Instalar o "kit gás" em um carro parece uma solução mágica para não ser vítima dos constantes aumentos dos preços dos outros combustíveis, mas como quase tudo, a escolha tem prós e contras. Abastecer o carro com GNV é vantagem para alguns, mas não traz grandes ganhos para outros. Em casos extremos, a escolha pelo Gás Natural Veicular pode até mesmo ser sinônimo de uma grande dor de cabeça. Ficou confuso? Calma! Vem com a gente que vamos explorar um pouco mais o assunto para ajudar você a decidir se ter um carro a gás é a escolha certa para o seu perfil!
UMA JORNADA LONGA...
Carros movidos a gás são uma realidade presente em nossas ruas há algumas décadas. Os primeiros a escolher este combustível sofreram um pouco, já que a primeira geração da tecnologia não entregava um bom desempenho. Funcionava para quem visava só a economia, mas incomodava quem ainda queria desempenho.
O tempo passou e a 3ª geração chegou no início deste século. Tem regulagem manual e ainda é usada em automóveis com motores aspirados e injeção eletrônica de mono ou multiponto. A 4ª geração abandonou a regulagem manual. A 5ª geração, mais moderna, segura e eficiente, traz mais tecnologia e é indicada para veículos modernos ou de mecânica delicada, com injeção indireta. Nesta geração o desempenho do arranque é melhor, pois a partida é feita com combustível líquido, mudando para gás automaticamente. A partir daí, o motorista escolhe com que combustível vai rodar.
Já os aficionados podem encontrar os kits de 6ª geração, mais caros, mas com injeção direta do combustível, fazendo com que esta geração seja a ideal para veículos com este sistema de injeção.
O PRINCIPAL MOTIVO PARA DIZER SIM
O gás polui menos e aumenta a vida útil de alguns componentes do carro, mas o principal argumento de quem converte um carro para este tipo de combustível é a economia... e embora o custo por Km rodado seja mais econômico com gás, se pensarmos somente no combustível, nem sempre a escolha pelo GNV é viável.
Esta situação ocorre porque a análise leva em consideração variáveis de importância significativa. A primeira delas é o quanto você roda com o carro. A segunda, é o preço que você vai pagar para abastecer.
O preço dos combustíveis varia de acordo com o tipo de combustível, região do país e movimentos de mercado. Para simularmos este exemplo, vamos usar o preço médio da gasolina em julho/22, do etanol e do GNV em maio/22. Em todos os casos, o valor médio foi obtido na ANP. Vamos descobrir quanto custa rodar 100Km com cada um dos combustíveis?
CARRO A GASOLINA
Valor médio do combustível: R$ 5,74/L
Consumo médio: 10 Km/L
Custo para 100 Km: R$ 57,40
CARRO A ÁLCOOL
Valor médio do combustível: R$ 5,32/L
Consumo médio: 7 Km/L
Custo para 100 Km: R$ 76,04
CARRO A GNV
Valor médio do combustível: R$ 5,27/m³
Consumo médio: 12 Km/m³
Custo para 100 Km: R$ 43,88
Com os números acima, rodar com GNV é 24% mais barato que usar gasolina e 42% mais em conta que escolher etanol.
Mas este não é o único número que precisamos.
Para saber se o GNV é vantajoso para você, é necessário considerar quanto você roda mensalmente. Conhecendo estes números, podemos descobrir em quanto tempo você recuperará o investimento feito na conversão. Para brincar com os números, usaremos a média do brasileiro, que é de 15.000Km/ano.
O kit GNV custa em torno de R$ 4.000 a R$ 7.000, dependendo do carro e da tecnologia do GNV. Vamos considerar a média de R$ 5.500 para fazermos nossas contas.
A inspeção de segurança obrigatória custa cerca de R$ 300 por ano e a cada 5 anos, é necessário fazer a recertificação do cilindro, o que vai levar mais uns R$ 350. Assim, a cada ano, você gastará R$ 370.
Números na mão, vamos às contas mais uma vez...
CUSTOS
CUSTO 1º ANO - 5.870 (instalação e inspeções)
CUSTO 2º ANO - 370 (inspeções)
CUSTO 3º ANO - 370 (inspeções)
COMPARATIVO GASOLINA
15.000 Km com gasolina - R$ 8.610
15.000 Km com GNV - R$ 6.581,25
Economia gasolina x GNV - R$ 2.028,75
COMPARATIVO ETANOL
15.000 Km com etanol - R$ 11.406,43
15.000 Km com GNV - R$ 6.581,25
Economia etanol x GNV - R$ 4.825,18
No exemplo onde comparamos gasolina e etanol, a escolha pelo GNV começaria a virar economia depois de 3 anos e 6 meses.
Já no exemplo com o etanol, após 1 ano e 4 meses, você já começaria a sentir a economia no dia a dia.
IMPORTANTE - Esses cálculos só funcionam com os números acima. Lembre-se que o valor que você paga no combustível não é o "valor médio da ANP" e a distância que você roda pode ser diferente de 1.500Km mensais.
AINDA VALE A PENA?
Nós sabemos que você está ficando louco com estas contas, mas a matemática é importante para analisarmos tudo de forma confiável. Além dos números que explicamos acima, o uso de GNV traz benefícios ambientais já que emite 20% menos dióxido de carbono (CO2) do que a gasolina e 15% menos do que o etanol.
Também há pontos positivos para alguns componentes do carro: o sistema de injeção fica mais limpo, sem sujeira nos bicos injetores; há ganho no sistema de lubrificação, pois não existem resíduos e o óleo motor dura mais tempo; não há água no escapamento, tal como a gasolina (que tem 25% de etanol hidratado) e o etanol, o que aumenta a vida útil do componente.
No lado ruim da história, as más notícias são: maior risco de quebra para os cabeçotes em função do aumento de pressão; maior desgaste dos cabos de vela; risco de travamento das válvulas; perda de potência e perda de garantia de fábrica do veículo (se seu carro é zero km você pode perder garantias que chegam a até 6 anos, em alguns casos).
Converter um carro para gás não é uma decisão fácil. Existem diversas variáveis envolvidas e uma conta favorável hoje pode se inverter amanhã, se houver variações de preços significativas nos combustíveis.
Analisando números e riscos, temos inclinação a dizer que na maior parte dos casos, os perigos não compensam os benefícios, mas esta é uma decisão pessoal e a realidade de cada um pode mudar tudo.
Se você escolher investir no GNV, não economize. Faça o serviço com uma empresa idônea, conhecida, que transmita segurança e comprove competência. Coloque os riscos e os benefícios na ponta do lápis, seja realista e vá em frente!