Assim como qualquer empresa, oficinas mecânicas precisam de uma gestão eficiente para ter bons resultados, além do domínio das atividades exercidas. Afinal, é necessário entender bem seu negócio e saber identificar os erros de gestão para poder resolvê-los.
Embora seja desafiador, cuidar de tudo pode ser um grande diferencial para te destacar da concorrência. Por isso, que tal investir em uma administração de qualidade e em um plano de marketing? Dessa forma, evita prejuízos e eleva a popularidade da sua marca!
Quais são os principais erros na gestão de oficinas?
Comandar um estabelecimento oferece vários desafios para os donos.
Em momentos de crise, uma resposta adequada pode garantir o sucesso da oficina, não o fracasso.
Só que ninguém está imune de tomar uma decisão errada ou perder algum detalhe entre tantas tarefas. Então, conheça os erros mais comuns para evitá-los e decolar com sua marca.
Não montar um plano de negócios ou não seguir o que tem
Antes de tudo, é essencial ter em mãos seu plano de negócio. Isso porque essa estratégia permite que você identifique suas fraquezas e vantagens, que podem ser seu diferencial.
Por isso, um dos principais erros de gestão é não adotar este método. Fique atento às informações deste documento e consulte-o sempre que precisar tomar decisões!
Ignorar o marketing para sua oficina
Já apontamos que investir no marketing agrega valor para sua empresa, pois ele divulga e tem resultados on e offline.
Então, usar redes sociais e um site para expor seus produtos e serviços torna sua oficina mecânica muito mais conhecida. Além disso, gera mais credibilidade com seus clientes e ajuda na captação.
Não fazer o controle do capital de giro
Quem trabalha com administração sabe que controlar o capital de giro é essencial. Afinal, este é o dinheiro usado para manter o estabelecimento em constante operação.
Não administrar esta quantia é um dos principais erros de gestão e pode trazer prejuízos graves. Por exemplo, deixar de pagar alguma despesa fixa ou de receber valores programados.
Não conhecer as tendências e novidades
Assim como qualquer setor, o automotivo continua evoluindo e exigindo sua atenção para se manter atualizado. Ou seja, para que sua oficina cresça você precisa acompanhar as tendências e novidades do mercado.
Isso porque sua freguesia pode te procurar para ter as últimas tecnologias no veículo, se informar e tirar dúvidas. E poder oferecer isso em primeira mão só vai deixar sua imagem ainda mais positiva.
Esteja por dentro de tudo que está acontecendo na área do seu negócio. Leia, estude, faça cursos e atualize sua equipe também! Conhecimento nunca é demais, não é mesmo? Saiba mais sobre isso aqui.
Não ter parceiros
Simplesmente, boas parcerias geram bons resultados, não é mesmo?
Uma vez que ajudam com a reputação da sua oficina, conte com fornecedores comprometidos e que ofereçam peças e acessórios de qualidade.
Sempre revise seus parceiros, mantendo aqueles que auxiliam no seu crescimento e nas suas necessidades.
Unindo um bom plano de negócios à revisão dos seus parceiros, você reduz muito as chances de cometer erros de gestão.
Konte com a KOSTAL para o sucesso da sua oficina mecânica
Lembrando: não existe um passo a passo definitivo e que funcione para todos os negócios. Cada empresa tem sua situação e precisa de uma estratégia especial.
O maior desafio é conhecer seu negócio e identificar as ações que podem dar certo para você. Em qualquer caso, estamos sempre com você.
Há mais de 100 anos no mercado, prestamos serviços com excelência e qualidade para te tornar referência para seus clientes. Então, konte com a KOSTAL para fazer sua oficina decolar!