Voltar

Blog

Caminhão Preparado, Caminhoneiro Seguro!

Pegar a estrada todo dia, conhecer novos destinos, mergulhar nas mais diferentes paisagens e conhecer novas pessoas, vivendo com liberdade. A vida em um caminhão tem muitos prazeres e o melhor caminho para garantir que a parte boa esteja sempre presente e em destaque, é ficar atento a alguns cuidados simples, mas muito importantes!

Hoje vamos trazer dicas importantes para tornar sua viagem mais segura e confortável, porque toda jornada é melhor quando caminhão e caminhoneiro estão bem! Vem com a gente...

PRIMEIROS CUIDADOS

A atenção deve começar antes de rodar o primeiro KM e isso vale tanto para o seu caminhão, como para você, mas vamos começar pelo equipamento. Grande parte dos imprevistos acontecem por falta de manutenção, por isso é fundamental pensar de forma preventiva.

Faça uma pequena revisão com a ajuda de um profissional, observando o funcionamento de faróis, lanternas e comandos do painel. Verifique a existência de vazamentos e os fluidos, que devem estar dentro da validade e no nível correto. Confira a calibragem dos pneus e do estepe de acordo com as determinações do manual, conforme o volume de carga - é importante destacar que pneus murchos prejudicam a segurança e podem aumentar o gasto de combustível em até 15%. Por fim, para quem trafega com peso bruto superior a 4.536 quilos, o tacógrafo é obrigatório e precisa estar regularizado.

Um ponto que reforçamos é que a verificação sempre deve considerar o manual e ser feita por um profissional, em uma oficina da sua confiança. Embora muitos caminhoneiros tenham experiência neste tipo de cuidado, nada substitui o conhecimento adquirido no dia-a-dia de um mecânico profissional. Quando cada um se dedica ao que faz de melhor, os resultados são incríveis: sua carga será conduzida por você, um bom motorista... e as condições do seu caminhão serão observadas por um bom mecânico. Cada um naquilo que faz de melhor!

Por fim, nunca abra mão de utilizar peças genuínas durante as revisões necessárias, antes ou depois das viagens. A KOSTAL é uma das maiores fabricantes de peças originais, como chaves de seta, botões de painel e comutadores de ignição para a linha pesada, por isso, podemos dizer confiantes que “com as melhores peças de reposição, seu caminhão não te deixa na mão!”

É HORA DE IR? AINDA NÃO!
Michael Phelps é o nadador olímpico com mais medalhas na história das provas de natação. Um dos treinos feito por ele consiste em fechar os olhos e imaginar a "prova perfeita". Com esse "planejamento mental", ele visualiza como cair na água e como dar as melhores braçadas. A ciência já comprovou que este planejamento traz bons resultados e tudo pode ser confirmado pelas medalhas que ele acumula.

Agora queremos que você faça o mesmo: visualize sua viagem, tentando pensar em cada detalhe antes de sair de casa, mas não precisa ser de olhos fechados... vamos fazer melhor. Use seu celular, um computador ou peça ajuda para quem é mais confortável com estes equipamentos e fique de olho em tudo que é importante:

  • Qual será sua rota?
  • Onde estão os pedágios e qual o custo?
  • Onde ficam as balanças?
  • Quais são as paradas para descanso?
  • Que postos confiáveis há pelo caminho?
  • Há trechos perigosos e que precisam ser evitados na sua rota?
  • Que telefones podem ser úteis: Polícia? Hospitais? Seguradoras?
  • Qual é a previsão do tempo para os dias de viagem?

O objetivo desta pesquisa é fazer com que você se familiarize com o que vai encontrar pelo caminho. Além disso, ao "visualizar" o que espera por você, terá mais segurança em saber onde está, qual é a próxima etapa, quanto falta para rodar naquele dia... coisas que reduzem a ansiedade, o cansaço e tornam tudo mais confortável.


MUITA ATENÇÃO
Os seus documentos estão em dia? E o documento do caminhão? Verifique tudo com calma, preste atenção nos detalhes. Se preciso, imprima cópias ou comprovantes. CRLV atualizado e CNH em dia são fundamentais (lembre-se que comprovantes de renovação e recibos não são documentos válidos). Um pouco de atenção pode evitar grandes dores de cabeça.

A papelada da carga é mais complexa, mesmo porque andar só com a Nota Fiscal da carga não é suficiente. Inclua na lista a DAMDFe, que é fornecida pelo contratante; o DACTe, que pode ser oferecido pelo contratante (se for, aceite) e o Contrato de Transporte, que precisa ser autenticado e estar acompanhado da NF (e por isso começa a ser substituído pelo DAMDFe e DACTe, mencionados acima).

VAMOS ARRUMAR AS MALAS!
Inclua na bagagem um kit médico. Neste kit deve haver remédios que você toma habitualmente, caso tenha esta necessidade, mas também é bom incluir remédios que podem ser úteis diante de imprevistos, tais como: relaxante muscular; remédio para dor de cabeça; algo para conter desarranjos intestinais; para gases; algo para o fígado e um anti-inflamatório. Junto com isso, curativos, gaze, água oxigenada. Esta lista básica pode ajudar em casos mais simples, tanto para seguir viagem, como para procurar atendimento em casos mais complexos.

Caso tome remédios recorrentes ou de uso controlado, leve uma receita para eventuais emergências. Se for o caso, tenha anotado o telefone do seu médico.

Além de medicamentos, lembre-se de itens de higiene pessoal, de água e alimentos. No tocante aos alimentos, é comum contar com alimentos industrializados, mas se puder, leve alimentos naturais como frutas e aqueles feitos em casa, sem conservantes, armazenados corretamente para não ter a qualidade prejudicada - uma alimentação leve e balanceada fará seu corpo funcionar melhor, lhe dará mais energia e não causará o desconforto relacionado à ingestão de açúcares e gorduras em excesso.

Por fim, inclua um kit de ferramentas. Muitas vezes um reparo vai além do que está ao seu alcance, mas em casos mais simples, ter acesso a ferramentas básicas pode ajudá-lo.

Com os cuidados que relacionamos até aqui, boa parte dos imprevistos leves será resolvida com facilidade.

PEGANDO A ESTRADA
Compartilhe sua rota com pessoas de confiança, pode ser sua família ou amigos próximos. Diga por onde vai passar, que dia deve chegar, onde pretende parar. Se algo acontecer, estas pessoas conseguem reagir com mais agilidade e segurança.

Prefira rotas conhecidas. Um atalho pode ser sedutor, mas um caminho com o qual você não está familiarizado pode levar a situações inesperadas que irão atrasar sua viagem ou trazer riscos.

Carregue seu celular antes de sair e lembre-se de levar o carregador.

Leve dinheiro e cartões de acordo com sua rota e previsão de gastos. Guarde o dinheiro em lugares variados, sempre fora da vista, incluindo parte de sua verba com você. No caso de cartões, nunca anote as senhas em lugares visíveis (na verdade, se puder, nunca anote as senhas em lugar algum).

Use bloqueador solar a todo momento (o mormaço também queima sua pele). Use óculos escuros. NUNCA consuma álcool ou drogas, mesmo em "quantidades pequenas" e mesmo se "já estiver acostumado".

Conduza com responsabilidade e profissionalismo, de forma preventiva (tentando se antecipar ao que outros motoristas podem fazer). Respeite as leis e os limites, tanto os de velocidade e carga, como os limites do seu caminhão e também os seus. Dobre os cuidados diante de chuvas. Se possível, evite parar na estrada, pois isso aumenta o risco de assaltos.

Falando em segurança, fique atento: não dê caronas para estranhos; mantenha objetos de valor ocultos; nunca deixe documentos no caminhão; se for abordado por assaltantes, não reaja. Ao parar, jamais deixe portas abertas e a chave no contato.

Se possível, combine paradas com amigos e nunca fale sobre sua carga, já que isso pode chamar a atenção de pessoas mal-intencionadas (e você nunca sabe se alguém está ouvindo a conversa ou se a informação será repassada a terceiros, mesmo sem querer). Estacione em locais seguros e iluminados.

DESCANSE!
A tentação de chegar mais cedo é irresistível, mas é muito perigoso ir além dos limites do corpo. O sono é cruel e se não houver descanso, pode ser fatal. Por isso, descanse sempre que possível: isso mantém sua resistência, disposição e reflexos em dia!

Ficar sentado por muito tempo traz desgaste ao corpo e isso vai consumindo sua energia ao longo da viagem. Tente parar a cada 2 horas para "esticar as pernas". Nestas ocasiões, faça alongamentos simples por cerca de 10 minutos, alongando pernas, braços e os músculos do pescoço e das costas - isso aumentará o conforto dos próximos quilômetros e reduzirá a tensão.

Quando encontrar paradas com ações de saúde, aproveite! Nestas paradas pode haver exames gratuitos e serviços como vacinas, corte de cabelo e barba, massagens e outros que ajudam muito no bem-estar. O tempo investido nestes cuidados vai se refletir em uma viagem mais confortável, com menos riscos.

CONCLUINDO...
A lista parece grande, mas tudo isso pode se transformar em hábitos saudáveis que fazemos sem perceber a cada viagem. Junto com isso, faça exames médicos periodicamente, busque ter uma rotina disciplinada e pratique atividades físicas que lhe derem prazer com regularidade. Se você fizer tudo isso, cada viagem poderá ser traduzida em prazer e ficará para sempre em sua memória!

Aperte o cinto, entregue um beijo para a sua família e boa viagem!

Receba artigos sobre o mundo automotivo antes de todo mundo! Componentes, peças e guias completos com dicas para cuidar do seu carro escritas por profissionais da área.
Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Categorias

Posts Recentes

Abra caminho para o Futuro: Conheça as Novas Unidades de Controle da KOSTAL!
As mulheres e a evolução da indústria de automóveis
Sistemas eletrônicos obrigatórios interligados
Inovação verde para um mundo melhor
KOSTAL é líder

Outras notícias

27/03/2024
Abra caminho para o Futuro: Conheça as Novas Unidades de Controle da KOSTAL!
Abra caminho para o Futuro: Conheça as Novas Unidades de Controle da KOSTAL!
4 minuto(s) para ler
08/03/2024
As mulheres e a evolução da indústria de automóveis
As mulheres e a evolução da indústria de automóveis
5 minuto(s) para ler
23/02/2024
Sistemas eletrônicos obrigatórios interligados
Sistemas eletrônicos obrigatórios interligados
5 minuto(s) para ler
06/02/2024
Inovação verde para um mundo melhor
KOSTAL: Inovação verde para um mundo melhor
2 minuto(s) para ler

KOSTAL Eletromecânica LTDA - CNPJ: 60.852.274/0001-30
Avenida Redenção, 495, São Bernardo do Campo/SP
Apple Google
BAIXE NOSSO
APLICATIVO
Copyright© 2024 - Kostal Todos os direitos reservados
Agência WebSide
Utilizamos cookies para analisar sua interação com nosso site e melhorar o conteúdo oferecido. Também usamos dados pessoais, conforme a Política de Privacidade e Uso dos Sites KOSTAL. Ao continuar a navegar, você concorda com nossa Política.
Saiba mais
Estou de acordo