Voltar

Blog

Como fazer uma instalação efetiva do alarme de moto.

Os números são fresquinhos: foram registrados 17,3 mil roubos e furtos de motos no estado de São Paulo, durante o primeiro semestre de 2022. Fazendo a comparação com o mesmo período de 2021, temos um aumento de 37,15%, quando 12.625 motos trocaram de mãos da pior maneira possível. 

A informação é resultado de uma análise realizada por um grupo de motociclistas da sociedade civil e de uma importante empresa do ramo de rastreamento, com base nos dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Motos chamam atenção. As grandes, seduzem quem pensa em se exibir ou em fugir da polícia após a prática de outros crimes. As pequenas, alimentam um mercado gigantesco de peças de reposição. Quem tem moto, deve sempre ter em mente que está sob risco de perder seu patrimônio.

O roubo é a pior das situações, já que põe a vida do piloto em risco e representa cerca de 68% das ocorrências, mas o furto, que é "o roubo feito sem armas ou na ausência do proprietário", embora traga menos riscos à integridade do condutor, dói no bolso e na alma, já que muitas vezes a conquista da moto passou por uma longa jornada de economia e sacrifícios. Essa modalidade representa os outros cerca de 32% de ocorrências.

Diante desse quadro, é um consenso que todo motociclista deve contar com recursos que dificultem a vida dos ladrões. Além de um comportamento preventivo, recheado de atenção e cuidados, estamos falando de travas, seguros e, lógico, um bom alarme de moto! Acontece que quando o assunto é alarme, até o melhor equipamento do mercado pode perder sua eficácia se a instalação não for feita corretamente.

ONDE INSTALAR O ALARME

Partiremos pelo começo, procure uma loja especializada na instalação de alarmes em motos. Um instalador de som bem qualificado é totalmente capaz de instalar um alarme em uma moto, seguindo as instruções do manual e informativos técnicos. Alguém que sempre instalou alarmes em carros, também, mas quando você conta com profissionais habituados a lidar com a instalação de alarmes em motos, suas chances de sucesso aumentam muito.

Um profissional com experiência na instalação de alarmes em motos já conhece os melhores lugares do veículo para fixar o módulo e a sirene e também é familiarizado com o cabeamento original da moto. Se puder escolher, prefira alguém que já tem experiência naquilo que você precisa.

Outro ponto importante é a reputação da loja. Converse com amigos que tenham motos e, se puder, faça uma busca na internet, usando seu celular. Vá ao Google e digite o nome da loja, seguido da palavra "reclamação". Repita o processo usando a palavra "problema". Se quiser ir além, use as palavras "reclame aqui" após o nome. Estas são buscas simples que podem revelar informações importantes. Você gasta pouco tempo, mas aumenta a segurança na hora de escolher.

INSTALAÇÃO PREVENTIVA

Já ouviu essa expressão? Pois saiba que é exatamente essa atitude, instalar os produtos de forma preventiva, que faz a diferença no dia a dia de quem vive de instalações e venda de acessórios para motos e carros. Para isso, é necessário ter ferramentas adequadas, espaço organizado e iluminado, profissionais treinados, e porque não, paixão pelo que faz. Cuidado em cada detalhe, um bom acabamento, parceria com os fabricantes, tudo isso faz parte da rotina de quem não quer ter “dor de cabeça” na sua loja.

Assim como carros, motos têm suas particularidades e são diversas marcas e modelos que rodam pelo país. Mas leve em consideração, quanto mais tempo a moto tiver, mais atenção é necessária. Sempre verifique as condições da bateria e suas conexões, teste vela e cabo de vela, verifique se o sistema da moto está garantindo a tensão e corrente corretas para uma boa alimentação do sistema eletrônico para o alarme de moto.

Se necessário, somente aceite fazer a instalação após o proprietário da moto realizar a manutenção adequada. Mas se você for já é um especialista na área, aproveite para ofertar uma revisão de pontos-chave junto com a instalação, assim, o valor médio por cliente pode aumentar consideravelmente.

COM A PALAVRA, OS ESPECIALISTAS

Para ajudar na escolha do local e serviços corretos para cada necessidade, enriquecemos esse material conversando com duas tradicionais lojas da região do ABCD, na Grande SP, onde a KOSTAL desenvolveu a maior parte de sua história no Brasil. Os profissionais foram convidados a comentar suas experiências na solução de problemas que clientes trazem para serem resolvidos e também sobre suas formas de trabalhar, justamente para prevenir que o mesmo aconteça nos serviços oferecidos em suas lojas.

É o que inicia comentando Fabio Endrigo Jorge, técnico instalador automotivo na Rabbits Sound, “é tarefa complicada reverter a decisão de um cliente que chega na loja decido a retirar um alarme problemático para que tudo fique novamente como original, ele já perdeu a confiança”. Daí vem uma motivação para trabalhar com produtos confiáveis e uma mão de obra qualificada, não é mesmo? No mesmo caminho, David Franzo Junior, da Jog Sound - Audio Car System, reforça que “é vital para a fidelização dos clientes a loja selecionar ótimos produtos e ter um baixo índice de retrabalhos”. Para ele, “investir tempo na pesquisa do que deve ser feito antes de instalar um alarme, tem um impacto direto no baixo número de garantias, além de evitar os prejuízos causados pelos retrabalhos”.

Quem é do ramo sabe, e vai concordar, que estar com a loja cheia e receber um cliente irritado porque o alarme não está funcionando direito, é a última coisa que você quer. Tudo gira em torno de ações que visam identificar potenciais riscos que determinada intervenção pode causar no veículo e no produto, então é necessário reunir informações para poder desenvolver um trabalho de forma preventiva responsável. Não é válido aceitar um serviço “a qualquer custo” e depois colher prejuízos não só financeiros, mas que prejudicarão a imagem da sua loja.

Investir em ferramentas e equipamentos adequados para diagnósticos, montagem e desmontagem, por exemplo, tem grande influência no resultado do trabalho, claro, se conduzido por alguém devidamente preparado. David Junior que é empresário há mais de 20 anos, técnico em manutenção, além de instalador de elétrica e mecânica automotiva, garante, “o cliente não quer o painel do carro dele marcado pela instalação de uma multimídia, não dá para improvisar espátulas e chaves especiais”. Na Rabbits Sound, acrescenta Fabio Jorge, “o cuidado existe até mesmo na passagem de um fio de sirene, pois no roteiro errado e com a ferramenta errada, pode haver infiltração ou curto-circuito do fio com o metal da carroceria”. 

Atente-se nessas dicas de profissional para profissional, e que certamente trarão credibilidade aos clientes – FAÇAM CURSOS! A tecnologia está evoluindo e mudando em um ritmo frenético, então não dá para ficar estacionado, pois o conhecimento que adquirimos ontem, pode não servir para resolver o problema que teremos amanhã. Há uma grande oferta de cursos com baixo, ou até, nenhum investimento. SENAIs e outras instituições como a Escola do Mecânico, são ótimas opções para quem quer começar, já os cursos de nível Tecnológico em ETECs e FATECs, abrangem a elétrica e eletrônica de forma mais profunda e abrangente. Além de garantir um ótimo currículo na hora de se colocar no mercado de trabalho e crescer na carreira.

Ambos são especialistas no segmento de acessórios automotivos e concordam totalmente em um ponto, buscar conhecimento é essencial! Há informação disponível de forma gratuita direto com os fabricantes em seus canais de atendimento (site, WhatsApp, 0800 e e-mail), podendo ser considerados como uma extensão de suas lojas. Além disso, com o passar da pandemia, as empresas migraram seus treinamentos e cursos gratuitos para o formato digital remoto, nos formatos ao vivo ou gravado, sendo acessível até mesmo para os profissionais que antes precisariam viajar por horas para ter acesso. 

A FIXAÇÃO DO EQUIPAMENTO

Motos são complicadas. Há pouco espaço e, nas motos mais baratas, que são justamente as mais vendidas, nem sempre os cabos e terminais são os ideais para instalar um módulo de alarme, já que em motos mais acessíveis, não há proteções e filtros adicionais no sistema elétrico.

Partindo para a instalação em si, há 3 aspectos que devem ser considerados: visibilidade, interferência e proteção.

VISIBILIDADE - Módulos de alarme para motos são pequenos. Com alguma disposição é possível garantir que não fiquem visíveis e fugir dos lugares mais óbvios.

INTERFERÊNCIA - Instalar debaixo do tanque parece uma boa escolha: é escondido e tem até uma curvatura favorável. Acontece que o tanque é feito de metal e sua estrutura pode bloquear a passagem do sinal de presença do controle remoto para o módulo. Evite esta solução e tome cuidado para que o alarme não fique cercado por metal, já que isso prejudica o sinal.

PROTEÇÃO - Motos rodam na chuva, às vezes em enchentes. A lavagem pode ter água sob pressão. É fácil imaginar a água chegando onde não gostaríamos... e embora o módulo seja selado, a sirene tem aberturas. Por isso, instale-a em local oculto, protegido e sempre com a "boca" virada para baixo. A sirene do alarme de moto da KOSTAL acaba de passar por um redesign, ficando ainda menor, auxiliando nesse desafio.

A receita é simples, concorda? É fazer o "dever de casa", manter os cabos escondidos e ser feliz!

DE OLHO NA GARANTIA

Fique atento com a garantia do alarme e, se for o caso, da moto. O alarme precisa de uma nota fiscal para ter garantia ativa, então não fique apenas com o cupom fiscal ou com um recibo manuscrito. Exija uma nota fiscal com a nomenclatura correta do modelo escolhido e, se houver outros documentos (ex: "cartão de garantia") que exijam autenticações ou carimbos, garanta que tudo esteja correto como deve estar.

Já a garantia da moto pode ser preservada desde que não haja cortes nos cabos originais ou mudança nas condições de fábrica do veículo. JAMAIS aceite adaptações elétricas ou traumas na estrutura. Um instalador prevenido sempre utiliza terminais compatíveis, conectores dedicados e isolantes para a instalação do alarme de moto.

FAÇA UM TESTE

Ao fim do serviço, peça explicações sobre o funcionamento do alarme e teste todos os recursos disponíveis. Acione o alarme de perto e de longe. Desative o alarme antes e depois do disparo. Se houver meios alternativos de desarme (ex: cancelamento manual), teste e garanta que tudo funciona corretamente. Verifique se o rearme do alarme está disponível e veja se tudo acontece como esperado. Considere o serviço encerrado somente após fazer todos os testes.

AQUELES SINAIS ESCONDIDOS...

Sabe quando você olha tudo que pode, mas ainda fica com uma sensação estranha, como se algo estivesse errado. Alguns chamam de intuição, mas nós preferimos chamar de atenção!

Preste atenção em tudo ao escolher o lugar onde vai instalar o alarme de sua moto: a loja é organizada? As informações de contato (telefone, e-mail, etc.) estão visíveis? Os funcionários são atenciosos, tratam bem os clientes? Estes funcionários sabem falar sobre os equipamentos? Quando você pede um item, ele é encontrado com facilidade? A emissão da nota fiscal foi feita sem dor de cabeça? A caixa do produto e a documentação que a acompanha foram entregues? O profissional deu instruções de como usar o equipamento? Ufa... dá para ir muito longe nessas perguntas, mas o ponto aqui não é quantidade de dúvidas! O que estamos sugerindo é que você tenha um olhar crítico ao escolher uma loja para instalar seu alarme... afinal, quem é bom em tantas coisas tem mais chances de ser bom naquilo que você precisa (ou o contrário: se tudo é meio estranho, será que a falta de capricho não vai acontecer no serviço que você está contratando?).

O SUCESSO É SÓ UMA CONSEQUÊNCIA

Depois de ler tanta coisa, pode ser que você conclua que instalar um alarme é uma tarefa complicada! Não, não é. Quando você escolhe alarmes indicados para a sua necessidade, adequados para a sua moto, de alta qualidade, como os equipamentos da KOSTAL, e escolhe o local onde fará a instalação com cuidado e atenção, você tem todos os ingredientes para garantir que tudo vai dar certo! Quando colocamos nosso foco na qualidade das nossas escolhas, o sucesso é o resultado mais provável.

Veja os modelos de alarme disponíveis em nosso site, escolha aquele perfeito para a sua moto e siga em busca do melhor profissional para cuidar da instalação. Lembre-se que mesmo com um alarme excelente bem instalado, os riscos continuarão existindo e a proteção da sua moto e da sua integridade aumentam quando você combina diferentes recursos, sendo o principal deles o comportamento preventivo, focado na segurança. Mas se mesmo assim você for surpreendido, NUNCA reaja a um assalto, sua vida vale mais!

Por: Roberto Cibulski

Receba artigos sobre o mundo automotivo antes de todo mundo! Componentes, peças e guias completos com dicas para cuidar do seu carro escritas por profissionais da área.
Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Categorias

Posts Recentes

Inovação verde para um mundo melhor
KOSTAL é líder
Calor excessivo prejudica o automóvel
O carro usado é o verdadeiro popular
Relíquias tecnológicas: passado que inspira o futuro

Outras notícias

06/02/2024
Inovação verde para um mundo melhor
KOSTAL: Inovação verde para um mundo melhor
2 minuto(s) para ler
29/01/2024
KOSTAL é líder
VW Polo é o mais vendido e a KOSTAL é líder
3 minuto(s) para ler
04/01/2024
Calor excessivo prejudica o automóvel
Calor excessivo prejudica o automóvel
2 minuto(s) para ler
14/12/2023
O carro usado é o verdadeiro popular
O carro usado é o verdadeiro popular
5 minuto(s) para ler

KOSTAL Eletromecânica LTDA - CNPJ: 60.852.274/0001-30
Avenida Redenção, 495, São Bernardo do Campo/SP
Apple Google
Copyright© 2024 - Kostal Todos os direitos reservados
Agência WebSide
Utilizamos cookies para analisar sua interação com nosso site e melhorar o conteúdo oferecido. Também usamos dados pessoais, conforme a Política de Privacidade e Uso dos Sites KOSTAL. Ao continuar a navegar, você concorda com nossa Política.
Saiba mais
Estou de acordo