No dia 13 de maio nós comemoramos o Dia do Automóvel! Por isso, para celebrar essa data mais que especial, a KOSTAL vai trazer alguns carros antigos que fizeram muito sucesso no Brasil e carregam um pouco da nossa história.
Este é o primeiro texto da nossa série especial. Então, fique ligado na segunda parte para conhecer outros veículos incríveis que também deixaram boas memórias para os brasileiros.
Se você também for um grande fã de carros antigos como nós, continue acompanhando!
Opala: requinte e sofisticação que marcaram época entre os carros antigos
Para começar nossa série sobre carros antigos, nada melhor que este clássico que completou 50 anos em 2018: o bom e velho Opala.
Este superveículo foi o primeiro fabricado pela GM no Brasil. Em 23 de novembro de 1968, foi apresentado ao público em um evento cheio de luxo e estilo no Salão do Automóvel que teve até participação do piloto de Fórmula 1 Stirling Moss e de famosas misses brasileiras.
Desde o primeiro momento, o modelo começou a chamar a atenção dos apaixonados por carros. Isso porque era uma opção confortável, acessível e confiável. Suas rodas cromadas com sobre aro e sua grade dianteira com frisos cromados na horizontal causaram uma agitação fora do comum nos presentes.
As primeiras versões
A primeira geração do Opala, um sedã com 4 portas, foi apresentada em 2 versões. Primeiramente, a mais simples, chamada de Standard, tinha um motor 4 cilindros 2.5 de 90 cavalos. Então, a Luxo, mais potente, veio equipada com um motor 6 cilindros 3.8 de 25 cavalos sob o capô.
Com sucesso absoluto de vendas, em 1970, o Opala estreou sua versão cupê SS (Super Sport), com o famoso motor de 4,1 litros e 140 cavalos.
Em 1975, estreava a perua Caravan, que oferecia as mesmas opções de acabamento e motor das gerações anteriores. No mesmo ano, a GM lançou no Brasil o Comodoro. Esta era uma versão de luxo mais recente, cujo interior com apliques de jacarandá e meio teto de vinil Las Vegas era exclusivo para o modelo cupê.
Evoluções e novos modelos
No início da década de 1980, a GM apostou em uma remodelação profunda da linha Opala. Assim, surgiu a nova versão top de linha chamada de Diplomata. Alguns de seus principais destaques eram as lanternas traseiras tricolores (seguindo resolução do Contran da época), os faróis de milha e outros itens de conforto, como vidros, travas e retrovisores elétricos.
Enfim, em 1991 o Opala passou por sua última re-estilização. Ali, ganhou um novo câmbio de 5 marchas, direção eletrônica e os incríveis freios a disco nas 4 rodas. Isto era inédito para os modelos nacionais da época.
Um ano depois, em 16 de abril, o último modelo foi produzido na fábrica de São Caetano do Sul. Este foi o de número 1 milhão! A paixão pelo Opala era tão grande que, no dia do seu encerramento, vários fãs do automóvel saíram em carreata em protesto contra a retirada do modelo de linha.
Para o Opala, a KOSTAL continua produzindo alguns modelos de interruptor dos vidros elétricos. Clique aqui para conferir.
Fiat 70: leve, potente e ágil
Este também foi o primeiro caminhão produzido pela Fiat em solo nacional. Posteriormente, ocupou o lugar dos famosos caminhões Fenemê, os primeiros produzidos no país pela Fábrica Nacional de Motores. Depois de comprar 43% das ações da Alfa Romeo, outra gigante italiana que já havia adquirido os direitos sobre os FNM, a Fiat assumiu todo o controle acionário da empresa em 1976.
Como resultado, era lançado o modelo 70, que chegou ao mercado trazendo um câmbio de 5 marchas e motor de 4 cilindros 4.9 a diesel de 90 cavalos. Na época, o Fiat 70 foi o modelo perfeito para quem buscava uma opção leve e potente para fazer transportes urbanos.
A primeira chave de seta produzida pela KOSTAL Brasil foi desenvolvida justamente para este modelo incrível. Versátil, ela também se aplicava às versões 80, 120, 130 e 140 da Fiat. Diferente dos conjuntos de hoje, que apresentam várias funções integradas, sua única funcionalidade era, de fato, a chave de seta.
KOSTAL: de tradição a gente entende
São mais de 100 anos de história trazendo as melhores soluções para o mercado automotivo. Neste ínterim, a KOSTAL já viu grandes clássicos rodando pelas ruas e estradas do Brasil. É muito bom saber que podemos fazer parte desta história.
Conheça um pouco mais sobre a KOSTAL e confira o nosso catálogo completo de peças e acessórios.