Atendimento qualificado, espaço físico personalizado (boa iluminação, cheiro, higiene, música ambiente), pessoas bem treinadas em locais estratégicos para passar informações, estrutura mínima online (desde encomendas pelo whatsapp até uso avançado de facebook e google ads), valor da marca (que pode ser disseminado nas redes sociais), praça preço produto público, brindes, cupons, email mkt, gerar conteúdo.
Seguindo nossa série Dicas KOSTAL para uma loja de sucesso, vamos falar hoje sobre os detalhes que fazem a diferença nos negócios!
1 - Tenha um serviço de qualidade
Não adianta seguir todas as estratégias de empreendedorismo e administração se o seu serviço/produto não for bom. Esse deve ser seu o foco e preocupação principal ao desenvolver sua marca. O que eu ofereço? Eu consumiria se fosse outra pessoa? Como posso melhorar meu produto/serviço? Seja rigoroso com aquilo que você oferece, pois o que mais cativa o cliente é se eles gostaram ou não de seu produto. Dificilmente alguém comeria novamente em algum lugar que não gostou ou compraria algum acessório no mesmo lugar se seu carro quebrou logo em seguida. Tenha sempre em mente de trazer a melhor experiência ao seu cliente.
2 - Dê atenção ao seu cliente
Seu negócio só funciona por conta de seus clientes. Não só o seu, como todos os outros. Isso pode parecer óbvio, porém muitos esquecem disso e acabam destratando o cliente ou desmerecendo-o. Nunca faça isso, pelo contrário: sirva seu cliente ao máximo. Pergunte para ele se ficou satisfeito após uma compra (isso faz com que eles se sintam importantes por terem a sua opinião ouvida), traga experiências exclusivas para clientes vips, produza conteúdo sobre seu setor para seu cliente poder te acompanhar; sempre o aproxime de você, pois a cativação do público é mais importante do que a atração dele.
3 - Desenvolva projetos digitais
Já mencionamos em nosso blog Dicas KOSTAL para ter uma loja de sucesso que o ambiente digital é inevitável no contexto atual. O negócio que não tiver um posicionamento relevante, trazendo conteúdo e experiências novas para seu cliente nesse meio está perdendo um GRANDE mercado. Para você estar na frente de seus concorrentes, tenha esse ambiente desenvolvido. Realize sorteios, divulgue promoções e cupons digitalmente, comemore datas importantes, faça contato com seu público, crie uma loja virtual. Entenda que esse ambiente é fundamental para potencializar seu negócio rapidamente e chamar a atenção de parcerias.
4 - Realize o máximo de parcerias
As parcerias elas são ótimas por serem uma relação benéfica para duas partes diferentes. Um influenciador com alcance e engajamento consegue atrair uma grande clientela para sua loja, fornecedores podem oferecer preços reduzidos caso você apenas compre determinado produto com ele, outros negócios dentro de seu próprio nicho podem te divulgar de acordo com as necessidades que envolvem cada um. Um empreendimento que tem vontade e determinação para ser realmente grande, entende que é necessário ter parcerias relevantes para aumentar seu crescimento. Foque em fazer uma parceria nova por semana, e acompanhe esse relacionamento para validar se a parceria ainda é interessante. Isso trará um grande impacto em sua marca.
5 - Engaje seu público interno
Por fim e não menos importante, dê uma atenção em seu funcionário. Outro aspecto esquecido por muitos empreendedores é que um funcionário engajado (que goste de onde trabalha) é mais produtivo do que um funcionário que não vê a hora de ir embora. Faça sua empresa ser aquela empresa que todos gostariam de trabalhar. Dedique um tempo para eventos internos, festas em datas comemorativas, integrações e outros incentivos para sempre ter um bom público interno.
Entenda que sempre devemos estar melhorando se quisermos nos destacar entre os outros. Aparentemente é algo inalcançável, muitas coisas para serem feitas e que não é possível colocar em prática a menos que algo fosse diferente. Por que não começar fazendo diferente hoje? Lembre-se que o sucesso não surge do nada, ele é resultado de um grande esforço. Coloque em prática nossas dicas todos os dias e o resultado será apenas a consequência de seu empenho.
Acesse nosso blog para ter acesso ao primeiro texto dessa série, Dias para uma loja de sucesso e também para conteúdos semelhantes a esse.
Não se esqueça de comentar algo que deixamos de lado ou algo que gostaria de ver em nossos posts no futuro.