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Sistemas eletrônicos obrigatórios interligados

Desde o dia 1º de janeiro de 2024, todos os carros vendidos no Brasil, sejam eles fabricados aqui ou importados, devem sair da fábrica com o controle eletrônico de estabilidade, identificado pela sigla ESP, o alerta do cinto de segurança afivelado no painel, a indicação de frenagem brusca, ou seja, um sistema que aciona o pisca alerta quando o motorista pisa forte no freio, as luzes de seta nos para-lamas e também as luzes de rodagem diurna, chamadas DRL (sigla de Daytime Running Light).

 

Em um automóvel moderno, os sistemas eletrônicos se comunicam através da rede CAN (Controller Area Network), ela proporciona a troca de informação de forma rápida e segura entre as unidades de comando. Essa comunicação acontece por meio de um barramento de dois fios. Eles fazem a verificação do estado do barramento, e identificam os módulos cujas mensagens são prioritárias. O protocolo CAN opera em todas as unidades de controle, o que possibilita o funcionamento continuo, mesmo quando uma das unidades apresente problema.

 

Com mais de 100 anos de atuação no desenvolvimento e fabricação de sistemas eletrônicos para automóveis, a KOSTAL é a principal fornecedora dos módulos conforto, de alarme e de vidro elétrico, tanto para as montadoras, como para o mercado de reposição.

 

Esses módulos interagem, inclusive com os itens citados que são obrigatórios a partir deste ano, através de rede Can. Por serem componentes com alta tecnologia e desenvolvidos de acordo com a evolução dos automóveis, o cliente KOSTAL não precisa se preocupar com a compatibilidade e aplicação dos produtos nestes modelos fabricados a partir de 2024.

 

Esta legislação que instituiu o controle eletrônico de estabilidade, alerta do cinto de segurança afivelado no painel, indicação de frenagem brusca, as luzes de seta nos para-lamas e as luzes de rodagem diurna (DRL) foi pensada para aprimorara a segurança dos veículos que circulam no país. Vale ressaltar que, como são equipamentos obrigatórios, o motorista que estiver dirigindo um automóvel 2024 com algum destes itens sem funcionar, como por exemplo, o DRL, ele pode ser multado. A infração é grave a multa tem valor de R$ 195,23. E ainda soma 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

 

 

Requisitos de Segurança para Carros no Brasil

Requisitos de Segurança para Carros no Brasil

Desde o dia 1º de janeiro de 2024, todos os carros vendidos no Brasil, sejam eles fabricados aqui ou importados, devem sair da fábrica com o controle eletrônico de estabilidade, identificado pela sigla ESP, o alerta do cinto de segurança afivelado no painel, a indicação de frenagem brusca, ou seja, um sistema que aciona o pisca alerta quando o motorista pisa forte no freio, as luzes de seta nos para-lamas e também as luzes de rodagem diurna, chamadas DRL (sigla de Daytime Running Light).

Em um automóvel moderno, os sistemas eletrônicos se comunicam através da rede CAN (Controller Area Network), ela proporciona a troca de informação de forma rápida e segura entre as unidades de comando. Essa comunicação acontece por meio de um barramento de dois fios. Eles fazem a verificação do estado do barramento, e identificam os módulos cujas mensagens são prioritárias. O protocolo CAN opera em todas as unidades de controle, o que possibilita o funcionamento continuo, mesmo quando uma das unidades apresente problema.

Com mais de 100 anos de atuação no desenvolvimento e fabricação de sistemas eletrônicos para automóveis, a KOSTAL é a principal fornecedora dos módulos conforto, de alarme e de vidro elétrico, tanto para as montadoras, como para o mercado de reposição.

Esses módulos interagem, inclusive com os itens citados que são obrigatórios a partir deste ano, através de rede CAN. Por serem componentes com alta tecnologia e desenvolvidos de acordo com a evolução dos automóveis, o cliente KOSTAL não precisa se preocupar com a compatibilidade e aplicação dos produtos nestes modelos fabricados a partir de 2024.

Esta legislação que instituiu o controle eletrônico de estabilidade, alerta do cinto de segurança afivelado no painel, indicação de frenagem brusca, as luzes de seta nos para-lamas e as luzes de rodagem diurna (DRL) foi pensada para aprimorar a segurança dos veículos que circulam no país. Vale ressaltar que, como são equipamentos obrigatórios, o motorista que estiver dirigindo um automóvel 2024 com algum destes itens sem funcionar, como por exemplo, o DRL, ele pode ser multado. A infração é grave a multa tem valor de R$ 195,23. E ainda soma 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

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