Voltar

Blog

Aplicativos para relacionamento com o cliente: conheça e veja como utilizá-los

Conquistar, fidelizar e manter clientes nunca foi tão importante como agora. Inclusive, a digitalização e a modernização também passaram a fazer parte da realidade de praticamente todas as empresas. Então, como usar essas duas novas realidades a favor da sua autoelétrica ou distribuidora? A resposta está nos aplicativos para relacionamento com o cliente, que vamos te apresentar a seguir.

Antes de tudo, é importante acabar com o mito de que usar tecnologia para se relacionar com o seu público é algo caro. Isso porque a maioria das ferramentas que podem te ajudar a estreitar laços com seus consumidores é gratuita, mas não basta só baixá-las.

Para melhorar o relacionamento com o cliente de forma eficiente, é importante ter uma estratégia. Ou seja, saber para que você utilizará essas ferramentas e de que forma. Essa é outra tarefa que não precisa ser difícil. Entendendo um pouco o comportamento do seu cliente, você já consegue traçar um plano objetivo e prático.

Acompanhe as dicas que a KOSTAL separou para você que é dono de autoelétrica e quer se aproximar ainda mais do seu público.

Aplicativos para relacionamento com o cliente: por onde começar?
Aqui, vamos te mostrar uma lista de ferramentas práticas e super aplicáveis para você se relacionar e se aproximar dos seus consumidores. Mas antes: você sabe qual delas escolher? 

Uma coisa é certa: não é preciso nem aconselhável escolher todas as formas de contato. Isso pode não só confundir como prejudicar sua comunicação, que ficará mais dividida e diluída entre muitos pontos.

Para escolher seus aplicativos para relacionamento com o cliente, comece pensando em como o seu cliente se comporta: como ele gosta de ser contatado? Quando ele te procura para saber sobre um serviço, qual meio ele usa? Você já perguntou a ele qual horário é melhor para ele? Sabe se ele usa e-mail? Ele gosta de receber novidades pelo WhatsApp?

Muitas vezes, você pode responder essas perguntas com uma simples observação. Em outras, será preciso perguntar diretamente a ele. E não tenha medo de fazer isso, ok? Tudo isso vai te ajudar a entender melhor os canais que ele usa e como você e sua autopeças podem se inserir nesse meio.

Diversas opções de ferramentas para o relacionamento com seu cliente
Como já mencionamos, existem muitos aplicativos para relacionamento com o cliente e cabe a você escolher a melhor opção para a sua realidade. 

Quando falamos do setor automobilístico, essas ferramentas são ainda mais importantes. Isso porque elas vão te aproximar do seu cliente de forma mais humanizada, permitindo que ele se lembre de você sempre que precisar e sinta-se à vontade para falar sobre serviços e produtos.

Conheça a seguir algumas opções:

WhatsApp Business
Se você ainda não tem um perfil de empresas no WhatsApp, criar um agora pode ser uma excelente opção. De maneira geral, esse aplicativo para relacionamento com o cliente é quase uma unanimidade. Podemos dizer que a maioria das pessoas usa essa ferramenta com frequência e gosta da praticidade e da  agilidade que ela traz, não é mesmo?

Por isso, sua autopeças pode se inserir nessa conversa para se relacionar com seu consumidor. Como?
Por exemplo, enviando uma mensagem de agradecimento por ele ter escolhido sua autopeças; ou um aviso de uma peça nova que chegou e você sabe que ele pode se interessar; ou tirar dúvidas sobre manutenção ou outro serviço.

Não se esqueça de que, nessa plataforma, a linguagem é muito importante. Por isso, mantenha sempre o cuidado com a escrita, a boa educação e a cortesia. Se quiser e tiver uma boa proximidade com seu cliente, pode enviar também áudios, que aproximam e humanizam esse contato.

Google Agenda
Organização é tudo, principalmente para os serviços de autopeças!

Por isso, um dos aplicativos para relacionamento com o cliente que indicamos é o Google Agenda. Por ele, você consegue cadastrar atividades e compromissos em data e horário específicos, incluir seu cliente nesse agendamento e, assim, ambos recebeão um alerta na data.

Além de ajudar você a se organizar, isso dá uma mãozinha para seu cliente. Afinal, todos vivemos uma rotina agitada e que demanda organização, não é mesmo?

Uma das melhores coisas que você pode fazer pelo seu cliente é ajudá-lo e ser prestativo.

CRMs
Não estranhe o nome: os CRMs são ferramentas para relacionamento com o cliente que fazem a gestão de todos os seus dados.

Traduzindo, estas plataformas armazenam todas as informações que você possui de seus consumidores, como nome, endereço, telefone etc, assim como um relatório de vendas, como quando foi a última compra dele, último atendimento, entre outros.

Dessa forma, esse sistema concentra todas as informações e pode, inclusive, integrá-las com a gestão de estoque, o controle de caixa. Então, eles podem ser o diferencial da sua autopeças no que diz respeito a saber TUDO sobre seu cliente e sempre oferecer algo personalizado pra ele.

Aqui vai um exemplo: através do seu sistema, você sabe que seu consumidor precisará fazer a manutenção do carro daqui a 2 meses. Já é hora de avisá-lo desse prazo para que ele não o perca e oferecer seus serviços com um desconto bom para ele, que é um cliente fiel.

Pesquisa
Embora não seja um aplicativo para relacionamento com o cliente, esta é uma forma de saber mais sobre seu público e mostrar que você se preocupa com o que ele tem a dizer.

Então, que tal realizar pesquisas periódicas com seus consumidores? Por exemplo, datas comemorativas, no final do ano ou antes do lançamento de um novo serviço da sua autopeças são ótimos meios de entrar em contato.

Aproveite para também pegar avaliações e sugestões de seus clientes e utilizá-las para melhorar ainda mais o que você oferece.

Conte com a KOSTAL para o sucesso da sua autopeças
Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para você aplicar no dia a dia do seu negócio. Afinal, a KOSTAL trabalha lado a lado com você para fazer sua autopeças prosperar. Além de peças originais e de qualidade, sempre trazemos conteúdo interessante que pode te ajudar a ir ainda mais além.

 

Receba artigos sobre o mundo automotivo antes de todo mundo! Componentes, peças e guias completos com dicas para cuidar do seu carro escritas por profissionais da área.
Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Categorias

Posts Recentes

O Brasil e os automóveis eletrificados
Abra caminho para o Futuro: Conheça as Novas Unidades de Controle da KOSTAL!
As mulheres e a evolução da indústria de automóveis
Sistemas eletrônicos obrigatórios interligados
Inovação verde para um mundo melhor

Outras notícias

12/04/2024
O Brasil e os automóveis eletrificados
Uma revolução eletrificada!
5 minuto(s) para ler
27/03/2024
Abra caminho para o Futuro: Conheça as Novas Unidades de Controle da KOSTAL!
Abra caminho para o Futuro: Conheça as Novas Unidades de Controle da KOSTAL!
4 minuto(s) para ler
08/03/2024
As mulheres e a evolução da indústria de automóveis
As mulheres e a evolução da indústria de automóveis
5 minuto(s) para ler
23/02/2024
Sistemas eletrônicos obrigatórios interligados
Sistemas eletrônicos obrigatórios interligados
5 minuto(s) para ler

KOSTAL Eletromecânica LTDA - CNPJ: 60.852.274/0001-30
Avenida Redenção, 495, São Bernardo do Campo/SP
Apple Google
BAIXE NOSSO
APLICATIVO
Copyright© 2024 - Kostal Todos os direitos reservados
Agência WebSide
Utilizamos cookies para analisar sua interação com nosso site e melhorar o conteúdo oferecido. Também usamos dados pessoais, conforme a Política de Privacidade e Uso dos Sites KOSTAL. Ao continuar a navegar, você concorda com nossa Política.
Saiba mais
Estou de acordo