Voltar

Blog

Peças automotivas originais e paralelas: você sabe a diferença entre elas?

Uma das principais dúvidas de quem trabalha em oficinas mecânicas ou lojas de autopeças é em relação às diferenças entre as peças automotivas originais e as paralelas.

Ter esse tipo de informação na ponta da língua é essencial para ganhar a confiança do seu cliente. Isso porque quando você sabe exatamente aquilo que ele precisa e quais são os melhores produtos para as necessidades dele, é possível fazer um bom trabalho e se destacar entre a concorrência.

Pensando nisso, a KOSTAL preparou esse texto exclusivo para falar um pouco sobre cada peça automotiva disponível hoje no mercado. Vamos lá?

Peças automotivas originais 
As peças automotivas originais são as desenvolvidas e produzidas pela própria montadora do veículo ou por empresas licenciadas. A sua composição é idêntica à das peças instaladas nas linhas de produção dos automóveis 0 km. Isso acaba garantindo a durabilidade e a procedência do produto.

Vale lembrar que esse tipo de produto passa por processos de auditoria bastante rigorosos, que visam atestar a qualidade das peças antes de enviá-las ao mercado. Os componentes automotivos possuem normas mundiais de qualidade. Saiba mais clicando aqui.

Isso faz com que as peças automotivas originais se destaquem como opções mais confiáveis e duráveis para o seu cliente na hora da reposição.

Peças automotivas paralelas 
Por sua vez, as peças automotivas paralelas são itens de reposição desenvolvidos por outros fabricantes, não homologados pela montadora do veículo.

Embora sejam esteticamente similares e normalmente mais baratas (seu principal atrativo) se comparadas às peças originais, as paralelas podem não garantir a qualidade do seu serviço, oferecendo riscos ao seu cliente. Por exemplo, pode ser que, ao comprar um produto paralelo, ele não se encaixe perfeitamente no automóvel do cliente ou então funcione de forma indevida.

Por isso, na hora de oferecer peças automotivas para sua clientela, lembre-se sempre de que o barato pode sair caro.

Por que trabalhar com produtos originais?
Agora que você já entendeu quais são as principais diferenças entre as peças automotivas originais e paralelas, vamos entender quais são os benefícios de contar sempre com os produtos originais?

Qualidade 
Nós já falamos ali em cima que as peças automotivas originais são as mesmas utilizadas na montagem de veículos novos, certo? Isso significa que elas possuem todos os requisitos necessários para apresentarem o melhor desempenho possível.

Ou seja: trabalhar com as peças originais não tem erro. Se o seu cliente preza por qualidade e desempenho, elas são a pedida certa!

Garantia 
Normalmente, as peças automotivas originais apresentam uma garantia maior do que a das peças paralelas.

Esse também é um ponto positivo importante, já que as empresas homologadas oferecem o suporte necessário sempre que preciso.

Economia
Na hora de indicar as peças de reposição para o seu cliente, não pense em curto prazo. Afinal, o que pode sair barato hoje daqui a um tempo pode gerar grandes prejuízos.

As peças originais apresentam níveis muito maiores de durabilidade. Então, o tempo entre uma troca e outra também aumenta.

Segurança
Por fim, a segurança é outro item importante na hora de escolher entre peças originais e paralelas.

Peças de fabricação duvidosa podem arriscar a vida do motorista e das outras pessoas no trânsito. Por isso, sempre indique aquelas que vêm do fabricante da peça original.

KOSTAL: original para você, essencial para seu cliente 
Com mais de 100 anos de experiência, a KOSTAL traz a originalidade em sua essência. Aliando inovação, tecnologia de ponta e um altíssimo padrão de qualidade, hoje somos líderes na produção de peças eletromecânicas e eletrônicas para as principais montadoras instaladas no país.

Receba artigos sobre o mundo automotivo antes de todo mundo! Componentes, peças e guias completos com dicas para cuidar do seu carro escritas por profissionais da área.
Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Categorias

Posts Recentes

Abra caminho para o Futuro: Conheça as Novas Unidades de Controle da KOSTAL!
As mulheres e a evolução da indústria de automóveis
Sistemas eletrônicos obrigatórios interligados
Inovação verde para um mundo melhor
KOSTAL é líder

Outras notícias

27/03/2024
Abra caminho para o Futuro: Conheça as Novas Unidades de Controle da KOSTAL!
Abra caminho para o Futuro: Conheça as Novas Unidades de Controle da KOSTAL!
4 minuto(s) para ler
08/03/2024
As mulheres e a evolução da indústria de automóveis
As mulheres e a evolução da indústria de automóveis
5 minuto(s) para ler
23/02/2024
Sistemas eletrônicos obrigatórios interligados
Sistemas eletrônicos obrigatórios interligados
5 minuto(s) para ler
06/02/2024
Inovação verde para um mundo melhor
KOSTAL: Inovação verde para um mundo melhor
2 minuto(s) para ler

KOSTAL Eletromecânica LTDA - CNPJ: 60.852.274/0001-30
Avenida Redenção, 495, São Bernardo do Campo/SP
Apple Google
BAIXE NOSSO
APLICATIVO
Copyright© 2024 - Kostal Todos os direitos reservados
Agência WebSide
Utilizamos cookies para analisar sua interação com nosso site e melhorar o conteúdo oferecido. Também usamos dados pessoais, conforme a Política de Privacidade e Uso dos Sites KOSTAL. Ao continuar a navegar, você concorda com nossa Política.
Saiba mais
Estou de acordo