Voltar

Blog

A revisão evita um problemão!

Em linguagem simples, fazer a revisão mecânica de um carro significa dar uma olhada para ver se tudo está bem, mas botar a mão na massa vai além desta visão resumida. Uma revisão feita por um profissional competente envolve um roteiro cuidadoso e a análise de um grande conjunto de peças. Hoje vamos explorar essa questão, para derrubar polêmicas e mostrar porque a manutenção preventiva de um carro é uma decisão acertada que traz benefícios para o seu bolso e para a sua segurança.

POR QUE FAZER REVISÃO?
Não importa a marca ou o modelo, um carro é um quebra-cabeças com um número gigante de peças, algo entre 70.000 e 90.000 componentes que juntos, formam milhares de partes, entre itens essenciais e acessórios. Algumas delas, têm prazo de validade e outras suportam movimentos e tensões constantes, sofrendo desgastes. Além disso, temos lubrificantes e fluidos. Por isso, acompanhar a saúde do seu carro evita surpresas desagradáveis e minimiza riscos.

Fazer a manutenção de um veículo é inevitável, mas há diferentes caminhos a seguir.

A manutenção de um veículo pode ser "corretiva", ou seja, quando algo quebra, o dono do carro conserta. Embora esta postura possa parecer econômica sob um olhar descuidado, já que seria possível concluir que "assim só se gasta o essencial", uma quebra pode trazer grandes danos ao sistema, e o pior, riscos sérios para quem estiver no veículo e para as pessoas próximas. Pense em uma falha nos freios em frente a uma escola ou em um carro que para de funcionar em uma região perigosa, no meio da noite: é fácil compreender as consequências que podem vir de situações assim.

Moral da história: mesmo veículos bem cuidados podem sofrer danos acidentais, então, faça manutenção corretiva quando o acaso obrigar. Para todo o resto, prefira estar sempre à frente dos problemas. E se antecipar é o caminho alternativo. Já havia um ditado que dizia que “prevenir é melhor do que remediar”. E você, precisa repensar sua postura ou já faz tudo no tempo certo quando se trata da agenda de manutenção do seu carro? Continue com a leitura e você logo saberá.

RESOLVENDO PROBLEMAS ANTES QUE ELES APAREÇAM
A manutenção "preventiva" é chamada de "revisão". A ideia aqui é fazer regulagens ou substituições com base na vida útil de cada item. O tempo de vida de cada peça é estimado pelo fabricante por meio de testes. Dessa forma, sabemos aproximadamente quanto deve durar um componente em condições normais de uso. Exemplos comuns são pneus, que oferecem condições de uso por cerca de 50 mil Km, ou lubrificantes, que devem ser trocados a cada 5.000Km ou 10.000Km, entre outros itens.


Fabricantes simulam o uso real do item em testes
feitos em laboratório ... ainda bem!


Logicamente um determinado item pode durar mais do que o previsto quando o condutor é cuidadoso, ou ao contrário, pode perder suas condições de uso antes da hora, quando submetido a condições severas. Os fabricantes não têm como conhecer o estilo de cada pessoa, por isso, trabalham com a média.

Os resultados médios obtidos nos testes são usados para criar a recomendação do fabricante para a revisão do seu carro, e cada carro tem uma recomendação diferente, feita com base em suas características de construção e uso previsto. É por isso que muitas montadoras dizem quanto você vai gastar nas primeiras revisões, antes mesmo do carro rodar o primeiro km!

REVISÃO? PODE CONFIAR!
Alguns teóricos da conspiração gostam da ideia de que a revisão mecânica é uma forma criada pelas empresas só para tirar o dinheiro das pessoas. Esta é uma ideia errada: a manutenção preventiva de um carro tem foco em peças cujo desgaste é comprovado e conhecido, além disso, é fundamental para garantir o correto funcionamento do seu carro e a segurança das pessoas... mas existem perigos. Um deles é conhecido como "empurroterapia".

“Empurroterapia” é o termo usado de forma descontraída para aqueles casos em que a alguém tenta vender um serviço ou um produto desnecessário, como se fosse um item indispensável. É possível dar exemplos como "a troca de um limpador de para-brisas que funciona perfeitamente" ou "a substituição preventiva da lâmpada dos faróis", ou ainda, "a troca preventiva do óleo de câmbio", mas o caso clássico para ilustrar esse comportamento é a "limpeza dos bicos injetores". E quem nunca ouviu essa?

Para não prolongar o assunto, a limpeza preventiva dos bicos injetores é desnecessária. Quem afirma é a Magneti Marelli, a Bosch, a VW, a Fiat, a GM e a Ford (e temos certeza de que qualquer outra empresa séria afirma o mesmo). Segundo seus especialistas, somente uma análise muito criteriosa e com o uso de equipamentos adequados, pode indicar se existe algum bico injetor trabalhando diferente dos demais.

Para evitar o risco, a dica é simples: consulte o manual do seu veículo. No manual estão todas as recomendações do fabricante. Perdeu o manual? Muitos deles já estão disponíveis em arquivo do tipo pdf para download nos sites das Montadoras. Pesquise somente fontes confiáveis na internet.

GARANTIA DO VEÍCULO PRESERVADA
Para fazer jus à garantia do veículo, o proprietário de um carro novo tem algumas obrigações, e a realização da manutenção preventiva de acordo com as recomendações do fabricante é uma delas. Consulte o manual do seu veículo e conheça a quilometragem ou os prazos para a realização da revisão e siga-os à risca. A revisão indicada no manual é aquela obrigatória para a manutenção da garantia (fique de olho na "empurroterapia": somente a revisão recomendada pelo fabricante afeta a garantia, produtos e serviços que não estiverem relacionados no manual não colocarão a garantia em risco).

Lembre-se que a manutenção preventiva em dia e a garantia de um veículo são bons argumentos de venda. Por isso, siga as recomendações com disciplina, anote cada revisão no manual (com o carimbo da concessionária que realizou o serviço) e guarde a nota fiscal. Algumas montadoras, para alguns veículos, já disponibilizam a agenda de revisões em aplicativos para celular e também no computador de bordo, podendo ser consultada na tela do multimídia em alguns casos. Aqui vale lembrar que uma anotação falsa no manual pode ser facilmente verificada, já que além de constarem no manual, as revisões também constam no sistema da concessionária - portanto, se alguém sugerir essa "saída criativa", não aceite!).

Se a garantia do seu carro já expirou, você pode buscar oficinas particulares de confiança, mas não pode deixar a manutenção de lado. Carros com a manutenção em dia tem uma vida útil maior, são confiáveis e, no caso de venda, obtêm valores mais altos ou são vendidos em prazos menores.

TENHA UMA POSTURA PROATIVA E COERENTE
Se você está aqui, lendo este post, é porque tem um perfil cuidadoso, atento à preservação do seu patrimônio e da segurança, ou talvez, precisava apenas de um empurrãozinho para agendar logo uma revisão no seu carrão. Neste caso, é válido lembrar que a manutenção preventiva deve ser uma preocupação rotineira e não algo que lembramos apenas quando o carro entra na oficina ou às vésperas de uma viagem. Veja algumas coisas que fazem a diferença na preservação de um veículo...

LEITURA DO MANUAL - Todos sabemos que grande parte das informações do manual são de conhecimento geral, mas é lá que estão os prazos de manutenção, os itens observados em revisões, a pressão dos pneus, a especificação dos lubrificantes ou do fluido de freio, entre outras coisas. Ler o manual torna você mais preparado para compreender o que deve ser feito e de que forma. Leia e respeite as recomendações do fabricante.

CUIDADOS RECORRENTES - Hábitos simples ajudam a preservar diversos aspectos: calibre os pneus semanalmente; nunca acelere o carro imediatamente após ligá-lo (o óleo do motor precisa de tempo para cumprir sua função adequadamente); troque óleo e filtro juntos; use o carro de forma suave quando for um zero km (ou em caso de retífica recente do motor); faça alinhamento e balanceamento SEMPRE que necessário; fique atento às luzes de alerta no painel e respeite-as, e mantenha o carro limpo (sujeira acumulada danifica a pintura e diversos outros componentes).

Viu? Revisão não é um bicho de sete-cabeças. A manutenção preventiva é importantíssima para garantir o perfeito funcionamento e o valor do seu carro e, junto com outros hábitos, é o caminho certo para garantir que a relação entre você e seu carro seja um casamento longo e feliz!

Receba artigos sobre o mundo automotivo antes de todo mundo! Componentes, peças e guias completos com dicas para cuidar do seu carro escritas por profissionais da área.
Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Categorias

Posts Recentes

Caminhão Preparado, Caminhoneiro Seguro!
A revisão evita um problemão!
A falta dos "microchips" e sua importância na produção dos veículos.
Qual o melhor alarme para o carro?
Peças e Acessórios automotivos nos Marketplaces. Realidade ou Ilusão?

Outras notícias

12/01/2022
Caminhão Preparado, Caminhoneiro Seguro!
Pegar a estrada todo dia, conhecer novos destinos, mergulhar nas mais diferentes paisagens e conhecer novas pessoas, vivendo com liberdade.
10 minuto(s) para ler
10/12/2021
A falta dos "microchips" e sua importância na produção dos veículos.
Fala-se muito sobre as incessantes paradas de produção das montadoras em 2021 e que uma das principais causas de tudo isso é a falta de componentes eletrônicos, em particular, dos semicondutores.
9 minuto(s) para ler
30/11/2021
Qual o melhor alarme para o carro?
Mas onde começa a história dos alarmes? Quando um alarme passou de um vigia dando gritos de alerta para um produto tecnológico?
10 minuto(s) para ler
24/11/2021
Peças e Acessórios automotivos nos Marketplaces. Realidade ou Ilusão?
Enquanto estávamos isolados em nossas casas, celulares e computadores foram nossa janela para o mundo.
9 minuto(s) para ler

KOSTAL Eletromecânica LTDA - CNPJ: 60.852.274/0001-30
Avenida Redenção, 495, São Bernardo do Campo/SP
Copyright© 2022 - Kostal Todos os direitos reservados
Agência WebSide
Utilizamos cookies para analisar sua interação com nosso site e melhorar o conteúdo oferecido. Também usamos dados pessoais, conforme a Política de Privacidade e Uso dos Sites KOSTAL. Ao continuar a navegar, você concorda com nossa Política.
Saiba mais
Estou de acordo