Existem centenas de datas comemorativas e os motivos para criá-las são variados. Há datas que se destacam por motivos religiosos, algumas são escolhidas por razões políticas, sem motivos aparentes. Outro aspecto ligado a algumas datas comemorativas têm fundo comercial... vamos contar uma rápida história para dar um exemplo.
O Dia dos Namorados é comemorado mundialmente em 14 de fevereiro. A data homenageia São Valentim, que lutou contra a proibição do casamento na Idade Média. Já no Brasil, celebramos a união amorosa entre casais e namorados no dia 12 de junho. Ué, como assim?
Em 1948 o publicitário João Dória (pai do ex-governador de São Paulo, João Dória Jr.) foi contratado por uma loja para resolver um problema sério: as vendas durante o mês de junho eram muito fracas e precisavam de um estímulo.
Tendo como referência o Dia das Mães e o Dia dos Pais, João Dória mergulhou na questão e buscou alguma coisa com significado. A solução veio ao observar que no dia 13 de junho celebrava-se o dia de Santo Antônio, um santo querido pelos brasileiros e conhecido como o "santo casamenteiro". Uma luz se acendeu: vamos celebrar o amor! E assim, a véspera do dia santo virou o Dia dos Namorados. A campanha usava o slogan era "Não é só com beijos que se prova o amor" e foi um sucesso. As vendas de junho ganharam força e corações apaixonados trocam presentes há mais de 70 anos!
Embora o calendário traga muitas datas comemorativas, algumas se destacam pela importância do homenageado. É o caso do DIA DO CAMINHONEIRO, que é celebrado em 3 datas diferentes no Brasil. Ficou confuso? Nós explicamos...
Tudo começou em 30 de junho de 1986, quando o então governador do estado, Franco Montoro, criou uma lei estabelecendo a data como o "Dia do Caminhoneiro". Mas a força da fé é muito maior que a força de uma lei, por isso, a maioria das pessoas celebra a data em 25 de julho: neste dia comemoramos o dia de São Cristóvão, o padroeiro dos caminhoneiros.
Mas todo mundo sabe como é aquela coceira para criar leis. Assim, embora já existisse uma data definida por lei e uma data definida pela fé, em 2009 o vice-presidente José de Alencar assinou a lei que definia o dia 16 de setembro como "o Dia Nacional do Caminhoneiro".
Entendeu a bagunça? O dia do caminhoneiro é 30 de junho, 25 de julho e 16 de setembro!
Sem dúvidas, é importante ter uma data oficial. Quando uma celebração faz parte de um calendário conhecido, a homenagem ganha destaque e chama a atenção para o homenageado. Dessa forma, a categoria composta pelos caminhoneiros tem uma oportunidade para tornar suas necessidades e sua importância mais presentes e aproximar o público de sua realidade.
Mas quando pensamos na importância do caminhoneiro na vida das pessoas, na dura rotina que eles enfrentam cada vez que pegam a estrada e em todos os desafios que viajam junto na boleia do caminhão, acreditamos que o dia do caminhoneiro é todo dia! A frase "Sem caminhão, o Brasil para" é muito boa, mas é insuficiente para traduzir a grandiosidade da profissão e o lado humano do caminhoneiro. Quem lida com a luta diária dirigindo um caminhão é muito mais que um mero "transportador de cargas"... é um herói que luta batalhas todos os dias e que merece nossa admiração.
Portanto, damos nossos “parabéns pelo seu dia" aos caminhoneiros em todas as datas oficiais e em todos os dias do ano!