Por causa da influência do fenômeno El Niño, a temperatura ambiente já chegou a mais de 40º em algumas regiões do Brasil.
Este calor excessivo pode prejudicar o bom funcionamento do seu carro se ele não estiver com a manutenção em dia.
Para proteger o carro dos problemas que aparecem nos dias quentes, pelo menos uma vez por semana, verifique o nível do líquido de arrefecimento. Utilize sempre o fluido indicado pela fabricante do veículo, ou seja, o
aditivo feito com Etilenoglicol.
Este produto evita que a água ferva no caso de um superaquecimento do motor e também não deixa o líquido congelar no sistema nos dias frios.
Mas fique atento, se a indicação for para misturar o Etilenoglicol com água, utilize na proporção correta a água desmineralizada. Isso porque a água da torneira tem, além dos minerais, o cloro, que com o tempo deixa
camadas dentro do motor e consequentemente irá provocar ferrugem, a qual prejudica todo o sistema.
Nos dias quentes, preste mais atenção no painel de instrumentos, pois os automóveis têm um sistema de alerta para avisar quando o motor superaquece, como uma luz vermelha ou um ponteiro indicador da temperatura.
Quando a temperatura do motor subir demais irá acender essa luz vermelha, ou o ponteiro irá mostrar que a temperatura está alta. Caso isso aconteça, é necessário parar o veículo e desligar o motor para evitar danos maiores.
Nos dias quentes, verifique regularmente como funciona o sistema de ar-condicionado, pois é um dos acessórios mais utilizados no automóvel e troque o filtro do ar-condicionado, também conhecido como filtro de cabine ou filtro anti pólen.
E ainda verifique regularmente se a pressão dos pneus está correta. O motorista deve calibrar os pneus logo pela manhã, sem rodar muito, pois o ar expande quando é aquecido e isso significa que a temperatura ambiente irá influenciar na calibragem.
A KOSTAL tem100 anos de história, ela é líder na produção de peças elétricas para as principais montadoras instaladas no Brasil.