Voltar

Blog

Originais VS. Paralelos - Os acessórios para seu 0KM

"Não existem respostas simples para questões complexas". Essa frase é muito usada quando alguém tem uma resposta mágica para um problema cheio de detalhes. Vale para a guerra na Ucrânia, para a economia de um país e para muitas outras questões, incluindo uma dúvida que parece simples, mas que exige um pouco mais de análise a cada caso: Vale a pena investir em acessórios originais para veículos 0Km? Depende! Vem com a gente que vamos mais fundo nessa questão, para que você considere os prós e contras na hora de escolher acessórios para o seu veículo.

OS CAMINHOS PARA ESCOLHER ACESSÓRIOS

Existem 3 caminhos para deixar seu carro diferente das versões mais vendidas: 

1. Os tradicionais pacotes de acessórios vendidos junto com o carro;

2. A linha de acessórios originais homologados pelas montadoras;

3. E os chamados acessórios “paralelos".

Os pacotes são uma combinação fechada que mistura acessórios originais instalados no ato da compra para dar um upgrade no carro novo. É um caminho prático e seguro que melhora o conjunto do carro, mas convenhamos: para quem quer algo diferente do comum, não é o melhor caminho.

Já os acessórios originais são aqueles homologados pela montadora junto aos fabricantes especialistas do mercado e vendidos na rede de autorizadas. Composto por itens que não afetam a garantia do veículo, mas requerem um investimento maior e nem sempre são as melhores opções técnicas ou estéticas. E nesse caso, partimos para o terceiro caminho.

Os acessórios "paralelos" são todos aqueles vendidos fora das concessionárias, você pode encontra-los na internet, nos shoppings de autopeças e nas lojas de som e acessórios. Há muito mais opções, com estilos variados e, em alguns casos, aspectos técnicos superiores, mas também existe o risco de itens de má qualidade que, em casos extremos, podem danificar o veículo e deixá-lo sem a garantia de fábrica.

Uma boa forma de começar a pensar no assunto é definir o que você procura. Se o seu objetivo é modificar a estética do veículo com um adesivo, elementos aerodinâmicos fixados à lataria ou, em um exemplo mais simples, instalar calhas nas portas, não existe motivo para você se prender às concessionárias para comprar acessórios. Itens deste tipo são "inofensivos", ou seja, não afetam a mecânica do veículo e, por isso, não prejudicam a garantia. Escolha o que você mais gosta, busque qualidade, preço e conte com lojas de confiança e instaladores competentes para cuidar de tudo.

Mas se você é daqueles que procura por alternativas mais marcantes, a discussão ganha outros contornos...

Pneus especiais, rodas, suspensão, chips de remapeamento da injeção, sistemas de som, iluminação, sistema de escape, turbo... a lista é infinita e tentadora! Para tornar tudo mais complexo, muitos itens sequer são vendidos nas concessionárias e, quando são, estão longe de ser a melhor opção de preço. Um sistema de som sofisticado ilustra bem a questão: JBL, Bose, Pioneer, Clarion, Kenwood, Harman & Kardon, Burmester, Bang & Olufsen são marcas que figuram entre as melhores do mundo. Cada uma delas tem diversos modelos de equipamentos de som, com especificações diferentes, permitindo múltiplas combinações e resultados. Uma concessionária não tem como oferecer esta riqueza de opções e isso vale tanto para o som, como para todos os exemplos que mencionamos. Nesta hora você fica em uma encruzilhada: dar-se por satisfeito com o original ou assumir o risco do paralelo?

OS RISCOS DOS ACESSÓRIOS NÃO-ORIGINAIS

O primeiro risco da falta de originalidade é a qualidade do produto. Marcas conhecidas costumam oferecer bons produtos, mas sempre há opções de preço irresistível vindas de marcas obscuras, que podem ser uma grande dor de cabeça. Seja sensato e desconfie de valores muito diferentes da média para o produto desejado.

A qualidade do serviço é a segunda preocupação. Embora até mesmo concessionárias podem cometer falhas de qualidade, pois muitas não possuem oficinas próprias e terceirizam sua área de acessórios, assumimos que os funcionários recebem treinamentos diversos (ou que pelo menos têm acesso a isso) e que existe o peso da marca por trás. Em lojas independentes a qualidade é uma loteria. Aumente suas chances de sucesso buscando locais limpos e organizados, com funcionários que saibam falar sobre o produto e sua instalação. Se quiser mais segurança, use o Google para buscar por reclamações a respeito do estabelecimento e pesquise também no Reclame Aqui. Escolheu o lugar? Lembre-se de pedir a nota fiscal: ela é o documento que o ajudará se as coisas derem errado.

O terceiro risco é a perda da garantia do carro ou de partes dele. Então você tomou todos os cuidados, escolheu uma boa loja, mas a vida tem surpresas e alguma coisa deu errado? Se a consequência afetar a estrutura do veículo (física, elétrica, lógica) e for comprovado que tudo aconteceu por causa de um acessório não-original, seu carro provavelmente ficará sem a garantia. Nesse caso, não há muito o que fazer, já que a suspensão da garantia consta, inclusive, no manual... mas fique atento: a parte suspensa da garantia deve ter relação com o problema causado pelo acessório. Se você instalar um rádio e a suspensão quebrar por alguma falha de fabricação, a garantia relacionada à suspensão deve cobrir o reparo.

CONCLUSÃO

Acessórios originais evitam dores de cabeça se algo inesperado acontecer, mas você precisa investir um pouco mais do que a média de valor para o item e, em muitos casos, leva um produto que pode não ser o melhor da categoria, mas atende a todos os requisitos de Qualidade. O ponto mais positivo é que a garantia do veículo seguirá válida durante seu período total. Além disso, o valor de revenda também melhora e brasileiro adora isso!

Já os acessórios não-originais tem a maior oferta de modelos e ampla gama de preços. Em muitos casos as marcas que ostentam estão entre as melhores. Por outro lado, a instalação nem sempre é feita por profissionais qualificados e caso um problema tenha origem a partir desta instalação, os reparos relacionados não serão cobertos pela garantia da montadora.

Antes de escolher o caminho, veja quais são seus objetivos. Se você busca um detalhe para se diferenciar ou valorizar o veículo, sem ter grandes preocupações, os originais podem ser uma boa opção. Já se o seu objetivo é algo muito diferenciado, ou ainda, que seja uma referência de alta qualidade, a solução pode estar no mercado paralelo. Tente se cercar de boas marcas e profissionais, documente suas escolhas com a nota fiscal e assuma o risco de perder a garantia, se achar válido.

Qualquer caminho tem prós e contras. Analise a situação com calma e tome sua decisão.

A KOSTAL possui um portfólio repleto de peças e acessórios originais, homologados juntos às principais montadoras do país. Antes de decidir qual caminho seguir na jornada de compra dos acessórios para o seu carro novo, faça uma busca em nosso catálogo e se encontrar um acessório KOSTAL adequado para ele, não precisa pensar duas vezes. Acessório original, só pode ser KOSTAL.

Receba artigos sobre o mundo automotivo antes de todo mundo! Componentes, peças e guias completos com dicas para cuidar do seu carro escritas por profissionais da área.
Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Categorias

Posts Recentes

O Brasil e os automóveis eletrificados
Abra caminho para o Futuro: Conheça as Novas Unidades de Controle da KOSTAL!
As mulheres e a evolução da indústria de automóveis
Sistemas eletrônicos obrigatórios interligados
Inovação verde para um mundo melhor

Outras notícias

12/04/2024
O Brasil e os automóveis eletrificados
Uma revolução eletrificada!
5 minuto(s) para ler
27/03/2024
Abra caminho para o Futuro: Conheça as Novas Unidades de Controle da KOSTAL!
Abra caminho para o Futuro: Conheça as Novas Unidades de Controle da KOSTAL!
4 minuto(s) para ler
08/03/2024
As mulheres e a evolução da indústria de automóveis
As mulheres e a evolução da indústria de automóveis
5 minuto(s) para ler
23/02/2024
Sistemas eletrônicos obrigatórios interligados
Sistemas eletrônicos obrigatórios interligados
5 minuto(s) para ler

KOSTAL Eletromecânica LTDA - CNPJ: 60.852.274/0001-30
Avenida Redenção, 495, São Bernardo do Campo/SP
Apple Google
BAIXE NOSSO
APLICATIVO
Copyright© 2024 - Kostal Todos os direitos reservados
Agência WebSide
Utilizamos cookies para analisar sua interação com nosso site e melhorar o conteúdo oferecido. Também usamos dados pessoais, conforme a Política de Privacidade e Uso dos Sites KOSTAL. Ao continuar a navegar, você concorda com nossa Política.
Saiba mais
Estou de acordo