Enquanto estávamos isolados em nossas casas, celulares e computadores foram nossa janela para o mundo. Acompanhamos notícias, estudamos, falamos com pessoas queridas, assistimos lives, consumimos todo tipo de conteúdo e compramos... compramos muito! Em 2019, o e-commerce global movimentou US$ 3,3 trilhões. Neste ano encostará nos US$ 5 trilhões. É indiscutível que a internet é uma poderosa ferramenta de vendas, que ganhou ainda mais força durante a pandemia, já que o ambiente digital se tornou algo rotineiro para a maioria das pessoas. Nos últimos meses, a evolução percebida no comércio eletrônico e no comportamento dos usuários foi gigantesca. Se por um lado a pandemia trouxe notícias tristes, por outro, alavancou as vendas online e nos levou a um amadurecimento muito positivo. Hoje temos mais comércios eletrônicos e, em meio a esta selva de oportunidades, os marketplaces ganham destaque.
MARKETPLACES
Para vender pela internet é necessário ter um espaço destinado a este fim. Muitas empresas optam por criar sua própria loja, de forma similar a uma loja física, tradicional, mas totalmente digital. Este caminho exige um grande investimento de dinheiro, tempo e conhecimento, seja na fase de desenvolvimento, seja na divulgação da loja. É uma solução para realizar vendas online, mas não a única.
Os marketplaces são plataformas de comércio eletrônico que funcionam como um shopping virtual, onde toda a estrutura é oferecida pela plataforma. Cabe ao lojista alimentar a loja com produtos e administrar a entrega de cada venda realizada. A estrutura e o marketing ficam sob os cuidados da plataforma, que mantém tudo funcionando e atrai audiência, deixando o lojista livre para manter o foco em sua atividade.
Praticamente todas as grandes redes de varejo tem seus marketplaces. Para ficar em poucos exemplos, podemos mencionar Submarino, Magazine Luiza e Amazon. Qualquer empresa pode vender nestes ambientes, pegando carona na força de cada marca e em seu marketing, mas a escolha do marketplace para vender seus produtos passa pela adequação: alguns produtos vendem mais nesta ou naquela plataforma, e quando se fala em autopeças, o Mercado Livre parece ser o melhor destino para quem quer turbinar suas vendas no ambiente digital.
MERCADO LIVRE
A plataforma é a líder em comércio eletrônico na América Latina. Sem perder tempo com detalhes, isso significa números muito grandes em qualquer aspecto analisado. Para quem vende, significa estar presente em meio a centenas de milhares de consumidores, criando oportunidades de negócios a cada dia. Na prática, organizar uma grade de produtos variada, caprichando na montagem dos anúncios com boas fotos, títulos e descrições, pode levar uma empresa a outro patamar de vendas, gerando impacto considerável nos números.
Acesse o Mercado Livre agora e faça uma busca por KOSTAL. Os resultados trarão mais de 50 mil anúncios, revelando que muitas empresas entendem a força desta plataforma e atuam intensamente na busca por clientes e resultados. Alarmes, controles, sensores, comutadores, chaves de seta... ufa, a lista vai longe: dá para encontrar todos os produtos da KOSTAL à venda!
A partir deste ponto, vamos assumir que você corresponda a um destes perfis:
- Você já vende autopeças no Mercado Livre, com bastante sucesso;
- Você vende, mas não tem bons resultados;
- Você nunca pensou em vender por lá, mas está interessado.
Se você já está inserido neste cenário, colhendo bons frutos, parabéns! Já se você se encaixa nos outros dois casos, continue com a gente, pois vamos nos aprofundar um pouco mais no caminho para ter sucesso vendendo as autopeças KOSTAL no Mercado Livre.
SEGREDOS NEM TÃO SECRETOS ASSIM
Criar um perfil para a sua loja no Mercado Livre e colocar produtos à venda são os primeiros passos. Para ter sucesso, no entanto, é preciso caprichar em toda a jornada. Vamos começar pelo cadastro dos produtos...
NOMES IDEAIS - Quando alguém quer comprar um produto, fará uma busca usando uma combinação de palavras. Em alguns casos, a pessoa pode digitar o nome exato da peça, mas é muito comum que as buscas citem o modelo do veículo, o número da peça, uma característica isolada ou coisas que nem imaginamos! Faça um esforço e tente pensar como a pessoa que está em busca da peça. Dessa forma, você poderá criar um título mais completo, que será encontrado com mais facilidade, seja pelas pessoas que usam nomes técnicos, seja por aquelas que usam alguma expressão popular. Crie títulos com o nome oficial da peça, números, anos (se for o caso) e até modelo de veículo - títulos mais completos são encontrados com mais facilidade e geram mais cliques no anúncio.
FOTO BONITONA - Fotos melhores chamam mais atenção, geram mais visitas ao anúncio e ajudam a vender. Se você sabe fotografar e tem uma boa câmera à disposição (semiprofissional ou celular de última geração), mãos à obra: escolha um local bem iluminado, use um fundo neutro - uma cartolina branca ajuda muito... evite brilhos indesejados na peça e faça uma foto próxima e nítida. Fotografe somente a peça, ou seja, retire da área da foto tudo que não for importante. Use um tripé ou um apoio para ajudar. O produto deve estar sozinho e em uma distância que permita a visualização de detalhes. Se achar positivo, faça fotos de diferentes ângulos e, se for importante, fotografe a embalagem (um anúncio permite múltiplas fotos e você pode combiná-las para deixar tudo mais completo e atraente). Se fotografar não é sua área, não hesite: contrate um profissional. O investimento vai fazer seus anúncios venderem mais.
DETALHES SÃO IMPORTANTES - Por melhor que seja a foto, sempre há detalhes que podem ser aprimorados. Se você contratou um profissional, a correção de manchas, brilhos indevidos, iluminação e outros detalhes é feita por ele, com um tratamento básico. Se você que está cuidando de tudo, use algum programa de tratamento de imagens e melhore o que for possível (mas evite exagerar e não mude as características da peça).
DESCRIÇÃO COMPLETA - A foto e o título são as primeiras coisas que as pessoas veem, mas quando o interessado clica no anúncio, terá acesso à descrição. Use esta área para fornecer todas as informações importantes sobre o produto: numerações, marcas e modelos atendidos, funções disponíveis, enfim... tudo que ajudar o interessado a ter segurança de que encontrou o produto certo!
INTERAÇÕES - Em cada anúncio há um histórico de perguntas e respostas. São perguntas feitas por interessados e respostas dadas pelo vendedor. Sempre responda às perguntas de forma cordial e objetiva (este histórico é consultado por novos visitantes e pode ajudar em novas vendas).
REPUTAÇÃO - Todo vendedor que atua no Mercado Livre tem uma reputação. Esta informação é construída ao longo do tempo, com base em seu tempo de resposta, envios, atendimento ao cliente e satisfação de quem foi atendido, entre outras coisas. A receita aqui é simples: seja atencioso no atendimento, ágil nas entregas e forneça sempre informações completas. Com o tempo sua reputação será premium e isso vai ajudar a vender mais.
PRONTINHO... AGORA É ESPERAR OS LUCROS!
Calma, não é bem assim. Vender na internet é como vender no mundo físico: é preciso atualizar o estoque, atender clientes, apresentar novidades, fazer marketing e muito mais... o trabalho não para. Configurar seu perfil no Mercado Livre e colocar produtos à venda é o começo da história. A KOSTAL ajuda fazendo produtos de altíssima qualidade e fornecendo conteúdo como, por exemplo, este post, mas você pode aumentar suas chances de sucesso divulgando cada anúncio em redes sociais, no WhatsApp e, por que não, em materiais impressos (já pensou em um folheto com as ofertas da semana, com um QR Code que leva o interessado direto para a página de venda do produto?), entre outras coisas.
Quer saber mais? Quer ajuda para vender no Mercado Livre? Quer apoio profissional para melhorar a divulgação da sua loja? Fale com a gente, mande suas dúvidas!