Com tantas lojas hoje em dia, e com um mercado cada vez mais agressivo e volátil do que antigamente; é comum que empresas e empreendedores fiquem receosos com esse ambiente hostil. Além disso, a dificuldade em se destacar de seus concorrentes e conseguir uma boa posição aumenta cada dia que se passa. Pensando nisso, nós da KOSTAL listamos dicas para ter uma loja de sucesso.
Busque ser referência
Premissa básica para uma loja de destque: tenha claro com o que irá trabalhar. Não adianta focar em algo que acredite dar bastante lucro, mas que você não goste. Escolha um produto que tenha afinidade e que faça sentido para seu objetivo. Busque ações de forma prática para que seu negócio seja uma referência em boa instalação, boa diversidade de produtos ou mesmo seja especialista no assunto de uma marca específica, como por exemplo Acessórios KOSTAL.
Estude seu público
Quantos anos tem meus clientes? São de que gênero? Quais as redes sociais que mais usam? Eles vão em quais tipos de eventos? Praticam esportes? Entender quem compra de você é um trabalho difícil que faz toda a diferença! Uma vez que entender mais sobre seus clientes, saberá onde investir para atrair mais pessoas parecidas. É aqui que diferencia lojas bem frequentadas de lojas esquecidas. Um empreendedor sério irá estudar a fundo todos os mínimos detalhes para adequar estratégias, trazer novos produtos e retirar outros, promoções... porém só fará isso assertivamente com um grande estudo. Devem até fazer o horóscopo do cliente se possível!
Espaço físico personalizado
Lembre-se que os detalhes importam! Seu espaço físico é bem iluminado? Tem seus padrões de higiene altos? É agradável? Tem música ambiente? Ele apresenta os produtos de forma agressiva ao visitante, ou de forma a convidá-lo para entrar? Se seu público-alvo for infantil, lembre-se que as mães raramente iriam entrar com seu filho em algum lugar que não conquistassem ela também.
Atendimento impecável
O cliente é Rei para você. Estando certo ou errado, você nunca irá trata-lo como menos. Treine seus funcionários para serem gentis, estarem em locais estratégicos de sua loja, falar um “bem-vindo” e acompanhar os clientes até a porta após uma compra. Todos esses mínimos detalhes fazem com que seu cliente fale para outra pessoa “Aquela loja é boa, tem pessoas super gentis! ”, fazendo você ganhar mais clientes assim.
Estrutura online
Não esqueça também de estar presente no meio digital. Estamos na era dos smartphones e o povo brasileiro passa mais de 9h por dia conectado à internet. Não tem como evitar mais o online. Se você não se posicionar, seu concorrente irá. É nesse meio onde todos os clientes de todos os nichos estão, então não pense que poderá ter uma loja de sucesso se não ter no mínimo um atendimento pelo WhatsApp. Lógico, dependendo da situação de seu negócio, não é possível ainda investir pesado em Facebook Ads ou Google Ads. Porém não pare por conta disso! Crie um perfil no Instagram, faça tiktoks, crie vídeos no Youtube... trabalhe com essas ferramentas pois elas têm o potencial de elevar seu negócio para outro nível.
O sucesso de uma loja não vem do nada. É algo que é construído. Leve essas dicas que leu aqui e releia várias vezes. E mais do que isso: IMPLANTE em sua empresa! Com a prática constante do conhecimento obtido aqui, você irá desenvolver novas estratégias, tentar coisas novas e conseguir alcançar todos os seus objetivos. Inscreva-se nesse blog para ter acesso a conteúdos semelhantes a esse. Não se esqueça de comentar algo que deixamos de lado ou algo que gostaria de ver em nossos posts no futuro.