Voltar

Blog

Tudo que você precisa saber sobre a venda de peças automotivas

Nos dias de hoje, trabalhar com a venda de peças automotivas não é uma tarefa tão simples. Isso porque, diante da forte concorrência, se destacar frente aos seus clientes é cada vez mais desafiador. Além disso, são muitos os fatores que exigem atenção, desde a escolha de um bom fornecedor até as estratégias de pós-venda.

Por isso, a KOSTAL separou algumas dicas valiosas para você aplicar em seu negócio. São informações simples, mas que podem fazer toda a diferença na hora de vender peças para carros. Vamos lá?

7 dicas de venda de peças automotivas

1. Faça um planejamento
O primeiro passo para ter sucesso na venda de peças automotivas é fazer um bom planejamento. Essa etapa inicial deve levar em conta praticamente todos os aspectos do seu negócio. Ou seja, quais os tipos de veículo que você mais atende, épocas do ano de maior venda, volume de compras etc.

Além disso, também é importante que você analise os seus principais concorrentes. A ideia aqui é observar o que as outras empresas têm de positivo para poder agregar ao seu negócio. Por fim, mantenha-se sempre informado: assim será possível saber quando um novo produto chegou ao mercado para se antecipar aos concorrentes.

2. Escolha um bom fornecedor
Outro ponto importante na venda de peças automotivas é a escolha de um bom fornecedor. Afinal, esses profissionais podem ser um elemento decisivo para o sucesso do seu negócio.

Avalie a reputação, estude a relação e o custo-benefício, analise os prazos de entrega e calcule a distância entre ele e a sua empresa. Dessa forma, você poderá encontrar os melhores parceiros para sua oficina ou autopeças.

Neste texto nós explicamos o passo a passo para escolher o fornecedor ideal. Não deixe de conferir.

3. Prepare sua equipe
O atendimento é um dos fatores primordiais para o sucesso de qualquer empresa, não é mesmo? Por isso, invista na capacitação de toda a sua equipe para satisfazer seus clientes.

Quando seus funcionários conhecem bem as características de cada peça, as chances de eles passarem as informações corretas aos clientes são muito maiores. Ressalte também a importância de abordagens que mostrem as vantagens de cada acessório.

E por falar em atendimento, busque sempre surpreender sua clientela. Ofereça serviços extras sem custo adicional, entregue os produtos encomendados antes do prazo combinado e disponibilize uma área de espera confortável.

4. Controle o seu estoque
Será que você tem um bom controle de todos os produtos que estão entrando ou saindo do seu negócio? Gerenciar o estoque garante mais agilidade no atendimento e maior redução de custos.

Aqui, as dicas são categorizar todas as peças, controlar as entradas e saídas e estruturar todos os processos internos. Além disso, contar com softwares também pode ser uma boa ideia, já que essas ferramentas digitais minimizam as chances de erro.

A KOSTAL também já preparou um texto exclusivo sobre o controle de estoque em autopeças. Confira!

5. Utilize o marketing digital
O marketing digital pode ser um forte aliado para potencializar a venda de peças automotivas no seu negócio. Isso porque, além de barata, essa é uma forma de divulgação que pode ser personalizada de acordo com seu público.

Com o poder da tecnologia dos dias de hoje, é possível fazer ações direcionadas aos seus clientes, como envio de e-mails e newsletters com as promoções do mês, por exemplo. Além disso, utilizar as redes sociais para divulgar as peças que você vende é imprescindível.

6. Cuide do pós-venda
Você já parou para pensar que atrair novos clientes é tão importante quanto fidelizar os antigos? Cuidar do pós-venda é uma forma de agregar valor aos produtos que você vende e valorizar a sua clientela.

Dê prioridade aos agendamentos de clientes mais antigos, ofereça descontos nas próximas compras de peças, invista em promoções e utilize telefone e e-mail para pedir feedbacks sobre o atendimento.

7. Ofereça produtos de qualidade
De nada adianta seguir todas as dicas acima se as peças que você vende em seu negócio não são de qualidade. A confiança de seus clientes começa pela qualidade dos produtos que você oferece. Por isso, conte sempre com peças e acessórios originais em seu negócio.

KOSTAL: original para você, essencial para seu cliente
A KOSTAL tem mais de 100 anos de história e se destaca como líder na produção de peças elétricas para as principais montadoras instaladas no país. Conheça nossa linha completa e encontre o distribuidor mais próximo de você.

Receba artigos sobre o mundo automotivo antes de todo mundo! Componentes, peças e guias completos com dicas para cuidar do seu carro escritas por profissionais da área.
Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Categorias

Posts Recentes

O Brasil e os automóveis eletrificados
Abra caminho para o Futuro: Conheça as Novas Unidades de Controle da KOSTAL!
As mulheres e a evolução da indústria de automóveis
Sistemas eletrônicos obrigatórios interligados
Inovação verde para um mundo melhor

Outras notícias

12/04/2024
O Brasil e os automóveis eletrificados
Uma revolução eletrificada!
5 minuto(s) para ler
27/03/2024
Abra caminho para o Futuro: Conheça as Novas Unidades de Controle da KOSTAL!
Abra caminho para o Futuro: Conheça as Novas Unidades de Controle da KOSTAL!
4 minuto(s) para ler
08/03/2024
As mulheres e a evolução da indústria de automóveis
As mulheres e a evolução da indústria de automóveis
5 minuto(s) para ler
23/02/2024
Sistemas eletrônicos obrigatórios interligados
Sistemas eletrônicos obrigatórios interligados
5 minuto(s) para ler

KOSTAL Eletromecânica LTDA - CNPJ: 60.852.274/0001-30
Avenida Redenção, 495, São Bernardo do Campo/SP
Apple Google
BAIXE NOSSO
APLICATIVO
Copyright© 2024 - Kostal Todos os direitos reservados
Agência WebSide
Utilizamos cookies para analisar sua interação com nosso site e melhorar o conteúdo oferecido. Também usamos dados pessoais, conforme a Política de Privacidade e Uso dos Sites KOSTAL. Ao continuar a navegar, você concorda com nossa Política.
Saiba mais
Estou de acordo