Voltar

Blog

Como higienizar o carro: veja nossas dicas e proteja-se

Em tempos de coronavírus, todo cuidado é pouco, não é mesmo? E embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) e diversas autoridades em saúde pública do Brasil e do mundo deem a recomendação para ficarmos em casa, em alguns momentos o deslocamento é inevitável, seja para comprar comida, remédios ou qualquer outra emergência. Por isso, nesses casos, é muito importante saber como higienizar o carro para se proteger dentro do veículo e minimizar os riscos de contágio.

Posso passar álcool no interior do carro? O que fazer no caso de alguém tossir ou espirrar dentro do veículo? Posso ligar o ar-condicionado? Devo andar com as janelas abertas?

Esses são apenas alguns exemplos que estão deixando muita gente com dúvida. Então, continue lendo e confira as dicas que a KOSTAL separou para você fazer a limpeza do seu carro corretamente. 

4 dicas de como higienizar o carro

1. Limpando o interior do veículo
Para se livrar dos riscos de contaminação pelo novo coronavírus, o ideal é limpar o carro todas as vezes que precisar usá-lo. Para isso, anote nossa primeira dica: para o volante, o painel, a alavanca de câmbio e todas as superfícies plásticas do carro, utilize álcool isopropílico, que não danifica o material e te protege contra possíveis micro-organismos causadores de doenças.

Já para estofados sintéticos, a melhor opção é investir em uma mistura de água e sabão neutro, por exemplo, esses de bebê. É importante que na hora da limpeza o pano esteja apenas úmido, não molhado. Você pode utilizar um borrifador pequeno para isso.

Por fim, evite o uso de alvejantes, água oxigenada e outros produtos de limpeza à base de amônia. Eles podem comprometer o funcionamento das peças e acessórios do seu carro.

2. Ar-condicionado ou janelas abertas?
É claro que em dias de calor o ar-condicionado vai ser a melhor opção, não é mesmo? Mas saiba que, para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, o melhor a se fazer é evitar o uso do aparelho e manter as janelas bem abertas. Isso porque, com o interior do carro arejado, as chances do vírus ficar circulando por ali são menores. 

Falando em ar-condicionado, anote outra dica importante de como higienizar o carro: não esqueça a limpeza dos filtros! 

Independentemente da pandemia, essa limpeza deve ser feita a cada 6 meses, já que os filtros do ar-condicionado podem acumular micro-organismos causadores de doenças. 

3. E se alguém tossir ou espirrar?
Essa é uma dica pra lá de importante. Saiba que o risco de contágio sempre será maior se alguém tossir ou espirrar dentro do veículo, principalmente se essa pessoa estiver com os sintomas da doença.

Nesses casos, o ideal é limpar as áreas afetadas pelas gotículas de saliva com a solução de água e sabão neutro. Na falta da mistura, limpe com álcool líquido, não álcool em gel, para evitar danificar as peças.

E é claro: na hora de tossir ou espirrar, lembre-se de não levar as mãos à boca e ao nariz e de cobri-los apenas com o antebraço. Depois, higienizar as mãos e os braços com álcool em gel também é muito importante.

4. Limpeza geral
Nossa quarta e última dica é válida para todos os dias do ano, mas em tempos de coronavírus ela deve ser levada ainda mais a sério para evitar qualquer risco de contaminação pela doença.

Então, vamos lá: bata os tapetes todos os dias. Assim, você se livra de sujeiras e restos de comida que podem embolorar e acumular bactérias e fungos. Usar um aspirador de pó também pode ser uma boa ideia para que a limpeza seja ainda mais efetiva.

Não se esqueça de esvaziar o saquinho de lixo todos os dias também. Em alguns casos, as lixeiras portáteis podem acumular lencinhos de papel com secreções da boca e do nariz que podem conter o vírus. Por isso, livre-se do lixo do seu carro sempre que possível. 

A importância de se prevenir
Pense bem: é como se nosso carro fosse uma extensão da nossa casa. Ou seja, lá também vão estar fungos, vírus e outros micro-organismos que podem causar diversas doenças. Por isso, mantê-lo sempre limpinho e bem cuidado é a melhor maneira de se prevenir, principalmente em tempos como os que estamos vivendo.

A prevenção e a luta contra o coronavírus devem partir de todos nós. Então, agora você já sabe: se precisar sair de casa, leve em conta todas as nossas dicas acima e faça sua parte.

Você tem mais alguma dica de como higienizar o carro para compartilhar com a gente? Então, poste nos comentários abaixo e ajude mais pessoas a se protegerem também!

Receba artigos sobre o mundo automotivo antes de todo mundo! Componentes, peças e guias completos com dicas para cuidar do seu carro escritas por profissionais da área.
Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Categorias

Posts Recentes

Popularização do carro elétrico
Seja um mestre em economia de combustível
KOSTAL e HONDA, uma parceria de sucesso desde 1989.
Originais VS. Paralelos - Os acessórios para seu 0KM
Vida longa para as peças originais Ford

Outras notícias

16/05/2022
Popularização do carro elétrico
Até meados dos anos 40, os diamantes não eram eternos. Esta frase faz referência à campanha "Um diamante é para sempre", criada pela agência de publicidade N.W. Ayer, em 1947, a pedido da De Beers, uma empresa envolvida na mineração e comércio de diamantes.
9 minuto(s) para ler
29/04/2022
Seja um mestre em economia de combustível
Existem diversos caminhos para economizar e um dos melhores para reduzir seus gastos, além de proteger seu orçamento, é ficar atento a pequenas ações naquilo que você faz o tempo todo.
9 minuto(s) para ler
14/04/2022
KOSTAL e HONDA, uma parceria de sucesso desde 1989.
Pense em um veículo de enorme sucesso. Um ícone, um veículo que more no coração das pessoas, que tenha marcado vidas e histórias. Talvez você tenha pensado no Fusca ou no Ford 29.
4 minuto(s) para ler
30/03/2022
Originais VS. Paralelos - Os acessórios para seu 0KM
Essa frase é muito usada quando alguém tem uma resposta mágica para um problema cheio de detalhes.
8 minuto(s) para ler

KOSTAL Eletromecânica LTDA - CNPJ: 60.852.274/0001-30
Avenida Redenção, 495, São Bernardo do Campo/SP
Copyright© 2022 - Kostal Todos os direitos reservados
Agência WebSide
Utilizamos cookies para analisar sua interação com nosso site e melhorar o conteúdo oferecido. Também usamos dados pessoais, conforme a Política de Privacidade e Uso dos Sites KOSTAL. Ao continuar a navegar, você concorda com nossa Política.
Saiba mais
Estou de acordo