Com a chegada das montadoras chinesas BYD Build Your Dreams e GWM Great Wall Motors, a primeira promete fabricar veículos elétricos e a segunda modelos híbridos flex, o país ingressa no grupo de nações que produzem automóveis eletrificados.
No mês de março, a fabricante de automóveis chinesa BYD anunciou o aumento de investimentos da empresa no Brasil, previstos inicialmente na ordem de R$ 3 bilhões para R$ 5,5 bilhões. Parte deste montante foi utilizado para adquirir a fábrica que era utilizada pela Ford Motor Company, localizada no polo industrial de Camaçari na Bahia.
Ao todo, o complexo possui uma área de 4,6 milhões de m², que foram comprados do Governo da Bahia por R$ 287.816.458,00. Na primeira fase de obras, serão 26 novas instalações entre galpões de produção, pista de testes e outras estruturas que vão ocupar uma área de cerca de 1 milhão de m².
Os planos da montadora chinesa são ambiciosos, pois serão três linhas de produção diferentes dentro de um mesmo complexo fabril. Segundo Tyler Li, presidente da BYD no Brasil, este é o maior polo industrial da montadora fora da China, ela acredita, aposta e investe a longo prazo no potencial do mercado brasileiro, um dos mais importantes do mundo.
A montadora chinesa confia na produção nacional como forma de estimular preços ainda mais competitivos no mercado e também como meio de gerar oportunidades para que cada vez mais brasileiros possam ter um carro elétrico da marca na garagem.
A BYD chegou ao Brasil em 2013 e instalou-se em Campinas (SP), onde realiza a montagem de chassis de ônibus 100% elétricos e a produção de módulos fotovoltaicos. Também está no Polo Industrial de Manaus (AM), onde produz baterias de fosfato de ferro-lítio. Além disso, importa empilhadeiras, paleteiras, rebocadores e caminhões 100% elétricos. Já em novembro de 2021 começou a comercialização de automóveis de passeio no país e no ano passado, depois de lançar o compacto BYD Dolphin e comercializa-lo por R$ 150.000, provocou uma mudança no segmento de elétricos, pois as concorrentes que vendiam modelos similares também baixaram os preços, uma delas inclusive diminuiu R$ 100.000 no preço de seu elétrico oferecido no mercado brasileiro.
GWM prepara um SUV híbrido flex
Fundada em 1984, a Great Wall Motors Company Limited é considerada a maior fabricante de automóveis privada da China. Está presente em mais de 60 países e passa a investir no Brasil. Ela iniciou as atividades de implantação em a gosto de 2021, quando adquiriu a fábrica da Mercedes-Benz, localizada em Iracemápolis (SP). As instalações foram entregues em 27 de janeiro de 2022. Diferente da compatriota BYD que foca seus esforços nos veículos 100% elétricos, a GWM especializou-se em híbridos, ou seja, automóveis com motor a combustão e elétrico, porém o motor térmico tem como prioridade carregar a bateria e não movimentar o automóvel.
O primeiro modelo vendido no Brasil, a partir de março de 2023, importado da matriz, foi o SUV Haval H6 com propulsão hibrida. Depois disso foi a vez do GWM Ora, um compacto 100% elétrico. Ambos os modelos alcançaram sucesso em vendas com mais destaque para o SUV, tanto que, a empresa pretendia iniciar a produção nacional com uma picape híbrida a GWM Poer, mas mudou o planejamento. A previsão é de ativar a linha produtiva brasileira dia 1º de maio, montando o SUV Haval com a inédita tecnologia híbrida flex plug-in.
Por sua vez, a GWM planeja investir R$ 10 bilhões no Brasil até 2032. O montante será dividido em duas fases, com R$ 4 bilhões que começaram a ser utilizados em 2022 até 2025 e R$ 6 bilhões entre 2026 e 2032.
A eletrificação dos automóveis, sejam eles 100% elétricos ou híbridos, ganha espaço no mundo pois é uma evolução natural. Com a chegada destas novas montadoras, o Brasil passa a integrar o grupo dos países que desenvolve e produz estes tipos de automóveis. Além disso, também incentiva empresas como a KOSTAL a desenvolver itens, peças e componentes para atender esta nova demanda, o que gera empregos e movimenta a economia. A KOSTAL está preparada para este novo conceito de mobilidade.