Voltar

Blog

Gestão de estoque de peças automotivas: 6 dicas importantes

Pode parecer simples, mas manter uma boa gestão de estoque de peças automotivas é um processo que demanda muito cuidado e atenção. Isso porque um controle de estoque bem feito é essencial para evitar desperdícios de materiais e também manter a lucratividade do negócio.

E não importa o tamanho da sua empresa: seja grande, pequena ou média, controlar o que entra e o que sai é fundamental para garantir que nunca faltem nem sobrem produtos. Assim, seus clientes estarão sempre satisfeitos!

Pensando nisso, a KOSTAL separou 6 dicas de ouro para você aplicar no seu negócio. Confira!

Categorize os produtos e padronize as descrições 
O primeiro passo para uma gestão de estoque de peças automotivas de sucesso é categorizar todos os produtos. Normalmente, em uma loja deste segmento, é comum encontrarmos milhares de peças e acessórios, de diferentes tipos, marcas e modelos. Por isso, categorizar tudo é um bom começo para a organização adequada.

Procure padronizar as descrições de cada produto para facilitar sua visualização. Invista em um formato de ficha de controle que seja completo, prático e eficaz. O ideal é que as descrições contenham informações básicas como nome da peça, marca, modelo e data de entrada, por exemplo.

Registre tudo
Agora que você já fez uma ficha de cada produto, será mais fácil dar esse próximo passo. Registrar tudo é fundamental para que você tenha uma visão mais clara de tudo aquilo que está entrando e saindo de sua loja.

Para isso, é importante que você saiba que existem diferentes formas de gestão de estoque de peças automotivas. Uma delas é o famoso Primeiro que Entra, Primeiro que Sai, o PEPS. Essa técnica controla o estoque seguindo uma ordem cronológica, ou seja, as peças que estão há mais tempo armazenadas têm prioridade para sair.

Mas saiba que também há diversas outras técnicas, como a UEPS (Último a Entrar, Primeiro a Sair), Média Ponderada, entre outras. Assim, é preciso que você analise cada uma e veja qual se adapta melhor às necessidades do seu negócio.

Planeje as compras com base no histórico de movimentação
Lembra que dissemos que uma boa gestão de estoque de peças automotivas evita que sobrem ou faltem peças? Então, é aqui que entra a parte logística e estratégica.

Avalie todo o histórico de movimentação na sua loja, levando em conta os critérios de sazonalidade. Por exemplo: determinadas peças têm maior número de retirada em determinada época do ano. Faça relatórios de demandas e ofertas para abastecer seu estoque de forma eficiente e organizada. Isso vai evitar os riscos de que seu estoque fique parado.

Automatize algumas funções 
Ao contrário do que muitos imaginam, manter a gestão de estoque de peças automotivas é um trabalho de muito planejamento. Por isso, que tal automatizar as partes mais repetitivas e burocráticas e focar no lado estratégico?

Atualmente, existem diversos softwares que podem te ajudar com muita rapidez e eficiência. Com o auxílio da tecnologia, as chances de erro são minimizadas e o controle de estoque se torna mais preciso.

Defina controles periódicos
Como citamos agora há pouco, erros podem acontecer, não é mesmo? Em um dia de distração, peças podem entrar sem serem devidamente cadastradas ou acessórios podem ser acomodados de forma incorreta e ficarem esquecidos no estoque.

Para evitar problemas como esses, defina controles periódicos para verificar o andamento e a organização do seu estoque. Quando você estabelece isso como rotina, é possível encontrar mais facilmente possíveis desvios de processos e falhas nas operações.

Faça queima de estoque quando for necessário
O ideal é que isso não aconteça. Porém, quem trabalha com a venda de peças automotivas sabe que, às vezes, determinado produto tem pouca saída e fica “encalhado” no estoque.

Para evitar qualquer tipo de prejuízo para sua loja, faça uma queima de estoque para se livrar desses produtos e liberar espaço para outras peças que vendem mais. Invista em promoções, liquidações e divulgue tudo em suas redes sociais para alcançar mais pessoas.

Peças e acessórios KOSTAL: o melhor para sua loja
Seguindo as dicas acima, será muito mais fácil organizar seu estoque, evitar perdas, cortar despesas com compras desnecessárias e, consequentemente, aumentar a lucratividade do seu negócio.

E não esqueça: na hora de abastecer sua loja, conte com o que há de melhor no mercado automotivo. Conheça o catálogo completo da KOSTAL e encontre o distribuidor mais próximo de você.

Receba artigos sobre o mundo automotivo antes de todo mundo! Componentes, peças e guias completos com dicas para cuidar do seu carro escritas por profissionais da área.
Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Categorias

Posts Recentes

O Brasil e os automóveis eletrificados
Abra caminho para o Futuro: Conheça as Novas Unidades de Controle da KOSTAL!
As mulheres e a evolução da indústria de automóveis
Sistemas eletrônicos obrigatórios interligados
Inovação verde para um mundo melhor

Outras notícias

12/04/2024
O Brasil e os automóveis eletrificados
Uma revolução eletrificada!
5 minuto(s) para ler
27/03/2024
Abra caminho para o Futuro: Conheça as Novas Unidades de Controle da KOSTAL!
Abra caminho para o Futuro: Conheça as Novas Unidades de Controle da KOSTAL!
4 minuto(s) para ler
08/03/2024
As mulheres e a evolução da indústria de automóveis
As mulheres e a evolução da indústria de automóveis
5 minuto(s) para ler
23/02/2024
Sistemas eletrônicos obrigatórios interligados
Sistemas eletrônicos obrigatórios interligados
5 minuto(s) para ler

KOSTAL Eletromecânica LTDA - CNPJ: 60.852.274/0001-30
Avenida Redenção, 495, São Bernardo do Campo/SP
Apple Google
BAIXE NOSSO
APLICATIVO
Copyright© 2024 - Kostal Todos os direitos reservados
Agência WebSide
Utilizamos cookies para analisar sua interação com nosso site e melhorar o conteúdo oferecido. Também usamos dados pessoais, conforme a Política de Privacidade e Uso dos Sites KOSTAL. Ao continuar a navegar, você concorda com nossa Política.
Saiba mais
Estou de acordo