A indústria automotiva trabalha constantemente para evoluir os veículos no que diz respeito à segurança, conforto e performance. A partir do momento em que os automóveis passaram a ter os vidros, começaram as pesquisas e desenvolvimentos para facilitar a abertura e fechamento destes vidros.
Inicialmente uma simples manivela era utilizada para levantar e abaixar estes vidros colocados nas janelas até a chegada do sistema que com um toque em um botão os vidros subiam ou desciam sem a necessidade de maior esforço dos ocupantes do veículo. Mas este sistema precisava oferecer segurança aos usuários.
E a KOSTAL tem uma participação importantíssima nesse processo, já que a empresa desenvolveu e patenteou a função antiesmagamento.
Como funciona o antiesmagamento
Para evitar acidentes como prender mãos e braços ao fechar os vidros, no módulo da subida dos vidros elétricos, o qual também é fabricado pela KOSTAL, há um programa que identifica o quanto de força é necessária para levantar o vidro. Nesse processo de subida, se algum obstáculo, como por exemplo, uma mão ou braço, interferir, um sensor detecta que há um consumo maior de energia para fechar a janela. Assim ele interrompe a subida do vidro, o que evita acidentes.
A popularização do vidro elétrico
Na história da indústria de automóveis mundial, o modelo de luxo Packard Custom Super Eight One-Eighty, fabricado em 1955, é reconhecido como o primeiro automóvel a sair da linha de montagem com os vidros elétricos. Depois disso, durante anos os vidros elétricos, assim como outros acessórios, só eram encontrados em veículos de luxo.
No Brasil, apesar da indústria automobilística iniciar atividades em 1956, com a produção da Romi-Isetta pelas Indústrias Romi S/A, o primeiro carro a ser fabricado com os vidros elétricos foi o Ford Del Rey lançado em 1981, o qual,por causa do acabamento refinado e quantidade de equipamentos, também figurava como modelo de luxo.
A chamada economia de escala, ou seja, quanto mais se produz, o preço diminui, possibilitou que os vidros elétricos, pelo menos nas portas dianteiras, passassem a figurar como equipamento de série até nos modelos de entrada.
A KOSTAL colabora com essas evoluções, pois mantém equipe de desenvolvimento, a qual sempre busca soluções para aprimorar os processos produtivos e desenvolver soluções para que as inovações tecnológicas sejam disponibilizadas ao maior número de pessoas.