Voltar

Blog

Seja um mestre em economia de combustível

Existem diversos caminhos para economizar e um dos melhores para reduzir seus gastos, além de proteger seu orçamento, é ficar atento a pequenas ações naquilo que você faz o tempo todo. Na prática, mudar o estilo de vida para reduzir a conta de gás, de luz ou até mesmo o preço da sua TV por assinatura, é um movimento que pode trazer economias consistentes no longo prazo.

E quando se fala em mudar o comportamento para proteger o seu bolso, economizar combustível está entre as coisas mais importantes. Por isso, vamos falar sobre tudo aquilo que você pode fazer para que seu carro gaste menos... e em tempos de gasolina a quase dez reais o litro, este é um assunto que interessa todo mundo!

Continue com a gente, estude as sugestões que vamos apresentar e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

CARRO AFINADO

Não adianta mudar seu comportamento ao volante se o seu carro estiver desregulado, com peças velhas e malconservadas, fluidos vencidos, velas e filtros gastos e outros probleminhas comuns em veículos malcuidados. Manter um carro em boas condições é o primeiro passo para o seu carro rodar bem.

O roteiro já é conhecido: motor regulado, filtros de ar, combustível e óleo dentro do prazo de validade, velas novas com bom poder de faísca, lubrificantes em dia e manutenção periódica dentro do previsto. Carro regulado consome menos combustível quando comparado a um carro em más condições.

CALIBRAGEM

Faça amizade com o calibrador do seu posto favorito! Cheque a pressão dos pneus uma vez por semana: como há ruas esburacadas por todos os lados, perder pressão é normal, e pneus vazios exigem mais esforço para rodar.

Vamos para o próximo item? Não! Ainda é preciso lembrar que frentista pode ser bem-intencionado, mas não entende nada de pneu: cada carro tem uma pressão ideal, então quando um frentista disser que "sempre coloca 30 libras quando calibra", sorria, seja uma pessoa simpática e corra para o manual do carro (ou para aquela plaquinha que fica na parte interna do batente da porta dianteira) e veja qual é a pressão indicada para os pneus do SEU carro. A pressão foi definida por engenheiros, com base em diversas características do seu carro, então, dê uma chance para a turma da engenharia, sem ser rude com o frentista cheio de boas intenções.

POSTO CONFIÁVEL

Sabe aquele posto de bandeira desconhecida que oferece gasolina 50 centavos mais barato que qualquer outro posto? Evite. Abasteça seu carro em postos confiáveis e conhecidos e observe o comportamento do seu carro. Se tudo ficar bem, crie um relacionamento com o posto que você escolheu, mas se o carro começar a engasgar ou aumentar o consumo sem motivo aparente, troque de posto.

GASOLINA BOA

A gasolina aditivada ajuda a economizar no longo prazo, pois promove a redução do atrito e a economia na manutenção.

Gasolinas premium como a Podium, da BR, ou a Racing, da Shell, tem alta octanagem. Por ter maior poder de explosão, geram mais energia e fazem com que carros com maiores taxas de compressão precisem de menos combustível para rodar (mas como são mais caras, esta economia pode não valer a pena).

EVITE PESO DESNECESSÁRIO

Muita gente usa carro como armário. Leva roupas, objetos, ferramentas que nunca usa, equipamentos variados e todo tipo de coisa. Quando você carrega coisas, deixa seu carro mais pesado, fazendo com que ele faça mais força para rodar. Tente deixar seu carro vazio no dia a dia para deixá-lo mais leve.

ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO

Lembra daquela conversa sobre manutenção em dia? Manter as rodas alinhadas e balanceadas faz parte dessa questão. Se o carro puxa para um lado quando você roda em velocidade constante em uma estrada plana, é preciso alinhar. Se o volante vibra em velocidades entre 90Km/h e 120Km/h, é preciso balancear. Se você é pego por um buraco tipo ninja assassino e dá uma pancada na roda, daquelas que causam dor no coração e na alma, é preciso verificar se tudo está em ordem. Após a execução dos serviços de alinhamento e balanceamento, algumas empresas oferecem uma revisão gratuita do alinhamento e condições das rodas e pneus como cortesia. Aproveite!

VIDRO ABERTO OU AR-CONDICIONADO?

Essa discussão é pior que bolacha x biscoito! É fato, manter os vidros abertos em altas velocidades oferece resistência (similar ao efeito paraquedas), então o ar-condicionado funcionando em ritmo médio pode ser vantajoso. Agora, se você quer ser um mestre na economia, feche os vidros e não ligue o ar-condicionado... bom, estamos exagerando, mas no inverno, pode funcionar! Só não esqueça de abrir os vidros um pouquinho, de tempos em tempos, para dar aquela renovada no ar. ;-) 

DIRIJA COM SUAVIDADE

Saia de casa mais cedo, assim você não precisa pisar fundo para chegar aos seus compromissos. Evite arrancadas, acelerações bruscas e frenagens agressivas. Se você dirigir sem sobressaltos, sua média vai melhorar e seu bolso vai agradecer. As variações ocorrem de carro para carro, mas se você conseguir manter a rotação do motor sempre entre 1800 a 2500 RPM, seu motor estará em condições mais favoráveis para um melhor consumo de combustível.

DE OLHO NO MAPA

Escolha caminhos onde o carro flui melhor. Um caminho mais curto, mas com valetas, sinais de trânsito, tráfego pesado, "anda e para" e muitas subidas, pode ser menos eficiente que um caminho mais longo, onde você pode manter seu carro em uma velocidade de cruzeiro que possa ser mantida sem alterações e esforço.

MÃE, TÔ BONITO?

Sua mãe sempre vai te achar lindo, mas nem sempre os acessórios que você escolhe em nome do estilo fazem sentido. Quando o assunto é carro, seja esperto na hora de colocar aerofólios, rodas gigantes ou body kits cheios de rebarbas e detalhes: tudo que muda as linhas de seu carro afeta o atrito e a resistência do ar (coeficiente aerodinâmico)... e carro que precisa fazer mais força para rodar, gasta mais combustível.

ANDE A PÉ OU DE BICICLETA

Ok, nem sempre isso é viável, mas existem pessoas que vão até a padaria da esquina de carro. Quando você estiver em uma atividade de lazer próxima à sua casa ou em pequenas tarefas próximas que podem ser feitas sem um carro, faça um esforço e mexa esse corpinho! O coração agradece... e o bolso também.

VIVA A CARONA!

Se você der carona a um amigo ou caso seja a carona no carro de outra pessoa, faz sentido no seu dia a dia, pense nisso com carinho. Combinar com um amigo do trabalho que um vai dar carona para o outro, em alguns dias da semana, pode fazer milagres para quem busca economizar combustível.

CARRO LIMPO

Tá... estamos exagerando, eu sei... mas tem lógica, olha só: se a aerodinâmica do seu carro envolve coisas como placas de barro ou sujeira pesada, o ar tem mais dificuldade para fluir. Assim, será que uma lataria limpa, teoricamente, sairia ganhando? Então, falamos que estamos exagerando... estamos mesmo, mas é só para te provocar e fazer você pensar. ;-)

TRAFEGUE EM HORÁRIOS ALTERNATIVOS

Se suas obrigações permitem que você saia em horários de menos trânsito, organize-se para aproveitar esta liberdade para economizar uns trocados. Quer economizar muito mais? Pense em home office... afinal, quem não liga o carro economiza muito combustível!

E agora, uma última dica simples e poderosa para fechar a nossa conversa...

ACOMPANHE O CONSUMO DO SEU CARRO

Quando encher o tanque, zere o hodômetro parcial (ou use o computador de bordo) e registre quanto consegue rodar até o próximo reabastecimento. Com os números em mãos, faça as contas e veja quantos Km/L seu carro faz. Só percebe alterações quem acompanha o consumo, portanto, crie o hábito de ficar de olho nesses números para identificar alterações de consumo rapidamente, caso elas aconteçam.

E aí, quer mais dicas?

Certamente elas existem, mas você já tem um extenso dever de casa para diminuir sua conta no posto.

Boa economia!

Receba artigos sobre o mundo automotivo antes de todo mundo! Componentes, peças e guias completos com dicas para cuidar do seu carro escritas por profissionais da área.
Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Categorias

Posts Recentes

Abra caminho para o Futuro: Conheça as Novas Unidades de Controle da KOSTAL!
As mulheres e a evolução da indústria de automóveis
Sistemas eletrônicos obrigatórios interligados
Inovação verde para um mundo melhor
KOSTAL é líder

Outras notícias

27/03/2024
Abra caminho para o Futuro: Conheça as Novas Unidades de Controle da KOSTAL!
Abra caminho para o Futuro: Conheça as Novas Unidades de Controle da KOSTAL!
4 minuto(s) para ler
08/03/2024
As mulheres e a evolução da indústria de automóveis
As mulheres e a evolução da indústria de automóveis
5 minuto(s) para ler
23/02/2024
Sistemas eletrônicos obrigatórios interligados
Sistemas eletrônicos obrigatórios interligados
5 minuto(s) para ler
06/02/2024
Inovação verde para um mundo melhor
KOSTAL: Inovação verde para um mundo melhor
2 minuto(s) para ler

KOSTAL Eletromecânica LTDA - CNPJ: 60.852.274/0001-30
Avenida Redenção, 495, São Bernardo do Campo/SP
Apple Google
BAIXE NOSSO
APLICATIVO
Copyright© 2024 - Kostal Todos os direitos reservados
Agência WebSide
Utilizamos cookies para analisar sua interação com nosso site e melhorar o conteúdo oferecido. Também usamos dados pessoais, conforme a Política de Privacidade e Uso dos Sites KOSTAL. Ao continuar a navegar, você concorda com nossa Política.
Saiba mais
Estou de acordo