Para muitos o nome é "chave canivete", já que a lâmina retrátil é a característica que dá nome ao acessório. Para outros, o nome é "telecomando", uma vez que existem botões para os mais diversos fins na peça, tais como travamento de portas e acionamento de alarme e envia sinais por radiofrequência. Não importa como você chama as chaves de carro mais sofisticadas: estamos falando de um objeto de desejo, de um símbolo de status, de algo que aumenta o conforto do usuário e de uma chave que pode nos deixar bastante tristes se a perdermos ou a quebrarmos (neste caso, prepare o bolso!). Seja bem-vindo a mais um artigo da KOSTAL... o assunto de hoje é CHAVE CANIVETE.
O termo "chave canivete" é amplamente conhecido. Estamos falando das chaves cujas lâminas ficam ocultas dentro de um corpo plástico, sendo expostas pelo usuário quando necessário após um simples toque em um botão. Junto a este recurso, muitos modelos trazem funções eletrônicas adicionais, nos levando ao conceito de "canivete multifunção", aquele que esconde diversas ferramentas dentro do cabo. Não, não estamos misturando os assuntos. Antes de falar sobre as chaves canivete - que muita gente chama de "telecomando" - vamos passear pela história do canivete.
ANTES DA CHAVE, O CANIVETE
Canivetes são uma espécie de faca que tem a lâmina retrátil. Nas primeiras peças a lâmina não podia ser travada na posição aberta, colocando em risco o usuário. A evolução incluiu uma trava, que permitia que a lâmina ficasse na posição aberta, sem o risco de um fechamento indesejado.
No fim do século XIX um fabricante suíço percebeu que o exército do seu país importava os canivetes usados pelos soldados, principalmente da Alemanha. Insatisfeito, empenhou seus esforços em criar canivetes para o exército e, em 1908 a Suíça comprou a ideia e os canivetes dados a cada soldado passaram a ser um produto do país, dando origem ao termo mundialmente conhecido: canivete suíço.
Uma curiosidade interessante é que o nome "canivete suíço" teria sido criado por soldados americanos da 2ª Guerra Mundial, supostamente porque tinham problemas em pronunciar seu nome original, "Offiziersmesser".
Independentemente da versão que explica a origem, em 1909 o governo autorizou o uso da cruz suíça nos canivetes, para deixar tudo ainda mais suíço. O tempo passou com os canivetes ostentando apenas uma lâmina retrátil, até que no ano de 1981 o exército suíço fez uma encomenda de um aparelho que atendesse às seguintes necessidades: resistência, fácil de transportar, leve e versátil. A Administração Federal de Munições da Suíça recebeu a solicitação e desenvolveu um protótipo da peça. Nascia, assim, o canivete multifunção. E o canivete suíço se transformava em um ícone!
Mas não estamos aqui para falar de canivete... então vamos falar daquilo que nos interessa: a chave canivete.
DA CHAVE COMUM À CHAVE CANIVETE
As primeiras chaves automotivas não tinham a função de ligar os carros, serviam apenas para abrir as portas. Com a evolução a chave entrou no processo, e durante muitos anos, ligar um carro envolvia inserir a chave no tambor de ignição e girá-la para dar a partida. Apenas em 1989 o mercado conheceu a chave canivete: a GM utilizou o formato pela primeira vez, em um conjunto que além de ocultar a chave, trazia botões que destravavam a porta. Nos anos seguintes, a Mercedes criou o sistema KeylessGo, que permitia dirigir o carro com a chave no bolso. Hoje há conjuntos que permitem acionar os vidros à distância, ativar alarmes, abrir o porta-malas e até a dar a partida sem estar no carro, entre muitas possibilidades. Existem modelos ultrassofisticados que contam com pequenas telas para a exibição de informações do veículo e recursos para ações mais complexas, como estacionar o carro automaticamente.
AS HISTÓRIAS QUE O POVO CONTA
As chaves canivete atuais parecem dispositivos vindos das histórias de ficção científica e é por isso que muita gente acredita em histórias que nem sempre são verdadeiras. Para que você ganhe o título de "Profundo conhecedor das chaves canivete", vamos listar mitos e verdades sobre estas chaves. Preparado? Vamos lá!
CHAVES COMUNS PODEM SER TRANSFORMADAS EM CANIVETE
VERDADE. Chaves simples podem ser instaladas em carcaças plásticas e transformadas em "canivete". Neste caso, a carcaça pode não ter qualquer função eletrônica e o modelo servirá apenas para ocultar a chave quando ela não estiver em uso. A modificação pode ser feita por um chaveiro habilitado. A vantagem é que se torna mais seguro e confortável guardar a chave no bolso, já que a parte de metal ficará oculta. É importante destacar que é preciso ver se o modelo de carcaça serve para a sua chave, já que as dimensões da chave lâmina e as características da carcaça precisam ser compatíveis.
CHAVE CANIVETE É MAIS SEGURA
MITO. Uma chave canivete sem comandos é idêntica à uma chave comum e não influencia a segurança do veículo. Seguindo para os modelos mais completos há botões para o acionamento de travas e vidros, mas a segurança somente será fortalecida a partir da instalação de um módulo de alarme, cujo acionamento manual pode ser feito por meio dos comandos da chave canivete. Junto com o sistema de alarme, a utilização de uma chave codificada aumenta ainda mais a segurança.
CHAVE CANIVETE SEMPRE É CODIFICADA
MITO. Alguns modelos de chave canivete não tem têm o transponder que torna a chave "codificada". Para descobrir se uma chave é codificada, consulte o manual do seu carro ou leve-a a um chaveiro qualificado.
CHAVES CODIFICADAS NÃO PODEM SER TRANSFORMADAS EM CANIVETE
MITO. Uma chave codificada pode ser copiada sem problemas, desde que você leve o código da chave ao chaveiro que fará a cópia. Caso tenha perdido o código, é possível solicitá-lo à concessionária da marca (mediante pagamento). Com tudo em ordem, é possível copiar a chave codificada usando um modelo canivete apropriado. Um caminho alternativo é transferir o chip (ou transponder) da chave atual para o modelo de chave canivete que você escolher. Há muitos modelos que contam com espaços que permitem a colocação do chip da chave original. Por fim, lembre-se de testar tudo ao final do processo.
CHAVE CANIVETE DESTRAVA PORTAS POR APROXIMAÇÃO
MITO. Este recurso não tem relação com a chave canivete. A liberação da trava por proximidade é feita por uma chave presencial, que usa um código reconhecido pela central do carro, liberando as portas quando a chave está a cerca de 1,5M do carro.
CHAVE CANIVETE PODE ACIONAR ALARME
VERDADE. Muitos alarmes permitem a configuração direta na chave canivete, desde que haja compatibilidade entre a chave e o módulo de alarme. Como exemplos, podemos mencionar os alarmes K-Connect da KOSTAL.
Conheça os diferentes modelos
Navegando pelo site e escolha a melhor opção para contar com um alarme que pode ser operado por meio da sua chave canivete.
CHAVE CANIVETE É MAIS RESISTENTE
MITO. Na verdade, a chave canivete que possui recursos eletrônicos é mais delicada que uma chave comum. Molhar a chave ou derrubá-la pode causar danos nos componentes, fazendo com que a peça pare de funcionar. Como a chave usa bateria para funcionar, a exposição ao calor intenso (como em um dia na praia, por exemplo) pode fazer com que a bateria falhe e os recursos da chave se tornem inacessíveis temporariamente. Na prática, uma chave canivete com comandos é similar a um controle-remoto e exige cuidados similares no uso do dia a dia.
CHAVE CANIVETE CUSTA CARO
VERDADE. O valor de uma chave canivete é alto, se comparado a uma chave comum. Se considerarmos modelos originais, com diversos recursos eletrônicos e codificação, reparos ou reposição pode exigir um investimento considerável. A dica aqui é: "cuide da sua chave".
Seu carro já usa chave canivete? Aproveite o conforto e cuide bem de sua chave. Seu carro ainda não tem esta versão? Procure um chaveiro habilitado, verifique a compatibilidade e – se puder – parta para um modelo com comandos para controlar a abertura das portas, o acionamento dos vidros e de seu alarme KOSTAL.