Voltar

Blog

Entenda como funciona o alarme volumétrico

Nos dias de hoje, existem diversos tipos de alarme automotivo, com variadas funcionalidades específicas para cada caso. E um dos modelos que mais vem se destacando no mercado é o alarme volumétrico. Ideal para os casos de arrombamento de vidros, esse tipo de dispositivo tem ganhado cada vez mais espaço em autopeças, autoelétricas, concessionárias e oficinas de todo o Brasil. Mas, afinal, como funciona o alarme volumétrico? Qual é a sua importância?

A KOSTAL listou aqui algumas informações importantes para solucionar essas e outras dúvidas. Confira!

Os tipos de alarme automotivo
Antes de explicarmos sobre como funciona o alarme volumétrico, vamos entender quais tipos de alarme automotivo existem no mercado?

De um modo geral, os veículos 0 km vêm equipados com os chamados alarmes perimétricos. Esse é um tipo de alarme bastante eficaz quando estamos falando de detectar a tentativa ou a abertura indevida das portas dianteiras, traseiras, do capô ou do porta-malas.

Mas apesar de ser um modelo bastante eficiente, esse tipo de alarme não protege contra casos de arrombamento de vidros. E é aí que o alarme volumétrico entra!

Como funciona o alarme volumétrico? 
Como já dissemos, o alarme volumétrico é o modelo ideal no caso de arrombamento de vidros. Mas como esse tipo de alarme funciona exatamente?

Os alarmes volumétricos utilizam um módulo eletrônico e 2 sensores ultrassônicos, responsáveis por emitir ondas sonoras dentro do carro, monitorando qualquer movimento. Basicamente, esses sensores resumem-se em: um transmissor (um alto-falante) e um receptor (um microfone). O sensor que funciona como alto-falante emite sinais que viajam pelo interior do veículo até encontrar o outro, que funciona como microfone.

Quando o carro está fechado, o microfone capta um perfil de onda sônica padrão, já conhecido pelo módulo eletrônico. Ou seja, até aí tudo ok!

No entanto, se uma ou mais janelas forem violadas, esse perfil sonoro é alterado, indicando ao módulo eletrônico a necessidade de disparar o alarme.

Imunidade e sensibilidade
De uma forma geral, os sensores volumétricos funcionam seguindo dois parâmetros básicos: imunidade e sensibilidade. Como assim?

Esse sistema de alarme é desenvolvido para interpretar e tolerar o máximo possível de intervenções que não ameaçam a integridade do veículo. Por exemplo: balanços na carroceria, pequenas batidas na lataria, nos vidros e nos pneus, ou até mesmo ruídos provenientes de chuva, raios e trovões.

O padrão de sensibilidade, por sua vez, é responsável por acusar os reais motivos para disparos, como quebra de vidros ou intrusão no veículo. Dessa forma você pode ficar mais tranquilo, pois o alarme volumétrico identifica com bastante precisão quando algo errado está acontecendo.

Ideal para os casos de arrombamento de vidros, o alarme volumétrico tem ganhado cada vez mais espaço nas autoelétricas, centro automotivos e oficinas de todo o Brasil. 

A importância do alarme volumétrico 
Agora que você já sabe como funciona o alarme volumétrico, chegou a hora de entender qual é sua real importância.

Nos dias de hoje, roubos e furtos de veículos por arrombamento de vidros têm se tornado cada vez mais comuns. Por isso, um sensor de ondas ultrassônicas para complementar o alarme de abertura das portas que já vem no carro é essencial para garantir ainda mais segurança ao veículo.

Apesar de ter um funcionamento relativamente simples, um alarme volumétrico possui um sistema complexo e que demanda muita qualidade. Por isso, contar com um modelo que leve tecnologia de ponta é muito importante.

Afinal, com segurança não se brinca, não é mesmo?

KAPT ULTRA: o alarme volumétrico da KOSTAL
Então, por falar nisso, por que trocar o certo pelo duvidoso? A KOSTAL vem desenvolvendo as melhores soluções automotivas há mais de 100 anos e trazendo a originalidade em sua essência.

Foi com esse altíssimo padrão de qualidade que desenvolvemos o KAPT Ultra, o alarme volumétrico que garante uma segurança extra e o complemento para maior segurança dos clientes.

Olha só algumas de suas características:

  • Compatibilidade com o configurador KOSTAL K-CONNECT via dispositivo USB;
  • Saída auxiliar para acionamento dos vidros;
  • Menor consumo de energia do mercado;
  • 3 anos de garantia;
  • Ativação e desativação compatível com os principais veículos que possuem telecomando original e alarme perimétrico.

Considerada a mais eficiente e confiável dentre as opções com apenas 2 sensores no mercado, a tecnologia utilizada pela KOSTAL Brasil oferece o equilíbrio entre desempenho e custo reduzido.

Encontre o distribuidor mais próximo de você e leve a originalidade ainda mais longe!

E se você quiser saber ainda mais sobre os principais alarmes automotivos do mercado e se tornar referência no assunto aí em sua região, baixe agora mesmo nosso Guia de Alarmes completo. Com ele você pode tirar todas as suas dúvidas e sair na frente da concorrência.

Aproveite, é gratuito!


KOSTAL 2021 - Todos os direitos reservados
Copyright© 2021 - Kostal Todos os direitos reservados
Agência WebSide
Utilizamos cookies para analisar sua interação com nosso site e melhorar o conteúdo oferecido. Também usamos dados pessoais, conforme a Política de Privacidade e Uso dos Sites KOSTAL. Ao continuar a navegar, você concorda com nossa Política.
Saiba mais
Estou de acordo