Como reabrir sua autopeças com segurança? Veja algumas dicas
Após a pandemia da COVID-19 que enfrentamos este ano, a produção de diversos setores foi impactada. Para as autopeças, que em muitos lugares tiveram que pausar seus atendimentos presenciais devido às medidas de isolamento social, os desafios também vieram à tona. E agora, como reabrir sua autopeças em segurança?
Pensando em auxiliar ainda mais você, que tem seu próprio negócio, nesse momento que também será desafiador, a KOSTAL preparou uma série de dicas de reabertura e readaptação nesta fase de retomada aos atendimentos.
Por isso, continue lendo e veja de forma prática como retomar pouco a pouco suas atividades.
Como reabrir sua autopeças e retomar suas atividades?
Antes de tudo, voltar às atividades da sua autopeças requer alguns alinhamentos internos. Por exemplo, é necessário avaliar alguns itens administrativos do seu negócio, como:
- Equipamentos: depois de muito tempo parados, alguns itens podem precisar de uma boa revisão antes de serem utilizados novamente;
- Funcionários: se você manteve seu quadro de funcionários durante a crise, ótimo. Agora, é hora de fortalecer o espírito de equipe: tenha conversas claras para entender também como foi esse período para eles e treine-os para a nova realidade. Por outro lado, se você teve que “enxugar” sua equipe, é importante que redistribua funções e atividades entre aqueles que permaneceram.
- Não se esqueça de avaliar as qualificações de cada um para desenhar esse novo cenário;
- Setor financeiro: a crise deve ter afetado principalmente o setor financeiro do seu negócio. Por isso, uma das dicas de como reabrir sua autopeças é estudar números e indicadores, como contas a pagar e a receber. Isso será importante para você avaliar também seus preços praticados durante essa reabertura, já que seus clientes também foram impactados nesse momento;
- Clientes: é hora de finalmente reencontrá-los em sua autopeças. Mas para isso, não se esqueça de informá-lo sobre essa reabertura! Já falamos neste outro texto sobre os canais de comunicação que você pode estabelecer com seu cliente. Então, use-os para enviar informações sobre a reabertura e sobre as medidas de higiene que serão adotadas.
Dicas de proteção e segurança para reabrir sua autopeças
Com as questões administrativas resolvidas para reabrir sua autopeças pós-pandemia, é hora de pensar em proteção e segurança. Afinal, a saúde de seus colaboradores e seus clientes continua sendo uma prioridade, não é mesmo?
Veja algumas dicas práticas para manter a qualidade do atendimento com proteção:
- Não se esqueça dos itens básicos: álcool em gel, máscara de proteção e distanciamento social. Siga todas as regras de orientação do seu município ou estado e fique atento à saúde dos seus colaboradores que estão trabalhando;
- Agilidade e cordialidade: como as medidas de proteção ainda permanecem, é importante você entender que a agilidade será muito esperada pelos seus clientes. Isso porque, mais que nunca, eles querem realizar o serviço em segurança e voltar para suas casas. Por isso, procure ser eficiente na prestação de serviços, mas sem perder a cordialidade e a qualidade;
- Seja positivo: o relacionamento com seu cliente na hora do atendimento é e sempre foi muito importante. Nesse momento, é ainda mais! Aproveite para realizar essa troca, que há muito tempo não era possível, e use esse tempo para conversas positivas com seu cliente;
- Administre atendimentos e esperas de clientes: se na sua cidade houver restrição de pessoas para entrar nos estabelecimentos, uma das principais dicas para reabrir sua autopeças é gerenciar os horários de atendimento. Dê preferência para agendamentos prévios, que facilitam essa organização de fluxo de pessoas. Caso alguém tenha que esperar no local, porém, ofereça o máximo de conforto, segurança e simpatia.
Com essas dicas, será possível retomar o atendimento nas sua autopeças com segurança para todos os envolvidos.