembra dos filmes antigos, onde o motorista girava uma manivela para acionar o motor? Pois é, essa é só uma parte da história! Naqueles tempos, ligar o carro era uma tarefa para um super-herói que, em alguns casos, podia envolver até 10 etapas... e isso precisava mudar.

Em 1910 a primeira chave de carro foi inventada, mas ela só bloqueava o circuito elétrico da ignição. Uma década depois vieram as chaves que serviam para trancar a porta do carro... e, curiosamente, até os anos 60 alguns carros ainda tinham duas chaves, uma para dar a partida e outra para trancar as portas!

Nessa linha evolutiva, um marco bem conhecido no segmento aqui no Brasil, foi o lançamento da primeira chave com controle remoto, pela GM em 1989, seguido do Fiat Code, já na década de 90 (também é conhecido como transponder e immobilizer, e neste modelo, um chip embutido na chave "fala" com a central do veículo para liberar a partida. Hoje em dia é um recurso obrigatório para aumentar a proteção, mas os criminosos conseguem burlar o sistema com relativa facilidade). Desde então, as chaves evoluíram até chegar na chave "canivete". Lembra da cobiçada chave canivete do Golf e do Polo?

A chave canivete ganhou este nome por causa de sua principal característica: a parte de metal que "se esconde" dentro do corpo da chave, como as lâminas dos canivetes retráteis. Graças a isso, é muito mais prático carregar uma chave deste tipo. Mas existem benefícios além disso?

Um benefício curioso é o status. Quando foram lançadas, as chaves retráteis eram comuns em modelos mais caros, então exibir uma chave canivete passava uma mensagem de status. Bem, dependendo da marca que sua chave canivete ostenta, ela ainda é um símbolo de status...

Outro ponto positivo em chaves deste tipo é a praticidade, seja por esconder a lâmina da chave e torná-la mais portátil, seja por agrupar botões, trazendo mais funções a uma única peça, como por exemplo, abrir ou travar portas, janelas, porta-malas, ligar faróis e até mesmo o ar-condicionado.

E a segurança? Neste aspecto, a chave canivete pode gerar confusão, já que muita gente acredita que carro fornecido com uma chave canivete é sinônimo de carro protegido: não, infelizmente não é bem assim. Fique atento, pois vamos falar de algo importante e que pode fazer muita diferença na proteção do seu patrimônio!

Existem diferentes tipos de chaves no mercado. Quando falamos em chave canivete, nos referimos ao modelo em que a lâmina da chave pode ser recolhida. Existem, inclusive, inúmeras empresas que transformam chaves comuns em canivete. Aqui temos apenas uma questão de estilo e praticidade.

Damos mais um passo e chegamos na chave inteligente. Estes modelos trazem diversos recursos, como acionamento do veículo à distância, reconhecimento da presença por proximidade e exibição de informações variadas na peça. Um exemplo extremo deste tipo de chave é da BMW. Totalmente digital, com inúmeras configurações por aplicativo, pode ser compartilhada e permite até restringir a velocidade máxima de acordo com o condutor, entre outros mimos. Trazemos uma curiosidade, pegando carona na chave digital da BMW: uma pesquisa recente feita na Alemanha identificou que 76% dos motoristas com idades até 40 anos se incomodam com a necessidade das chaves e 40% prefeririam acionar seus veículos usando um smartphone em vez de uma chave física.

Embora alguns modelos de chave canivete tragam botões para acionar o alarme e outros tenham chips para bloquear partidas indevidas, diversos deles não se destacam por estarem associados a um sistema de alarme que proteja seu carro de forma sólida e confiável. Isso acontece porque o foco deste modelo de chave é a praticidade (conforto) e não a proteção do seu patrimônio. Isso pode ser facilmente remediado com a instalação de um alarme, ainda na concessionária, após a compra do veículo.

Uma boa solução de alarme traz resultados consideráveis para a segurança e para o conforto. A coleção de recursos deste tipo de equipamento permite, entre outras coisas, travar o carro automaticamente com base na velocidade; disparar o alarme quando o motorista se distancia; manter os faróis acesos por um breve período e desligá-los automaticamente; acionar os vidros elétricos dispensando o uso de módulos auxiliares e outros recursos que podem ser a diferença entre manter seu carro protegido ou perdê-lo sem mesmo entender porquê.

Quando compramos um carro novo, cheio de sofisticação, com a famosa chave canivete, é natural concluir que você já tem tudo que precisa. Nesse momento, é importante deixar a emoção da conquista e da novidade de lado e pensar em um alarme, como o modelo de alarme volumétrico - Kapt Ultra - da KOSTAL. Sabemos que alarmes para carros são vistos por muitas pessoas como uma solução simples e popular, mas as tecnologias embarcadas em diversos carros atuais são insuficientes para dificultar a ação de um criminoso a ponto de desencorajá-lo.

Fique atento às opções disponíveis no mercado. Existem modelos muito avançados, mas mesmo os mais simples cumprem sua função. Além disso, o comando destes sistemas pode ser integrado à sua chave canivete, mantendo o conforto e a praticidade, mas aumentando – e muito – a proteção. Para se familiarizar com modelos e recursos, navegue por nosso site, que é um dos mais completos do Brasil no segmento, ou se preferir, visitar sua oficina de confiança ou o revendedor de autopeças pode ser um ótimo começo para consultar um especialista.

Chave canivete garante o estilo, mas só o alarme garante a segurança!

Receba artigos sobre o mundo automotivo antes de todo mundo! Componentes, peças e guias completos com dicas para cuidar do seu carro escritas por profissionais da área.
Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Categorias

Posts Recentes

Qual o melhor alarme para o carro?
Peças e Acessórios automotivos nos Marketplaces. Realidade ou Ilusão?
Como assim, meu carro não tem ALARME?
O carro elétrico está próximo?
A digitalização do mercado automotivo

Outras notícias

30/11/2021
Qual o melhor alarme para o carro?
Mas onde começa a história dos alarmes? Quando um alarme passou de um vigia dando gritos de alerta para um produto tecnológico?
10 minuto(s) para ler
24/11/2021
Peças e Acessórios automotivos nos Marketplaces. Realidade ou Ilusão?
Enquanto estávamos isolados em nossas casas, celulares e computadores foram nossa janela para o mundo.
9 minuto(s) para ler
15/10/2021
O carro elétrico está próximo?
A história narra a invenção e a popularização dos carros como se tudo tivesse acontecido em um final de semana, de forma natural e sem dificuldades
9 minuto(s) para ler
28/09/2021
A digitalização do mercado automotivo
O ano era 515 a.C. e a cidade de Pompéia, na Itália, divulgava casas de banho e lutas de gladiadores em tabuletas.
5 minuto(s) para ler

KOSTAL 2021 - Todos os direitos reservados
Copyright© 2021 - Kostal Todos os direitos reservados
Agência WebSide
Utilizamos cookies para analisar sua interação com nosso site e melhorar o conteúdo oferecido. Também usamos dados pessoais, conforme a Política de Privacidade e Uso dos Sites KOSTAL. Ao continuar a navegar, você concorda com nossa Política.
Saiba mais
Estou de acordo