NASCEU! NASCEU!!! É UM APLICATIVO!
O WhatsApp veio ao mundo em 2009, como um aplicativo de conversas. A ideia foi muito bem recebida pelo mercado e cerca de 2 anos depois, já garantia um lugar de destaque entre os 20 aplicativos mais procurados da loja da Apple, a Apple Store.
Como tudo que faz sucesso atrai dinheiro, os investimentos começaram a aparecer. Prestes a completar 5 anos de vida, o WhatsApp já era avaliado em US$ 1,5 bilhões. E você aí, feliz porque em seus primeiros aniversários, ganhava R$ 20,00 de presente dos seus avós! ;-)
O Facebook, que hoje se chama Meta, abriu a carteira para não perder uma boa oportunidade e comprou a empresa em fevereiro de 2014, assinando um gordo cheque de 16 bilhões de dólares.
De lá pra cá, o WhatsApp seguiu firme, rumo à adolescência. Enquanto humanos próximos aos 15 anos se preocupam com o aparecimento de espinhas, o Whats acumulou algumas polêmicas, mas continuou sua jornada em direção ao topo. E onde fica o topo? Não se sabe, mas o app de troca de mensagens voa alto, muito alto!
Só no Brasil, 96,4% dos usuários de redes sociais brasileiros, de 16 a 64 anos, usam o WhatsApp, o que equivale a 165 milhões de usuários. Os dados são fresquinhos, levantados pela pesquisa "Digital 2022: Brazil". (LINK - https://datareportal.com/reports/digital-2022-brazil)
Mas não queremos nos afogar em números, por isso vamos dirigir nossa atenção para o que realmente importa: como você pode usar o WhatsApp para melhorar suas vendas.
OPA... EU JÁ SEI TUDO DE WHATS!
Você já conhece o WhatsApp. Quando mencionamos o nome do aplicativo, você pensa no seu próprio telefone. Passam por sua memória lembranças do grupo da família, dos amigos, dos memes e piadas que chegam todos os dias, das milhões de fotos que você já enviou e recebeu... mas esse é o Whats normal, que é diferente daquele que as empresas devem usar. Não entendeu? Vem com a gente...
Existem 3 tipos de WhatsApp. Aquele que usamos no dia a dia, chamado de WhatsApp; Whats ou até de zap, para alguns. É nessa versão que a maioria de pessoas conversa e envia e recebe fotos. Depois vem o WhatsApp Business, com recursos diferentes, voltado para quem quer usar o aplicativo para fins profissionais. Por último, chegamos à API do WhatsApp, que é um business vitaminado para empresas de médio e grande porte.
Muitas pessoas usam a versão pessoal do Whats para divulgar negócios e atender clientes, mas esta não é a solução ideal. Se a sua realidade envolve uma empresa pequena, a versão business é aquela que pode impactar suas vendas.
SEMPRE BUSINESS
A tentação é irresistível: você já tem o Whats instalado, está acostumado a usar e até atende uns clientes pelo aplicativo. Por que mudar? A primeira resposta que vem à mente é que o simples fato de transmitir uma imagem profissional já é motivo suficiente para mudar. Quando sua conta é identificada como uma conta profissional, seus clientes saberão que conversam com uma empresa e não com algum funcionário.
O segundo motivo é que a conta comercial do WhatsApp (a versão Business) traz recursos que não estão disponíveis na versão mais comum. Quando você usa um perfil profissional, pode programar breves respostas automáticas e divulgar uma loja simples dentro do aplicativo - não é uma loja virtual, mas é uma maneira muito atraente de mostrar produtos e atender o cliente com mais qualidade e agilidade.
Não use um perfil pessoal para representar sua empresa no WhatsApp. Use um perfil profissional.
MUDANDO PARA A VERSÃO WHATSAPP BUSINESS
Se você nunca atendeu clientes usando o WhatsApp e vai começar agora, vá direto para a business. Mas se você já utiliza o aplicativo em seus negócios, é necessário fazer a migração. O primeiro passo é FAZER O BACKUP das suas conversas. Se você não fizer o backup, vai perder todo o conteúdo e não poderá mais recuperá-lo. Faça o backup antes de qualquer coisa.
Na sequência, baixe o WHATSAPP BUSINESS na loja de aplicativos do seu celular.
Depois apague o Whats que você usava no dia a dia e instale a versão Business.
A partir deste ponto, siga as instruções para usar seu backup.
Sugerimos que você assista ao vídeo abaixo para se familiarizar com o processo (e com alguns recursos do aplicativo) antes de começar...
FAZENDO TUDO FUNCIONAR
Embora existam diferenças entre o Whats pessoal e o comercial, é provável que você já esteja habituado a usar o aplicativo. Por esta razão, não vamos dar um passo-a-passo, explicando como fazer configurações básicas ou usar as funcionalidades do app (até porque esse tipo de conteúdo pode ser facilmente encontrado na internet).
Mas você veio até aqui e nós adoramos receber visitas importantes! Então vamos aproveitar para dar algumas dicas que podem ajudar você a aproveitar melhor tudo que o WhatsApp Business oferece. Você tem um aplicativo poderoso em mãos e pode gerar muitas oportunidades de negócios, mas é importante seguir algumas regrinhas para não ter problemas com a Meta (a empresa que é dona do Whats) e nem com os contatos de suas listas.
FALE SOMENTE APÓS SER AUTORIZADO - Esta é a regra de ouro para começar com o pé direito! Use uma landing page para captar contatos, envie uma primeira mensagem se identificando e perguntando se você pode enviar novidades e promoções (e respeite o "não" ou a ausência de resposta, se for o caso) ou tenha um impresso em seu estabelecimento, para que seus clientes possam escolher receber sua comunicação pelo WhatsApp. Essa dica parece um exagero, mas não é. Quando você manda mensagens sem ter recebido uma autorização, você pode ter dois problemas. O primeiro deles é o cliente se sentir incomodado e bloquear você: neste caso você perdeu um contato e deixou uma impressão ruim. Mas as coisas podem piorar e aí temos o segundo problema... sua conta pode ser banida, excluída do aplicativo. Isso acontece quando a Meta (a dona do Whats) recebe denúncias de que você está enviando mensagens comerciais não solicitadas e impede você de usar o aplicativo: é uma dor de cabeça gigante, que não vale a pena. Em resumo, nunca mande mensagens sem ter a autorização.
USE A AUTOMAÇÃO DO APP - Nas configurações do aplicativo é possível configurar uma resposta padrão automatizada. Use este recurso, oferecendo uma mensagem cordial e útil para quem entrar em contato. Pode ser algo simples, informando seu horário de atendimento ou uma comunicação mais ampla, dando ao cliente informações ricas e canais de comunicação alternativos, por exemplo. Este recurso atende seu cliente de imediato quando ele manda uma mensagem e mostra que sua empresa é ágil, respeita o cliente e é interessada em ajudar.
GRUPOS, NÃO. LISTAS DE TRANSMISSÃO, SIM! - Quando você usa grupos, estabelece comunicação com todos ao mesmo tempo. Ao usar listas de transmissão, você fala com várias pessoas ao mesmo tempo, mas a comunicação se desenvolve "um a um", como se você estivesse falando somente com aquela pessoa. Para falar com uma grande quantidade de pessoas (para divulgar promoções, por exemplo), prefira usar Listas de Transmissão.
Dica de ouro: É importante saber que para o cliente receber a mensagem que você enviou pela ferramenta Lista de Transmissão do WhatsApp Business, é mandatório que seu contato esteja salvo na agenda do celular do cliente. O que você pode fazer, é uma ação de call to action (ao “pé da letra”, chamar para ação), convidando seus clientes a salvarem seu contato comercial, use sua criatividade, por exemplo, oferecendo uma quantidade limitada de seus serviços ou produtos para os primeiros “x” a responderem. Seja bastante específico no regulamento, quantidade, prazo de uso e duração precisam ser claros para quem lê.
NÃO ABUSE - Todos usamos o whats de forma íntima. É um aplicativo que faz parte do cotidiano, usando tanto para negócios, como para assuntos pessoais. Esta relação que temos com o app faz com que cada notificação capture nossa atenção... e quando vemos que a notificação que nos tirou do que estávamos fazendo era uma mensagem promocional, a chance de nos sentirmos incomodados é grande. Você não quer que seus possíveis clientes se sintam mal com a abordagem da sua empresa, então use sua sensibilidade e bom senso e não abuse do WhatsApp na hora de divulgar produtos e serviços. Em outras palavras: "Menos é mais". Use este canal com muita economia e jamais programe suas ações para finais de semana ou fora do horário comercial.
SEJA BREVE - As mensagens enviadas pelo WhatsApp têm como objetivo dar início à conversa com o cliente, por isso, prefira enviar pouco conteúdo, caprichando no visual e na mensagem. A ideia é fazer com que o cliente fique interessado naquilo que você está divulgando e dê continuidade ao contato, para obter mais informações. Evite mensagens longas e arquivos pesados.
MORAL DA HISTÓRIA...
Nos primórdios do marketing moderno, fazer uma mensagem chegar até o destinatário era uma tarefa para poucos, que exigia investimentos consideráveis. Hoje, conseguimos falar com milhares de pessoas sem sair do celular, mas isso não significa que um aplicativo como o WhatsApp é a solução para todos os problemas.
Use seu aplicativo, mas antes de apertar o botão “enviar”, faça o dever de casa: pense em como você pode ajudar seu público; desenvolva uma mensagem provocativa, que seja útil e agradável; fale somente com pessoas que querem receber suas mensagens e vá além de um único envio, seja dando continuidade à conversa de quem solicitar mais informações, seja criando um calendário de distribuição de conteúdo robusto, que lembre as pessoas sobre sua empresa sem se tornar inconveniente.
Entender o público é tão importante quanto conhecer as melhores práticas para cada caminho disponível. Divulgar produtos e serviços exige planejamento e a combinação de diversas ferramentas, cada uma delas, com recursos e exigências específicas. O WhatsApp é uma ferramenta poderosa, mas pode ganhar muita força quando usado em conjunto com outras ações, dentro de uma estratégia bem pensada.
Estude. Conheça as ferramentas. Tente ver sua empresa com os olhos de seus clientes. Vale a pena!