Expectativa, entrega, clientes e reputação. Como carregar o peso do compromisso? Há inúmeras estratégias de gerenciamento de negócios que são reforçadas em diversos canais como “Coisas que não podem faltar no seu negócio”, mas na verdade são “extras” que apenas negócios que tem mais condições terão como implementar em seu cotidiano. Porém, nada é mais importante do que fazer o trabalho bem-feito, pois não adianta ter um grande marketing para produtos desinteressantes ou desalinhados com a expectativa do cliente. Nós da KOSTAL, listamos nesse blog certos pontos de atenção para você focar em seu negócio:
1. Organização com as informações
Incrivelmente são nas coisas mais fundamentais e básicas que acontecem muitas confusões e trocas desnecessárias, gerando confusões para o negócio. Seja pedidos trocados, preços incorretos em produtos ou dados perdidos; todos os problemas provenientes da falta de organização são os que mais afastam os clientes. Imagina receber um produto que você não pediu? Você ficaria com o pé atrás, não é mesmo? Então não corra esse risco de manchar o nome da sua empresa com pequenos problemas como esses.
2. Alinhamento entre expectativa x entrega
Ainda uma questão de organização entre as informações de seu negócio: sempre alinhe o que está anunciando com o que está vendendo. Não há nada mais irritante do que propagandas enganosas, e isso afasta bastante clientes de sua loja. Nunca prometa mais do que pode oferecer, pois isso cria uma expectativa em seu provável cliente e caso ela não se cumpra ele se tornará frustrado, descontando negativamente em sua empresa. Conheça os seus limites e os de seus produtos, e divulgue de forma bem clara até onde consegue chegar.
3. Acompanhe a experiência do seu cliente
Tenha grande atenção para como o produto irá chegar nas mãos de seu cliente: desde a logística até a transportadora caso tenha envolvida em sua empresa compras à distância. Certifique-se de que o produto não chegue danificado no destino final e caso isso aconteça, ofereça todo o suporte de garantia e troca de produto com a loja. Isso evitará problemas maiores, além de fazer o cliente perceber o esforço da empresa em corrigir o problema.
4. Alongue prazos para entregas
Quando você fizer alguma entrega, sempre coloque um prazo maior do que o esperado. Essa é uma estratégia que faz a sensação da promessa inicial ter sido cumprida com grande velocidade, mesmo que a entrega tenha ocorrido no tempo normal dela. Quando você tem uma data de entrega de 5 dias e seu produto chega em 3, o cliente sentirá vantagem; porém se um dia você colocar a entrega para 3 dias, mas o produto chegar em 5, o cliente ficará extremamente insatisfeito com esse desalinhamento. Por isso, sempre coloque um tempo extra para cobrir eventuais atrasos administrativos em seu negócio.
5. Estimule divulgações orgânicas
Aproveitando o meio digital, peça para seus clientes enviarem fotos com os produtos comprados com você e poste em seu perfil. Isso construirá uma imagem positiva de sua empresa pois outras pessoas verão que compradores satisfeitos saíram de sua loja. Essa tática é muito eficaz pois aqui você está mostrando a promessa cumprida sem filtros, pois é um próprio consumidor que falou de você. Somando isso ao fato de as pessoas confiarem mais em outras pessoas do que em empresas, isso pode servir de ímã para outros clientes para seu negócio.
Sempre parece que para nós conseguirmos algum espaço no mercado, nós temos que dispor de grandes investimentos em muitas complicações, implementar inúmeras estratégias para todo tipo de coisa e tantas outras especificidades que no fundo deixamos de lado o que é principal: fazer um trabalho bem-feito. Todas as coisas complexas são feitas de outras coisas simples. Entenda que não é necessário grandes estratégias para entregar qualidade. Apenas mude aquilo que você consegue no momento que, inevitavelmente, seu negócio prosperará.
Inscreva-se nesse blog para ter acesso aos nossos conteúdos semelhantes a esse. Não se esqueça de comentar algo que deixamos de lado ou algo que gostaria de ver em nossos posts no futuro.